Você sabia que o médico veterinário pode fazer muito mais do que atendimentos clínicos e cirúrgicos? Para tanto, é preciso ter todas as competências exigidas pela profissão, que podem ser adquiridas durante a graduação em Medicina Veterinária.
O curso em questão tem duração média de cinco anos e envolve um currículo formado por disciplinas de diferentes áreas do conhecimento. Além de atividades práticas em laboratórios e disciplinas sobre doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas.
Entre as possibilidades de atuação oferecidas ao médico veterinário, há o atendimento clínico e cirúrgico a animais domésticos e silvestres. Mas também a inspeção em indústrias que trabalham com produtos de origem animal, o controle de zoonoses e mais.
Para aprender tudo sobre o curso de Medicina Veterinária e conhecer cada possibilidade encontrada pelo profissional graduado, continue a leitura até o final. Você vai se deparar com informações sobre grade curricular, nota de corte, mercado de trabalho, etc. Aproveite!
Como funciona o curso superior em Medicina Veterinária?
O curso de Medicina Veterinária contempla uma grade curricular formada por matérias de Ciências Biológicas, Exatas e Sociais Aplicadas. Veja abaixo a relação de algumas disciplinas presentes nos primeiros anos do curso:
- Anatomia
- Microbiologia
- Genética
- Nutrição
- Produção
- Matemática
- Estatística
- Bioética
Com o tempo, o curso de Medicina Veterinária apresenta um currículo mais específico, que envolve conteúdos como técnicas clínicas e cirúrgicas e doenças que afetam a saúde dos animais.
A seguir, vamos apresentar a grade curricular da graduação oferecida pela Universidade de São Paulo (USP), que aparece em primeiro lugar no RUF 2019. Continue!
Quais são as disciplinas do curso de Medicina Veterinária?
Na USP, o curso de Medicina Veterinária tem duração mínima de 10 semestres e duração máxima de 15 semestres. O objetivo da instituição é formar profissionais com visão humanista crítica e reflexiva para atuar nos diversos setores que necessitam de médico veterinário, como a indústria alimentícia.
Além disso, a instituição visa à formação de profissionais com capacidade para liderança, gerenciamento, comunicação, interpretação e análise de dados e aprendizagem qualitativa e contínua.
Nesse sentido, a USP oferece uma grade curricular formada pelas seguintes disciplinas obrigatórias:
1º semestre
- Introdução ao Estudo da Medicina Veterinária
- Fisiologia I
- Biologia Celular, Tecidual I e do Desenvolvimento
- Noções de Estatística
- Bioquímica: Estrutura de Biomoléculas e Metabolismo
- Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos I
2º semestre
- Genética e Evolução
- Fisiologia II
- Biologia Celular, Tecidual II e do Desenvolvimento
- Biologia Molecular
- Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos II
- Métodos Quantitativos em Medicina Veterinária
3º semestre
- Farmacologia
- Imunologia
- Microbiologia Básica e Aplicada à Medicina Veterinária
- Parasitologia Veterinária
- Patologia Geral
- Fisiologia da Reprodução
4º semestre
- Deontologia em Medicina Veterinária
- Higiene e Segurança dos Alimentos I
- Epidemiologia Veterinária
- Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária
- Patologia Animal
- Criação Animais de Laboratório
- Biotecnologia da Reprodução
5º semestre
- Tecnologia de Produtos de Origem Animal
- Produção de Aves
- Produção de Suínos
- Produção de Equinos
- Nutrição Animal
- Produção de Búfalos, Caprinos e Ovinos
- Produção de Bovinos de Leite
- Produção de Bovinos de Corte
- Melhoramento Animal
- Agrostologia
- Sociologia e Extensão
- Economia Aplicada
- Nutrição e Criação de Cães e Gatos
- Comportamento e Bem-Estar Animal
6º semestre
- Zoonoses (Saúde Pública Veterinária)
- Epidemiologia das Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos
- Epidemiologia das Doenças Infecciosas dos Animais Domésticos
- Sanidade Suína
- Higiene e Segurança Alimentar II
- Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal
- Gerenciamento em Saúde Animal e Saúde Pública
- Avaliação Científica de Bem-Estar Animal
- Ornitopatologia
- Manejo Reprodutivo em Animais Domésticos
7º semestre
- Anestesiologia e Técnicas de Terapia Intensiva no Paciente Cirúrgico
- Anatomia Aplicada
- Técnica Cirúrgica
- Diagnóstico por Imagem I
- Semiologia
- Patologia Clínica Veterinária
- Patologia Médica
- Toxicologia Aplicada à Medicina Veterinária
8º semestre
- Clínica Cirúrgica de Grandes Animais
- Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais
- Diagnóstico por Imagem II
- Clínica Médica de Pequenos Animais
- Clínica Médica de Ruminantes
- Clínica das Doenças Nutricionais e Metabólicas
- Clínica Médica de Equídeos
- Obstetrícia
- Patologia e Clínica da Reprodução
10º semestre
- Estágio Curricular Supervisionado
As disciplinas do 9º semestre não estão disponíveis no site da instituição, contudo, as demais disciplinas expõem as diferentes possibilidades oferecidas pelo curso de Medicina Veterinária da USP.
Se você tem interesse em ingressar nessa área, descubra agora o que fazer para se matricular e conquistar o título de médico veterinário.
Como ingressar na faculdade de Medicina Veterinária?
Não importa qual seja o curso pretendido, para ingressar em alguma habilitação de nível superior, os vestibulandos têm duas opções: escolher uma universidade pública ou particular.
Universidade pública
Para estudar Medicina Veterinária em uma universidade pública, você precisa realizar a prova do Enem e alcançar a nota de corte do curso na universidade pretendida.
Em 2019, a menor nota de corte para o curso em questão foi 669.29 na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Já a maior nota de corte registrada foi 804.87 na Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Universidade particular
Para estudar Medicina Veterinária em uma universidade particular, a primeira opção é pagar a mensalidade do curso. Entretanto, se essa opção não for a mais viável para você, saiba que há mais dois caminhos.
Você pode concorrer a uma bolsa do ProUni (programa de distribuição de bolsas para pessoas de baixa renda) ou participar do Fies (programa de financiamento) e ter a sua faculdade financiada pelo governo.
De qualquer forma, ao se graduar, você vai ter diferentes possibilidades de atuação no mercado de trabalho.
Quais são as áreas de atuação do médico veterinário?
A Medicina Veterinária é uma área ampla, com diversas possibilidades de atuação. Algumas delas são em clínicas veterinárias, na indústria alimentícia e na defesa sanitária.
Confira abaixo as funções desenvolvidas em cada uma dessas áreas e em outras mais.
Clínica veterinária
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem o segundo maior mercado pet do mundo. Por isso, a demanda por profissionais em clínicas veterinárias é enorme.
Assim sendo, uma das grandes possibilidades que o médico veterinário encontra é na área clínica. Nessa área, como mencionamos, o profissional pode realizar atendimentos clínicos e cirúrgicos a animais domésticos e silvestres.
Vale ressaltar que, caso tenha interesse, o médico veterinário pode ter o próprio empreendimento na área clínica. Contudo, para se destacar em meio a tantas opções, é indicado ter ao menos uma especialização e oferecer um atendimento diferenciado.
Veterinária industrial
O médico veterinário também pode atuar na indústria alimentícia, fiscalizando estabelecimentos que produzem, vendem e exportam comida de origem animal. A função do profissional é garantir a adequação da fabricação às normas sanitárias e a qualidade do produto final.
Além disso, ainda na área de veterinária industrial, o médico veterinário pode atuar em indústrias de produtos para animais. Nesse ramo, a função do profissional é acompanhar a produção e comercialização de diferentes produtos para o mercado pet, como rações, vitaminas, vacinas e medicamentos.
Vale ressaltar que a presença do médico veterinário é fundamental em qualquer indústria que faça uso de matéria-prima animal, não apenas na indústria alimentícia.
Veterinária ambiental
Na área de veterinária ambiental, o médico veterinário pode cuidar dos animais silvestres em seu habitat natural ou em cativeiro. Esse trabalho contribui para a preservação da biodiversidade, porque o profissional trabalha para identificar doenças, cuidar da saúde das espécies e ajudar na reabilitação de animais cativos que vão voltar à natureza.
Controle e tecnologia para população animal
Outra função que o médico veterinário pode cumprir é o desenvolvimento de técnicas e métodos para criação e nutrição de rebanhos e para melhoria genética e reprodução.
Mais possibilidades
Além de todas as possibilidades apresentadas até aqui, o médico veterinário pode trabalhar no controle de zoonoses, atuando na vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental. Esse profissional também pode controlar a saúde de rebanhos em fazendas e, ainda, avaliar a condição de animais esportivos.
Quanto ao salário médio de um médico veterinário, segundo o Banco Nacional de Empregos, o profissional ganha R$3.524. Ainda segundo o levantamento, esse salário pode chegar a R$7.159.
Agora que você já sabe tudo sobre o curso de Medicina Veterinária e as áreas de atuação do profissional graduado, está na hora de se preparar para o Enem. Bora aprender algumas dicas para fazer um plano de estudo perfeito?
|