Sabia que o curso de Relações Públicas, também chamado de RP, é um dos mais procurados na área da Comunicação? Porém, diferente dos outros cursos da área, na graduação em Relações Públicas, o foco é a comunicação organizacional, de forma a aproximar a empresa do seu público.
Logo, quem faz esse curso está disposto a criar um plano de comunicação eficiente para manter a imagem positiva da organização, atraindo e aumentando mais vendas.
Quer saber mais detalhes sobre o curso de Relações Públicas? Continue lendo este artigo!
Como é o curso de Relações Públicas?
O curso de Relações Públicas forma profissionais que constroem e preservam a identidade de empresas, marcas etc, por meio de projetos de comunicação.
Ao concluir a graduação, o egresso terá adquirido uma visão holística e estratégica sobre os negócios, sendo capaz de elaborar ações de relacionamento entre as organizações e o público.
Sua grade curricular engloba conhecimentos teóricos e práticos ligados a um conjunto de disciplinas humanas.
Para se formar no curso, os estudantes podem optar por duas formas: bacharelado e tecnólogo.
Quais são as disciplinas do curso de Relações Públicas?
A grade curricular, entre as diversas instituições que ofertam o curso de Relações Públicas, tem as seguintes disciplinas:
- Administração e Empreendedorismo em Relações Públicas;
- Antropologia Cultural;
- Arte e Comunicação;
- Ciência Política;
- Computação Gráfica;
- Comunicação Institucional;
- Cultura Organizacional;
- Criatividade e Inovação;
- Cultura Digital;
- Economia;
- Estatística;
- Estratégias de Comunicação Pública e Política;
- Ética e Legislação em Comunicação;
- Expressão Oral e Corporal;
- Filosofia;
- Gestão de Redes Sociais;
- História e Legislação em Relações Públicas;
- Língua Portuguesa;
- Marketing;
- Pesquisa de Opinião e de Mercado;
- Planejamento de Eventos, Protocolo e Cerimonial;
- Planejamento em Relações Públicas;
- Produção Audiovisual;
- Produção Gráfica e Digital;
- Psicologia e Comportamento do Consumidor;
- Realidade Socioeconômica Brasileira;
- Redação em Relações Públicas;
- Relacionamento com a Imprensa;
- Relações Públicas Governamentais;
- Relações Públicas no Terceiro Setor;
- Relações Públicas, Ética e Responsabilidade Corporativa;
- Sociologia;
- Teoria da Comunicação;
- Teoria da Opinião Pública.
Você deve ter visto que existem disciplinas do curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Isso ocorre, pois são conteúdos do núcleo comum e importantes a todos eles.
Quanto custa a mensalidade do curso de Relações Públicas?
A mensalidade do curso de Relações Públicas pode variar muito, principalmente em relação à modalidade de ensino que a faculdade oferta.
Assim, na modalidade presencial, há opções que vão de R$800,00 a R$2.500,00. Já na graduação a distância, os valores ficam em torno de R$500,00.
Caso você necessite de um financiamento, há a possibilidade de utilizar o Fies, um programa do governo que ajuda o estudante a arcar com a faculdade. Caso contrário, você também pode optar pela nota do Enem, disputando as vagas pelo Sisu ou Prouni.
Qual é a nota de corte do curso de Relações Públicas?
A nota de corte se refere a quantos pontos mínimos são necessários no Enem para conseguir uma vaga nas universidades pelos programas governamentais: Sisu, ProUni e Fies.
Para o curso de Relações Públicas, a menor nota de corte registrada pelo Sisu em 2019 foi 620,64. Com essa nota foi possível se matricular na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) – Campus A. C. Simões.
Em contrapartida, a Escola de Comunicação e Artes – ECA (USP) foi a instituição com maior nota de corte: 796,21.
Quais são as áreas de atuação de um relações públicas?
Ao se formar em Relações Públicas, o futuro profissional conta com diversas alternativas de atuação.
A seguir, contaremos um pouco mais sobre elas:
1. Marketing
O relações públicas pode atuar em uma equipe de Marketing, promovendo estratégias para valorizar a marca da empresa/organização, seja para o público interno ou externo.
2. Atenção ao cliente
O RP também pode atuar no atendimento direto ao cliente ou de forma indireta, analisando os relatórios dos atendimentos e propondo correções e soluções.
3. Cerimonial
Aqui, o relações públicas realiza a cerimônia e faz com que ela ocorra como planejado. Ele verifica questões, por exemplo, sobre o local do evento, montagem, cronograma, convites, alimentação, música, recepção e supervisão sobre tudo o que acontece.
4. Comunicação Institucional
A comunicação institucional tem por objetivo falar mais da organização da empresa, ao invés de divulgar os seus produtos.
Portanto, nessa área, o RP elabora comunicados para os funcionários, fornecedores, consumidores etc.
5. Eventos
O profissional de relações públicas pode organizar desde um simples coffee break até uma grande cerimônia. Podendo, também, atuar na produção de shows, festivais, entre outros eventos.
6. Pesquisa de opinião
Atuar realizando pesquisas sobre o que as pessoas estão achando do produto ou serviço da empresa é outra área possível de um RP.
Essas pesquisas são importantes para a correção de falhas ou para verificar se a estratégia de uma empresa está dando resultados positivos.
7. Planejamento estratégico
No planejamento estratégico, o relações públicas planeja como será a comunicação, o posicionamento ou o relacionamento da empresa com o público, fornecedores, funcionários etc.
8. Projetos institucionais
Os projetos institucionais também servem para fortalecer a imagem da empresa. Sua diferença com a Comunicação Institucional está na forma que ele é realizado.
Assim, o RP deve planejar determinadas ações ou analisar parcerias, com o objetivo de deixar uma boa imagem da empresa frente ao público.
9. Redes sociais
O relações públicas também pode atuar como gestor de mídias sociais. Sua função vai desde planejar até produzir os conteúdos, além de interagir e engajar as pessoas.
10. Trabalhos técnicos
Ainda com relação à produção de conteúdo, o RP pode ampliar sua área de atuação. Ele pode se especializar em fotografia, produção de vídeos e qualquer outra forma de criar conteúdo audiovisual.
11. Assessoria de imprensa
Por último, mas não menos importante, o relações públicas também pode atuar na Assessoria de Impressa. Assim, sua função é criar conteúdo com o objetivo de promover a imagem de uma organização por meio da mídia e veículos de comunicação.
Quanto ganha um relações públicas?
Não existe um piso salarial para o profissional de Relações Públicas. A média de salários no Brasil varia entre R$ 2.800,00 e R$ 4.000,00, para profissionais que estão no início e no patamar mais intermediário da carreira. Já um profissional mais experiente pode ganhar entre R$ 6.000,00 até R$ 8.000,00. Existem relações públicas que recebem entre R$ 12.000,00 e R$ 30.000,00.
Gostou das informações que apresentamos sobre o curso de Relações Públicas? Agora, aproveite para se preparar melhor nos estudos e leia nosso próximo artigo sobre como passar no Enem!