Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba o que é a rotação por estações e como aplicar essa metodologia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Professores e gestores de escolas sabem que existem diversas maneiras de ensinar e aprender um determinado conteúdo. 

Dependendo do tipo de aprendizagem de determinada pessoa, pode ser mais fácil compreender e memorizar um conteúdo apenas ouvindo um palestrante, por exemplo. Outras pessoas terão mais facilidade se anotarem o conteúdo ministrado. Ainda existem os indivíduos que absorvem melhor o conhecimento a partir de estímulos gráficos, e assim por diante.

Levando isso em consideração, podemos pensar que o modelo tradicional de ensino é muito bom para atender a alguns estilos de aprendizagem, mas o que fazer para atingir os outros?

O objetivo do artigo de hoje é te mostrar como usar a técnica de Rotação por Estações, do Ensino Híbrido, para contemplar os diferentes estilos de aprendizagem de seus alunos e ajudá-los a melhorar a produção textual.

Além disso, essa metodologia estimula estudantes a discutirem, pesquisarem e se envolverem com determinado conteúdo, melhorando o engajamento dos alunos.

Então, está esperando o que para conhecer melhor a metodologia de rotação por estações? Continue a leitura para conferir!


Conhecendo a técnica de rotação por estações

A rotação por estações é uma técnica de ensino híbrido baseada em criar diferentes ambientes dentro da sala de aula e formar uma espécie de circuito, permitindo que os estudantes abordem determinado conteúdo de diferentes maneiras.

Para entender melhor sobre como a metodologia de rotação por estações funciona, é importante que você entenda, primeiro, o que é o ensino híbrido.

Entendendo o Ensino Híbrido

Ensino Híbrido é um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: o online, em que o aluno aproveita o poder da tecnologia para aprender no seu tempo, modo e/ou ritmo; e o offline, momento na escola em que o aluno estuda em grupo, com o professor ou colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.

Os dois momentos devem buscar um objetivo em comum: o aprendizado. Porém, cada um com características próprias, de modo que se conectem e ofereçam diferentes formas de aprender e ensinar algo.

Existem diversas maneiras de aplicar o ensino híbrido na escola, como os modelos de:

  • rotação individual;
  • laboratório rotacional;
  • sala de aula invertida;
  • modelo flex;
  • modelo à la carte, etc.

A técnica de rotação por estações é uma dessas metodologias.

No modelo de rotação por estações, os alunos são organizados em diferentes grupos, cada um com uma tarefa diferente, de acordo com os objetivos do professor. A ideia é que cada grupo rotacione por entre as atividades (algumas online e outras não) para que experimentem as diferentes formas de aprender.

Banner de divulgação do Modelo gratuito de Planejamento Pedagógico de acordo com a BNCC. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/modelo-planejamento-pedagogico-de-acordo-com-bncc?utm_source=blog-educacao&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Aplicando o modelo de rotação por estações

Para entender com mais clareza a aplicação da técnica de rotação por estações, vamos tomar como inspiração a aula de produção textual publicada pela professora Vanessa Bolina no Youtube sobre o tema de Redução da maioridade penal.

1. Planeje as atividades que serão dadas

O primeiro passo para aplicar a Rotação por Estações é o planejamento da aula

Pense em como acontecerá a aula e quais atividades serão trabalhadas, com base no objetivo que você quer. Lembre-se de pensar em atividades para os diferentes estilos de aprendizagem, para que todos os alunos possam ser contemplados.

2. Separe os alunos nas estações

Na aula, divida os alunos em 5 grupos, cada um com uma atividade diferente. O tempo para cada uma das atividades irá variar de acordo com seu planejamento.

  • Estação 01: leitura de textos variados sobre o tema de redação que você escolher;
  • Estação 02: vídeos variados sobre o tema, para que os alunos possam buscar argumentos fortes e fracos;
  • Estação 03: análise dos argumentos levantados em grupo;
  • Estação 04: análise de dados e infográficos;
  • Estação 05: projeto de texto, discussão em grupo e formação de esboço.

Para os vídeos, imagens e textos em pdf, você pode usar diversos ambientes virtuais de aprendizagem

3. Faça um fechamento para concretizar o aprendizado

Por fim, é importante, ao final da aula, fazer um fechamento sobre o tema que foi abordado em sala, seja com um debate, com uma lição de casa ou com uma fala expositiva. 

Esse fechamento serve para internalizar todos os conhecimentos produzidos pela aula e sintetizar os aspectos mais importantes.

Essa atividade é desafiadora pois demanda um bom planejamento por parte do professor, mas ao mesmo tempo é encantadora, pois, no decorrer da atividade, é possível perceber o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem!

Como você pôde perceber, a rotação por estações é muito importante principalmente para trabalhar os diferentes tipos de aprendizagem em sala de aula. Saiba mais sobre quais são os tipos de aprendizagem no artigo que preparamos para você!

Este conteúdo foi produzido pela equipe do Sílabe.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

Captação de alunos em tempos de distanciamento social: estratégias para que sua escola minimize os impactos causados pelo isolamento

Está apreensivo com o desafio de conseguir captar alunos em tempos de distanciamento social? Então leia este nosso guia completo e veja estratégias para conseguir manter alunos e angariar novos em tempos de isolamento!

[Palestra online]

Como avaliar os estudantes no ensino online?

A necessidade de se desenvolver um ensino online durante a quarentena do Coronavírus levantou uma série de questões entre professores e gestores escolares. Uma delas é: como avaliar os estudantes?

[Infográfico]

3 práticas de ensino híbrido para aplicar na escola

Ainda com dúvidas a respeito de questões legais sobre o Ensino a Distância para a educação básica em meio à quarentena do Covid-19? Então este infográfico é para você. Ele sanará todas as suas dúvidas e te ajudará a saber como sua escola deve agir neste momento tão delicado!

[Infográfico]

Avaliação Formativa: o que é, características e quais seus instrumentos avaliativos

Quer mudar o método avaliativo

[Infográfico]

Como orientar pais e responsáveis sobre o ensino online

Está com dificuldades para orientar pais e alunos acerca da educação a distância em meio ao isolamento social? Então, baixe agora este infográfico!

[Ebook]

Como preparar os alunos para o Enem

Tem dúvidas sobre como preparar os alunos para o Enem, a fim de que eles se destaquem, tenham um bom resultado individual e, consequentemente, coletivo para a escola? Então este ebook foifeito para você!

Calendário vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Não sabe como orientar os alunos de sua escola sobre as datas dos diferentes vestibulares? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico]

Orientações jurídicas para EaD: 9 principais perguntas

Em parceria com a Educa Legal, a Imaginie preparou este infográfico com as 9 principais perguntas e respostas sobre EaD!

[Ebook]

Tendências educacionais na sala de aula: como melhorar o desempenho e a comunicação com os pais

Encontre tendências educacionais que irão melhorar o desempenhos dos alunos da Geração Z e ainda aproximar a família de sua instituição!

[Modelo Gratuito]

Planejamento pedagógico de acordo com a BNCC

Você sabe como usar a BNCC na área de Linguagens? Entenda como planejar a leitura e a aplicação da produção textual no Ensino Básico de acordo com as competências da BNCC!

[Kit]

Ensino online: saiba como aplicá-lo em sua escola

Saiba tudo o que você precisa para desenvolver um ensino online de qualidade em sua escola e avaliar o seu funcionamento ao longo do tempo com este kit gratuito que preparamos para você!

[Ebook gratuito]

Como manter a rotina de estudo dos alunos em tempos de Covid-19?

Em parceria, a Imaginie e o Descomplica produziram um guia prático com 6 estratégias para manter os alunos engajados durante o período de quarentena.

[Ebook gratuito]

Indicadores de desempenho escolar

Saiba por que e como fazer uma gestão escolar baseada em dados!

Guia do planejamento escolar

Saiba o passo a passo para criar um planejamento escolar realmente eficiente!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter