REDAÇÃO CONCURSO: DEMOCRACIA, ANALFABETISMO POLÍTICO E A NATURALIZAÇÃO DA “PEQUENA” CORRUPÇÃO
Leia atentamente os textos que se seguem, para produzir a redação.
Texto I
“O estado democrático durante anos se ajustou à promessa e à responsabilidade de proteger e de dar bem-estar a qualquer coletivo contra a desgraça individual. As pessoas tinham sentido de pertinência e solidariedade. Hoje tudo isso mudou e, quando chegam os problemas comuns e compartilhados, o estado diz: ‘É problema seu; resolva você'”. Daí que a confiança que existia nas instituições está caindo. As pessoas sabem que do estado não vão obter nada e sabem que as instituições democráticas e políticas não realizam suas promessas”, ressalta.
Bauman, que vive desde anos 70 em Leeds (Reino Unido), lembrou que de 1900 até 1970 houve uma tendência no mundo em que a desigualdade estava minguando. “Mas, a partir de 1970, a situação mudou, e a tendência se inverteu. Hoje as 85 pessoas mais ricas do mundo têm a mesma riqueza que os quatro bilhões de habitantes mais pobres da terra, e esta é a raiz da situação”, acrescentou.
“Hoje a sociedade está mudando, e os multimilionários são um grupo cada vez menor que se beneficia de rendas, da renda nacional. Enquanto isso a classe média está cada vez mais perto dos proletários e do povo que vive na miséria: é o que eu chamo de ‘precariado'”.
(http://economia.uol.com.br/noticias/efe/2014/02/04…) – Acesso em junho de 2016.
Texto II
O Analfabeto Político
“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas. O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais”.
(Bertolt Brecht)
A partir da análise dos fragmentos, produza um texto dissertativo-argumentativo que extrapole o seguinte contexto: