Redação como ferramenta multidisciplinar

Carla Gobb Textos de educação

A prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) exige do estudante interpretação de texto e erra quem pensa que essa cobrança ocorre somente no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Todas as áreas abordadas no exame exigem do aluno a capacidade de interpretar e analisar fatos (inclusive a área de exatas).

Os enunciados das provas objetivas demandam questões que são frequentemente vistas no cotidiano do aluno e em algumas a resposta está apenas na compreensão da própria pergunta. Se o aluno está por dentro do assunto, a chance de acertar é enorme.

Nesse quesito, a redação é uma importante ferramenta. Além de ser uma disciplina requerida no exame, ela ajuda na aquisição de conhecimento. Para elaborar um bom texto e conseguir argumentar com propriedade, o estudante precisa ler muito e fazer ligação entre várias disciplinas, principalmente no ENEM em que a cobrança de temas da atualidade é recorrente.

Filmes, documentários, séries são ótimas ferramentas para ajudar o aluno a compreender temas atuais ou até mesmo relembrar fatos históricos. A leitura, além de ser ótima fonte de conhecimento, ajuda na reflexão e na interpretação de diversos temas. Enquanto a prática da escrita auxilia a memorizar o conteúdo aprendido e a organizar as ideias.

Agora que não resta dúvida da importância da redação para o aluno, coloque nossas dicas em prática e repasse nossos temas de redação para eles treinarem. 😉

Vamos debater sobre?