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Veja um exemplo de redação sobre o tema: Alternativas para melhorar o sistema educacional no Brasil.
Educação,[4] problema coletivo
[1]Segundo o sociólogo francês Émile Durkheim, quanto mais eficiente for o processo educativo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola estiver inserida. As recentes alterações implementadas no ensino médio pelo Governo Federal, evidenciam que há dificuldade do sistema de ensino em manter o jovem brasileiro nesse nível escolar. A problemática persiste, seja pela estrutura precária das escolas públicas, seja pela incapacidade do sistema escolar em manter o aluno interessado nos conteúdos oferecidos. [3]
[2]É indubitável que, o jovem do século XXI, diante do avanço tecnológico ao qual tem acesso, tem dificuldade de se adaptar ao ensino tradicional, cujo conteúdo programático é transmitido praticamente do mesmo modo desde o nascimento da escola formal, dentro da sala de aula por um professor. É preciso que recursos financeiros sejam aplicados tanto na capacitação de professores, para aprimoramento de técnicas de ensino dinâmicas, como na aquisição de ferramentas tecnológicas capazes de despertar a motivação dos alunos. Diante de recursos públicos limitados, o investimento deve ser buscado nas parcerias público-privadas.[6]
Outrossim, além do conhecimento formal, o aluno precisa ter a oportunidade de desenvolver habilidades em diversas outras áreas, como esportes, idiomas, artes, oratória, interação social. Esses aspectos, tão importantes para o estabelecimento na vida adulta, devem ser contemplados no ensino integral, quando o aluno permanece por dois turnos na escola.[7]
Conforme supracitado, a ineficiência do ensino escolar é problema de toda a sociedade. Em virtude disso, o governo deve incentivar o investimento privado[5] nas escolas públicas, oferecendo redução de impostos, bem como criar novas escolas com ensino integral. Assim, será possível atenuar o problema da fuga dos jovens no ensino médio.[8]
Análise da redação do aluno:
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
[1]Apresenta bom vocabulário demonstrando, assim, domínio da língua portuguesa.
[2]Demonstra domínio da língua portuguesa. Faz bom uso de pontuação e conectivos.
Competência II – Compreender a Proposta:
[3]Demonstra domínio sociocultural ao citar Durkheim e mencionar as recentes mudanças do ensino médio.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[4]Sugiro a substituição da vírgula por dois pontos.
[5]O argumento de investimento privado em escolas públicas e redução de impostos não ficou claro. Na verdade ficou confuso. Sugiro que desenvolva melhor essa proposta para que as ideias fiquem claras e convençam o leitor.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[6]Boa articulação de ideias.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[7]Excelente ponto de vista apresentado. Argumentos articulados de forma convincente.
[8]Sugiro que na elaboração da proposta seja bem clara em seus argumentos. Apresente o que deve ser feito, quem fará e como. Fazendo-o com perfeição, seu argumento torna-se incontestável.
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Bons estudos!