Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Redação: A questão da xenofobia no Brasil

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

[2]Ao analisar o tema referente aos discursos xenofóbicos, vê-se que ele não é um problema atual. A xenofobia é uma das formas de preconceito mais antigas que se faz presente nos dias atuais. Além disso, [3]apesar de ser considerada como crime no Brasil, os casos de agressão resultante de atitudes xenofóbicas aumentaram de forma alarmante.

Historicamente, durante a Segunda Guerra Mundial, uma das maiores demonstrações xenofóbicas ocorreu com a ascensão do Nazismo, uma vez que o ódio e a aversão disseminada pelos alemães a grupos como, por exemplo, judeus e homossexuais, foram a causa da morte de milhares de pessoas na época. [4]Contemporaneamente, tal contexto de intolerância ainda persiste na sociedade, [6]onde imigrantes são os mais afetados.

[4]Sendo assim, tornou-se comum pessoas [5]xenofóbicas criarem e disseminarem ideias com o intuito de denegrir determinados grupos como, por exemplo: “todo mulçumano é terrorista” ou “pessoas negras não pensam”. Nesse sentido, a xenofobia decorre não do medo, mas da falta de informação e do preconceito com as diferenças.

No que tange à questão jurídica, apesar da xenofobia ser considerada um crime no Brasil, a impunidade da maioria dos casos levou a um aumento considerável desse tipo de crime, haja vista que, conforme pesquisas realizadas pela Carta Capital, houve um acréscimo de 288 casos de 2014 a 2015. Fato que chama a atenção das autoridades e da Secretaria dos Direitos Humanos.

[7]Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse.  Segundo a filósofa Hellen Keller: “O resultado mais sublime da educação é a tolerância.” Dessa forma, o Ministério da Educação, junto com professores e psicólogos, poderia realizar palestras nas escolas, para os alunos, a fim de descontruir preconceitos existente contra as culturas diferentes e ressaltar a tolerância aos grupos mais atingidos como imigrantes e negros, por exemplo. Posteriormente, o Governo Federal, junto com os meios de comunicação, deveria criar propagandas para a população em geral com o objetivo de diminuir os casos de preconceito e xenofobia. Por fim, o Ministério da Justiça deveria julgar os casos desse tipo de crime com mais eficiência, além de aplicar sanções mais severas para, dessa forma, minimizar o número de agressões geradas por tal contexto. Talvez assim, o Brasil possa ter uma sociedade em que o respeito e a tolerância [1]seja uma realidade presente.

ANÁLISE DA REDAÇÃO DO ALUNO:

Um texto excelente, apesar de pontuais problemas na organização dos argumentos.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[1]Concordância verbal é aquela em que o núcleo verbal se relaciona com o (s) núcleo (s) do sujeito, geralmente expresso (s) por substantivo, pronome ou qualquer outra palavra substantivada.

Competência II – Compreender a Proposta:

[2]A introdução e a exposição inicial têm por objetivo conquistar a confiança dos ouvintes ou leitores e apresentar o assunto de que se vai falar. A sua contêm a tese e os fatos relevantes a ela.
[3]O texto dissertativo-argumentativo desenvolve-se ao redor de uma tese principal, ou seja, de uma ideia que será defendida e, em geral, é expressa no início do texto. E, no caso do ENEM, o ponto de vista defendido deve evidentemente estar relacionado ao tema proposto. Como formular uma tese? Seguindo as seguintes diretrizes: a) fazer com que ela seja facilmente identificada; b) expressá-la por meio de uma oração; c) expô-la da forma mais concisa possível.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[4]É necessário elencar informações, fatos, opiniões e argumentos para defender a tese principal. Esse conjunto de elementos deve ser devidamente interpretado, isto é, deve ser contextualizado em relação ao tema e ao ponto de vista defendido, sob o risco de se revelar aleatório caso não haja contextualização.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[5]Coesão textual é a ligação entre as partes do texto por meio de determinados elementos linguísticos. Com ela, fica mais fácil ler e compreender um texto. Você repete muito as palavras, tente utilizar mais sinônimos.
[6]Use “onde” apenas com referência a lugar: ex. Aquela é a cidade onde o presidente nasceu. Foram à Itália, onde visitaram muitas cidades históricas. Não use com ideia de tempo, causa, motivo, dedução: ex. O Brasil vive um período onde…

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[7]Uma proposta de intervenção completa está relacionada ao tema, articulada com a discussão desenvolvida e responde às perguntas: “Como isso pode ser feito?” (formas de intervenção); “Quem poderia fazê-lo?” (atores envolvidos nos vários níveis de ação: individual, familiar, comunitária, social, política, governamental, mundial); “Que finalidades estariam implicadas na proposta?” (para quê?).

Nota: 920

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter