As redações do ENEM representam um grande desafio para os alunos, que encerram sua jornada pelo ensino médio e buscam ingressar em uma boa faculdade. Todos os anos, estudantes deparam-se com uma verdadeira maratona intelectual, que abrange não apenas ciências ou o domínio de regras de português, mas também o domínio da norma escrita formal e produção textual.
Entre os maiores problemas enfrentados por muitos estudantes, estão a falta de habilidade para expor argumentos de maneira organizada, e a dificuldade de elaborar textos com base em temas propostos, como bloqueios criativos. Porém, algumas vezes, o problema é justamente o oposto. Da mesma forma que em falta a criatividade é um grande empecilho, em excesso pode ser fatal para uma redação. Mas o desafio de corretores que auxiliam os alunos em sua trajetória de estudos é saber lidar com ambos os casos.
Enfrentando excesso de criatividade
O excesso de criatividade em redações dissertativas-argumentativas pode ser visto na dificuldade de manter um padrão simples e conciso de ideias. O excesso de ideias em uma redação acaba gerando a impressão de que se está diante de uma tempestade, onde nada se aprofunda, mas tudo é exposto.
Geralmente este problema se torna recorrente em alunos extremamente inteligentes ou informados, mas que não tiveram orientação para o direcionamento de suas ideias. Algumas vezes vindos de escolas públicas, outras vezes pessoas que genuinamente apresentam dificuldades como déficit de atenção, é fácil separar redações muito criativas das redações criativas na medida certa.
O primeiro problema a se notar em uma redação com muita criatividade é a ausência de aprofundamento. O aluno se depara com a limitação de apenas 30 linhas para expor um argumento que, se dependesse de seu turbilhão de ideias e de todas as informações que possui, renderiam ao menos quatro páginas, o que se torna extremamente problemático, tanto para o candidato, que tem sua nota drenada, quanto para o corretor, que precisa descobrir uma maneira de abordar o fato com o candidato.
Enquanto a falta de criatividade limita para baixo, mostrando um candidato que não sabe o que dizer, um problema mais simples de resolver mostrando foco para a continuidade, o excesso envolve a dificuldade de expressar as ideias em poucas palavras.
Como ajudar um aluno muito criativo
O primeiro passo para auxiliar um aluno que demonstre redações criativas em excesso é mostrar a necessidade de encontrar um foco, um ponto a ser desenvolvido, explicando com calma e tranquilidade que muito melhor do que expor um livro sintetizado, é abordar um ponto de vista e dissecá-lo.
Os corretores do ENEM buscam por redações que demonstrem a capacidade de expor uma ideia, defendendo seus argumentos de maneira objetiva, uma vez que o espaço é um limitador, e integra parte do desafio da redação.
É importante também sempre incentivar a leitura e o desenvolvimento do raciocínio, sugerindo exercícios de argumentação ou participação em grupos de debate. Porque na mesma maneira que em um debate, cada parte possui uma limitação de tempo para expor seus argumentos, em uma redação como a do ENEM essa limitação também é encontrada, mas em questão de espaço.
Demonstre a necessidade de clareza ao estudante, pois algumas vezes, no desejo de ser completo, ele pode esquecer que seu ponto deve ser claro e inteligível. O candidato precisa aprender a elucidar em vez de jogar informações.
Sugira exercícios em que ele tenha que compor um texto com base em um único argumento ou dado, sem abrir o leque de informações. Muitas vezes demonstrar a necessidade de objetividade e foco se torna um desafio, mas não exatamente um desafio impossível.
Com paciência e algum jogo de cintura é possível demonstrar que criatividade não é sinônimo de uma boa redação, e nem mesmo um antagonista que deve ser limitado, mas sim um ponto a ser trabalhado. É importante apresentar opções criativas e ideias inovadoras, mas é preciso manter o foco e o cuidado para não se perder no texto. Pois a criatividade, da mesma forma que mantém o aluno focado, também pode se tornar um labirinto difícil de sair.
No final, a motivação é tudo que o aluno precisa para desenvolver seu texto com qualidade, seja a motivação para aumentar a criatividade, seja a motivação para aumentar o foco, mas tudo se resume a motivação e direcionamento, sempre.