10 livros que contribuem para melhorar o seu resultado no ENEM

Brenna Carvalho Dicas de Redação

Para ter um bom resultado no ENEM, um dos hábitos que o candidato precisa aprender a cultivar é o da leitura: jornais, revistas, livros técnicos e principalmente uma grande variedade de obras literárias nacionais.

A variedade é importante em virtude de uma característica marcante das novas provas de vestibular: a interdisciplinaridade.

Isso quer dizer que trechos de obras de literatura podem aparecer em disciplinas como história, geografia e até mesmo biologia como parte de um contexto global para os enunciados.

As provas são marcadas pela interação entre diferentes tipos textuais contemporâneos (como letras de música, e-mails, postagens de blog) com fragmentos de obras consagradas, imagens e quadrinhos.

Por esse motivo, é necessário que o candidato tenha a capacidade de articular essa variedade de expressão de informações e cultura para obter um bom resultado na prova do ENEM e garantir, com isso, sua vaga.

Um leitor ávido tem maiores chances de se sair bem, principalmente se der especial atenção a alguns títulos consagrados da literatura brasileira. Pensando nisso, produzimos esse artigo onde listamos 10 Livros Que Influenciam Diretamente Para Um Resultado Positivo no ENEM:

Modernismo:

Essas obras vêm aparecendo de maneira bastante recorrente nas provas do ENEM ao longo dos anos. Abaixo seguem algumas das obras literárias que são citadas com frequência no exame:

Macunaíma de Mário de Andrade;

Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa;

Alguma Poesia de Carlos Drummond de Andrade;

Vidas Secas de Graciliano Ramos;

Os Condenados de Oswald de Andrade;

A Hora da Estrela de Clarice Lispector.

Pelos autores, é possível identificar que a segunda e o terceira fases do modernismo são especialmente lembradas na prova.

Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, é um autor da segunda fase do modernismo literário. Onde uma das características predominantes é a presença da prosa ficcional.

Já na terceira, Clarice Lispector e Guimarães Rosa são facilmente identificados como percursores frequentemente citados na prova. Nessa fase, características como as novas tendências da prosa (urbana, regional e intimista) são marcantes.   

Pré-Modernismo:

O Pré-Modernismo foi caracterizado pelas grandes mudanças e o surto criativo da época, além de chamar a atenção por sua ruptura com o academicismo. O mesmo foi a transição marcante entre o simbolismo e o modernismo, e é recorrentemente citado atrávés das seguintes obras na prova do ENEM:

Os Sertões de Euclides Cunha;

Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto.

Romantismo:

As obras citadas a seguir possuem grande relevância histórica, possibilitando assim, a criação de enunciados com alto grau de interdisciplinaridade:

O Guaraní de José de Alencar;

A Escrava Isaura de Bernardo Guimarães;

Realismo:

Machado de Assis, considerado um dos maiores nomes da literatura nacional, também produziu obras românticas, todavia, ficou mais conhecido por sua fase realista.

Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro, escritas nesse período, são comumente citadas na maioria das provas. Sua leitura é recomendada porque a obra tem grandes referências filosóficas e possui enorme crítica à sociedade.

Além disso, Memórias Póstumas de Brás Cubas é uma das primeiras obras escritas em primeira pessoa com um personagem defunto protagonista.

Por isso, é imprescindível que o candidato que almeja obter um bom resultado no ENEM, conheça o trabalho de Machado de Assis.

Potencialize Seu Resultado no Enem!

Esses são alguns títulos que o estudante que pretende prestar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio deve conhecer…

Os estilos literários e outras obras desses autores, principalmente os modernistas, merecem atenção especial por parte do candidato.

A literatura é uma expressão cultural de alta completude e complexidade, sendo um recurso muito versátil para a criação de enunciados de provas de vestibulares e, portanto, muito utilizada. Conhecer a literatura brasileira é um grande passo para assegurar um bom resultado no ENEM.

Lembre-se de deixar um comentário dizendo o que achou desse conteúdo e compartilhar ele com um amigo!

Boa leitura e até a próxima!

VEJA TAMBÉM: ESTRATÉGIA PARA TIRAR MAIS DE 900 NA REDAÇÃO

Vamos debater sobre?