Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Redação pronta: Violência de gênero nas universidades brasileiras: como enfrentar esse problema?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Confira essa redação pronta sobre violência de gênero nas universidades brasileiras e como enfrentar esse problema.

A série estadunidense “13 reasons why” explora uma temática bastante discutida no cenário hodierno: a questão da violência de gênero. Na obra, garotas são vítimas de inúmeras formas de agressão física e psicológica, algo que extrapola a ficção e se faz incisivo no mundo real feminino. Além disso, percebe-se que esse tipo de ato [1] se faz acentuadamente presente em áreas universitárias, o que contraria as diretrizes marcados pelo teor de intelectualidade. Nesse sentido, para entender essa dúbia conjuntura, faz-se necessário discutir acerca das raízes e das práticas culturais que contribuem para a permanência da vicissitude. [5]

É sabido que a inferiorização da mulher na sociedade é um problema estrutural com origem ainda na Antiguidade. Sob a premissa de que o sexo feminino era útil apenas no quesito procriação, as principais noções gregas de cidadania foram instituídas de modo a excluir todo esse grupo. Dessa forma, com o passar dos anos, embora tal concepção tenha sido aperfeiçoada e se estendido às mulheres, nota-se que os resquícios dessa visão misógina perduraram na Idade Contemporânea. Um caso que ilustra claramente essa situação, [2] acomete a história da cientista [3] Marie Curie que, apesar de ter possuído um intelecto excepcional, esteve às sombras de seu esposo para alcançar credibilidade, sofrendo com os efeitos do machismo em suas pesquisas. [6]

Não obstante a essa circunstância, cabe dizer que a incessante luta de figuras femininas por espaço no meio acadêmico torna-se ainda mais acentuada com a manutenção da percepção de superioridade de alguns homens, sejam eles colegas de classe ou professores. A frequente associação da mulher ao serviço doméstico elencada à sua objetificação no ambiente universitário [4] ilustram categoricamente a falha da sociedade em enfrentar e combater a violência de gênero. Em conformidade com o pensamento do filósofo George Santayana, a falta de observação de imbróglios passados impede a possibilidade de progressos, algo observado na recorrência de casos de assédio sexual, desqualificação intelectual e, até mesmo, de estupro nesse cenário. [8]

Dessarte, mediante o exposto, torna-se indubitável a urgência de medidas que venham mitigar tal situação. Para tanto, é interessante que os diretórios acadêmicos – responsáveis pela intermediação entre alunos e órgãos de representação geral – em parceria às reitorias das universidades, trabalhem no enrijecimento das normas que regem o tema violência de gênero. Desse modo, por meio do aumento da fiscalização e da punição daqueles que cometem práticas do tipo, é possível garantir academicista saudável para todas as mulheres. Ademais, é de grande valia que os setores audiovisuais das universidades promovam cartazes que, espalhados pelas salas e blocos das faculdades, preguem a demonização e a coibição dessa violência, assegurando, assim, o fim de repulsivos atos machistas. [7][9][10]

Avaliação por competência:

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[1] Quando não há elemento atrator de próclise antes do verbo, usa-se ênclise. Revisar as regras de colocação pronominal. Correção: faz-se.

[2] Não se usa vírgula aqui, afinal, ela não pode aparecer entre sujeito e verbo.

[3] Usar vírgula para separar a oração deslocada a seguir.

[4] Novamente, não separar sujeito e verbo.

[9] Bom domínio da norma culta, pois texto apresenta poucos desvios relacionados a ela!

Competência II – Compreender a Proposta:

[5] Introduziu bem o tema! Além disso, trouxe uma tese para o texto e ela foi mantida durante a redação.

[10] O texto atende muito bem à estrutura exigida (introdução-desenvolvimento-conclusão).

Competência III – Selecionar e relacionar argumentos:

[6] Os argumentos são relacionados com a tese, foram muito bem selecionados e organizados em busca de um ponto de vista. Ademais, discutiu os problemas na ordem em que foram apontados na tese, formando, consequentemente, uma argumentação consistente.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[8] Ao longo do texto, não houve demonstração de problemas para articular as partes do texto e os pensamentos construídos, conseguindo formar uma sequência lógica de ideias. Além disso, apresentou um ótimo domínio do uso dos elementos coesivos, como conjunções, pronomes relativos ou pronomes demonstrativos.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[7] A proposta é relacionada ao tema e à discussão, com solução para todos os problemas apontados, na ordem em que foram discutidos, detalhando o que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta. Portanto, foi considerada uma proposta adequada!

Nota: 960

Gostou? Veja o tema de redação AQUI e escreva a sua!

Venha para a Imaginie e aprenda como fazer uma boa redação. Bons estudos! ?

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter