Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Redação pronta: Caminhos para prevenir o suicídio entre os jovens no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Confira a redação pronta sobre Caminhos para prevenir o suicídio entre os jovens no Brasil e aprenda como fazer uma boa redação com a Imaginie!

“Os sofrimentos do jovem Werther”, escrito no século XVIII, é um clássico da literatura mundial, cuja história retrata a vida de um adolescente que, após um fracasso amoroso, desencadeou uma série de sentimentos de tristeza, os quais estimularam o indivíduo a retirar a própria vida. Tal obra foi tão impactante, no cenário da época, que impulsionou uma onda de suicídios, a qual foi denominada “Efeito Werther”. De maneira análoga, quando se observa o aumento do autocídio juvenil na sociedade brasileira atual, percebe-se que esse ideal literário está próximo da realidade nacional. Nesse sentido, é fundamental entender as causas do problema [2] a fim de prevenir a situação. [1]

Em primeira instância, é preciso analisar como a padronização, imposta pela sociedade moderna, ocasiona entraves ao processo de prevenção ao suicídio entre os jovens do país. De fato, atualmente, criou-se uma ditadura da felicidade, na qual sentimentos humanos elementares, como a angústia e a tristeza, são repelidos, sendo, inclusive, passíveis de medicalização. Desse modo, a mentalidade simplista de tratar as emoções com medicamentos reflete o desinteresse da comunidade médica em discutir e tratar as causa do autocídio na menor idade, fato que contribui para o silenciamento do assunto. Dessarte, a visão compartilhada de que a autoviolência é motivo de vergonha ou condenação comprova a ausência de laços e redes capazes de proporcionar o acolhimento ao sujeito e a sua aflição. Sob essa ótica, o sociólogo Émile Durkheim expõe que o suicídio é resultado do meio que circunda o ser, sendo potencializado pelo tabu e pelos estereótipos associados à problemática. [3]

Ademais, a postura dos principais agentes de conscientização ocasiona entraves ao processo de prevenção entre os jovens. De fato, são ínfimos os programas televisivos que retratam a autoviolação [4] uma vez que, ainda, a mídia possui receio do “Efeito Werther”, isto é, medo de que, ao falar do assunto, possa desencadear reações de autoviolência por comportamentos miméticos. Outrossim, as instituições educacionais omitem-se do papel de formação dos jovens, na medida em que, muitas vezes, não têm profissionais para oferecer suporte psicológico aos menores e para debater acerca de doenças psicossociais, como a depressão e a ansiedade. Por conseguinte, o suicídio é abordado com displicência na comunidade, fato o qual corrobora para a banalização e para o descaso da situação, dificultando inúmeros adolescentes a buscarem assistência profissional. Tal fenômeno é alarmante no Brasil [4] haja vista que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados quando há oferta de auxílio, segundo a OMS. [5]

Portanto, torna-se evidente a urgência de medidas para alterar o cenário vigente. Dessa maneira, é dever da mídia promover a desmistificação do autocídio, por meio de novelas, documentários e reportagens, os quais retratem, de maneira fidedigna, a seriedade das doenças psicossocial, com o intuito de reduzir os estereótipos e o silêncio em relação ao assunto [8] a fim de estimular os jovens a procurarem auxílio médico. [8] Outrossim, é papel das instituições educacionais, em conjunto com o Ministério da Saúde, minimizar o suicídio na menor idade, por meio da promoção de campanhas de prevenção direcionadas ao público juvenil, além de contratar profissionais especializados, os quais ofereçam suporte, com o objetivo de ofertar o tratamento adequado, garantindo as integridades físicas e psicológicas  dos jovens. Talvez, assim, possamos evitar que mais jovens tenham o mesmo fim que o jovem Werther. [6][7]

Avaliação por competência:

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[2] Usa-se vírgula para separar conjunções finais no interior das frases. Ex: a fim de que, para que, de modo que, de sorte que, de maneira que, de forma que.

[4] Faltou vírgula.

Competência II – Compreender a Proposta:

[6] Compreendeu a proposta e demonstrou domínio do gênero dissertativo-argumentativo.

Competência III – Selecionar e relacionar argumentos:

[1] Introduziu bem, apresentando o tema e a tese de forma adequada.

[3] Apresentou bem as informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

[5] Apresentou bem as informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[8] Busque sinônimos para não repetir termos ao longo do texto.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[7] Foram resolvidos todos os problemas apresentados na argumentação e, ainda, houve compreensão do que é necessário conter na proposta de intervenção. É importante sempre pensar nesses aspectos, apresentando soluções, seguindo o que foi abordado nos argumentos, de forma detalhada, dizendo o que fazer, como fazer, os meios para fazer e quem irá participar da proposta.

Nota: 960

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Bons estudos!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter