Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Tudo que você precisa saber sobre o vestibular UFRGS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ano de preparação para o vestibular é sempre cheio de emoções e muito dedicação, certo? ?

Provavelmente, você está muito animado para começar uma nova fase e está pensando em prestar vários processos seletivos. Afinal, quanto mais chances de passar, melhor! ?

Então, para te ajudar em sua empreitada de começar uma nova fase, trouxemos para você este post sobre o vestibular UFRGS, uma universidade localizada no sul do Brasil, mega renomada e bastante concorrida. ?

Quem sabe depois da leitura deste post você não se interessa em fazer um curso na UFRGS, ein? Então, vamos lá? ?

Qual a história da UFRGS?

A história da Universidade Federal do Rio Grande do Sul tem início em setembro de 1895, com a criação da Escola de Farmácia e Química e, um ano mais tarde, a fundação da Escola de Engenharia. Só em 1900 que as Faculdades de Medicina e de Direito são fundadas. 

Já em 1947, a Universidade de Porto Alegre passa a se chamar URGS (Universidade do Rio Grande do Sul). A URGS foi federalizada três anos mais tarde, em 1950, porém, seu nome só mudou em 1968, passando a ser chamada como a conhecemos atualmente: UFRGS

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul é renomada e muitos são os jovens que querem fazer parte dela. Se você se interessa em conhecê-la melhor e, quem sabe, prestar o seu vestibular, basta seguir na leitura e conferir tudo sobre o vestibular UFRGS. 

Como me inscrever no vestibular UFRGS?

Para se inscrever para o vestibular UFRGS, você precisará entrar no site da COPERSE (Comissão Permanente de Seleção), que é o órgão organizador do processo seletivo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e realizar a sua inscrição.

A UFRGS reserva 70% das vagas para aqueles que fazem o vestibular, as vagas restantes, ou seja, os demais 30%, são disponibilizados para quem faz o Enem e utiliza a sua nota para se inscrever no programa governamental Sisu

Os dois processos seletivos, vestibular UFRGS e o Sisu, são diferentes. Portanto, se você quiser prestar os dois não há problema algum. Mas, caso você seja aprovado para a Universidade Federal do Rio Grande do Sul pelos dois processos, deverá optar por apenas um para ingressar na instituição e começar seu curso. 

Banner de divulgação do Calendário dos Vestibulares 2021 gratuito. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/calendario-do-vestibular?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Como funciona o vestibular UFRGS?

O vestibular UFRGS é um dos mais extensos do país: são 4 dias de prova e 4 horas e 30 minutos para cada dia. 

A seguir vamos te mostrar mais detalhadamente como é o formato da prova, o que estudar, a quantidade de questões e ainda como é o formato da prova de redação. Acompanhe!

Como é o formato da prova UFRGS?

As disciplinas cobradas no vestibular UFRGS são: Física; Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (sendo que você poderá escolher entre Alemão, Espanhol, Francês, Inglês ou Italiano); Língua Portuguesa; Redação; Biologia; Química; Geografia; História e Matemática. 

Estas disciplinas são divididas em 4 dias, dois fins de semanas seguidos de prova, e cada prova tem duração de 4 horas e 30 minutos, como dissemos ali em cima. 

Abaixo te mostramos isso melhor em um quadro com dias, provas, número de questões e duração.

DIAS PROVAS Número de questões DURAÇÃO DAS PROVAS 
Dia 1 Física, Literatura em Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna 25 questões de múltipla-escolha de cada disciplina 4 horas e 30 minutos
Dia 2 Língua Portuguesa e Redação 25 questões de múltipla-escolha 4 horas e 30 minutos
Dia 3  Biologia, Química e Geografia 25 questões de múltipla-escolha de cada disciplina 4 horas e 30 minutos
Dia 4 História e Matemática 25 questões de múltipla-escolha de cada disciplina 4 horas e 30 minutos

Como você pôde ver no quadro acima, são 25 questões de cada disciplina, totalizando 225 questões de múltipla-escolha mais uma redação divididas em 18 horas de prova.

O vestibular UFRGS é um dos mais cansativos de todo o país, portanto, para garantir sua vaga nele é necessário estudar e se preparar muito refazendo provas anteriores e treinando seu corpo e mente para aguentarem essa verdadeira maratona. 

Mas além de se preparar para as questões de múltipla-escolha, você deverá também treinar e estudar para a redação do vestibular UFRGS. E antes de saber como se preparar para a redação, você deve saber qual formato de texto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul exige. 

Como funciona a redação do vestibular UFRGS?

A prova de redação do vestibular UFRGS cobra um texto dissertativo e, de acordo com o edital do exame, você deverá apresentar habilidades que correspondam a: 

  • Abordagem do tema;
  • Definição do ponto de vista;
  • Contextualização do assunto;
  • Estruturação;
  • Linguagem.

A proposta de redação da UFRGS virá acompanhada de textos de apoio, para que você possa ler, interpretar e com suas próprias palavras se apropriar das informações, guiando sua argumentação e seu ponto de vista. 

No entanto, além dos textos de apoio você deve também possuir conhecimento prévio para argumentar e defender seu ponto de vista com clareza e segurança, passando ao corretor que você domina aquele tema. 

Vale mencionar que a sua prova de redação só será corrigida se você for pré-classificado nas provas de múltipla-escolha.

Bom, e para se preparar com afinco para a redação, o ideal é que você faça, pelo menos, dois textos por semana. 

Além disso, outra maneira bastante assertiva de se preparar para a redação da UFRGS é contando com uma plataforma online de redação. Atualmente, já existem plataformas virtuais que contam com mais de 300 temas de diferentes eixos temáticos.

Procure por uma plataforma com corretores competentes, dedicados, empáticos e empenhados em fazer a melhor correção possível, te mostrando seus pontos fortes e também os pontos que necessitam de mais atenção. E o mais legal é que tudo isso pode sair por um preço superacessível!


FORM FOLHA DE REDAÇÃO GUIADA

Qual é o cronograma do vestibular UFRGS 2021?

A COPERSE (Comissão Permanente de Seleção) é o órgão organizador do vestibular UFRGS, como mencionamos anteriormente, e nele você confere todas as informações pertinentes, como edital, datas e leituras obrigatórias para o processo seletivo.

O calendário do vestibular UFRGS 2021 ainda não foi divulgado pelo COPERSE, porém as leituras obrigatórias já estão disponíveis. Confira quais são as obras que você precisa ler para fazer o vestibular 2021 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte:

Autor Obra
Isabela Figueiredo Caderno de memórias coloniais
Chico Buarque Construção (álbum)
Conceição Evaristo Ponciá Vicêncio
Amílcar Bettega Deixa o quarto como está
Adélia Prado Bagagem
Graciliano Ramos São Bernardo
Lygia Fagundes Telles As Meninas
Marcelo Rubens Paiva Feliz Ano Velho
Florbela Espanca Poemas: 1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!…; 16. A Mulher I; 17. A Mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio; 20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia.
Machado de Assis Papeis avulsos
Maria Firmina dos Reis Úrsula
William Shakespeare  Hamlet

Apesar de as datas não terem sido divulgadas ainda, é provável que as inscrições sejam abertas mais para o fim do ano e que as provas de seleção sejam feitas entre novembro e dezembro de 2020.

Para o vestibular de 2020, as provas foram realizadas entre os dias 23/11/2019, 24/11/2019, 30/11/2019 e 01/12/2019.

E aí se interessou pelo vestibular UFRGS e está pensando em prestá-lo? Então, que tal ler o nosso post sobre como estudar para o vestibular e mandar bem? Este artigo, certamente, vai te ajudar a se preparar para este ou qualquer outro vestibular e garantir a sua vaga dos sonhos!

Banner de divulgação do ebook gratuito sobre como ter uma rotina de estudos produtiva. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-como-ter-uma-rotina-de-estudos-produtiva?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 + nove =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter