Sempre que participamos de algum processo seletivo grande, um edital é lançado com todas as informações necessárias para o candidato entender cada etapa desse processo. E no caso do Enem isso não é diferente! O edital, lançado antes das inscrições, possui todas as informações necessárias para o candidato, incluindo as regras do Enem.
Por isso, se você está se preparando para ingressar em um curso de graduação, precisa se atentar às regras do exame, já que essa prova é a porta de entrada para diversas universidades do país.
Mas calma: se você já entrou no edital do Enem, deve ter percebido que são diversas letrinhas minúsculas e muitas informações em poucas páginas.
Então, pensando em te ajudar a se preparar melhor, o post de hoje é sobre as principais regras do Enem que você precisa saber antes do dia da prova. Vamos lá?
O que é obrigatório levar?
Nos dias das provas, apenas dois itens são obrigatórios: documento oficial com foto e caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
Sem o documento oficial, sua entrada não será permitida na sala e, sem a caneta certa, a sua prova não será corrigida. Por isso, esses dois itens são os únicos que você não pode esquecer, de forma alguma, no dia da prova!
Segundo as regras do Enem, os seguintes documentos são aceitos:
- Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados;
- Carteira de Registro Nacional Migratório;
- Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação com fotografia;
- Identidade funcional.
Confira, com antecedência, as condições do seu documento e, se tiver sido roubado, você pode apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.
Fora isso, é importante saber que não serão aceitos documentos em formato digital nem cópias autenticadas.
O que é recomendado levar?
Bom, agora que já falamos sobre os itens obrigatórios, é recomendado que você leve o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento, se precisar.
O cartão de confirmação de inscrição é liberado, normalmente, em outubro e pode ser acessado através da página do participante no site do Inep. É nele que você encontra informações como local/data/horário de prova, número de inscrição, atendimento especializado e/ou específico (se foi solicitado) e opção de Língua Estrangeira.
Além disso, se você precisar declarar a sua presença por algum motivo, também é recomendado que você leve a folha de “Declaração de Comparecimento” impressa para algum dos aplicadores de prova preencher assim que você chegar na sala.
O que não é permitido levar?
Apesar da lista de itens obrigatórios ser pequena, a lista de itens proibidos é bem extensa. Afinal de contas, para fazer uma prova você precisa, basicamente, apenas dos seus conhecimentos sobre o assunto, certo?
Por isso, as regras do Enem estabelecem os seguintes itens como proibidos:
- Borracha;
- Corretivo;
- Chave com alarme;
- Artigo de chapelaria;
- Impressos e anotações;
- Lápis;
- Lapiseira;
- Livros;
- Manuais;
- Régua;
- Óculos escuros;
- Caneta de material não transparente;
- Dispositivos eletrônicos;
- Fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.
Mas calma: levar algum desses itens não significa, necessariamente, que você será eliminado do Enem.
Antes de entrar na sala da prova, você receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens “proibidos” e lacrar. Se achar necessário, retire a bateria dos dispositivos eletrônicos antes de colocar no envelope para evitar qualquer barulho que comprometa a sua inscrição.
Fora isso, o que pode te eliminar é manter, fora do envelope porta-objeto, algum dos itens proibidos.
Então, é importante que você verifique os bolsos e lembre-se que sempre que você for ao banheiro, por exemplo, haverá um fiscal com detector de metal na porta. Por isso, não adianta nada tentar dar uma de espertinho para colar no Exame.
Pode levar lanche?
Você não só pode como deve levar lanche! Pensando que você passará muitas horas realizando a prova do Enem, é muito normal sentir fome. Por isso, é recomendado que você leve algumas comidinhas para beliscar durante a prova.
Só tenha em mente que o aplicador deverá fazer uma vistoria em todos os lanches e, se você se recusar a deixar, poderá ser eliminado do exame.
Fora isso, basta evitar levar lanches muito pesados ou que comprometam a sua atenção, já que é importante manter o foco e você deve evitar sentir sono durante a prova.
Qual o horário das provas?
Bom, o Enem se divide em dois dias e, em cada um deles, há provas e horários específicos. Por isso, se atente a cada um deles:
Primeiro dia de provas
Segundo as regras do Enem, durante o primeiro dia de provas os estudantes deverão responder questões sobre: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e escrever uma redação Enem.
Isso tudo ocorre seguindo o seguinte horário:
- Abertura dos portões às 12h;
- Fechamento dos portões às 13h;
- Início das provas às 13h30;
- Término das provas às 19h.
Segundo dia de provas
Já o segundo dia de provas cobra dos alunos responderem questões sobre: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Como não há uma produção escrita nesse dia, os horários estabelecidos são:
- Abertura dos portões às 12h;
- Fechamento dos portões às 13h;
- Início das provas às 13h30;
- Término das provas às 18h30.
E atenção: o Enem segue o horário de Brasília.
O que não é permitido fazer?
Por fim, vale lembrar que o Enem é um processo seletivo utilizado por milhares de pessoas do país todo. Por isso, qualquer ação suspeita deve ser evitada.
Ou seja, recusar a revista, recusar retirar óculos escuros e boné, fazer movimentos suspeitos, recusar guardar os objetos proibidos no envelope, etc. são ações que podem te eliminar da prova.
Fora isso, mesmo que o caderno de questões seja entregue antes, a prova só começa às 13h30 e você só poderá começar a respondê-la nesse horário.
Então, aproveite esse tempo para ler as instruções da capa e para se tranquilizar antes de bater o sinal de início.
Sabendo essas regras do Enem você chegará mais preparado e confiante no dia da prova. Mas, para não perder nenhum prazo e entender todo o processo, confira também o post completo sobre o cronograma Enem que a Imaginie preparou para você!