Listamos alguns livros da literatura brasileira que foram adaptados para as telas do cinema. Muitos são cobrados no ENEM ou em outros vestibulares. Por isso nossa dica é: leia os livros e depois veja os filmes. Combinado?!
Agora chame os amigos, prepare a pipoca e aproveite! 😉
– O livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, do escritor Machados de Assis, foi adaptado para as telas do cinema duas vezes. A primeira versão, intitulada Brás Cubas, é de 1986 e tem Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé no elenco. Enquanto a segunda versão, de 2001 e intitulada Memórias Póstumas, tem Reginaldo Faria no papel principal e ainda conta com Sônia Braga no elenco.
– O auto da compadecida é uma peça teatral escrita por Ariano Suassuna em 1955. A obra foi adaptada para o cinema em 2000 e foi um sucesso de público e crítica. A direção ficou por conta de Guel Arraes e o elenco conta com Selton Melo, Matheus Nachtergale, Fernanda Montenegro e Denise Fraga.
– Quincas Borba é outro romance do escritor Machado de Assis que foi adaptado para os cinemas. O filme, dirigido por Roberto Santos, foi para as telonas em 1988 e tem a atriz Laura Cardoso no elenco.
– Dom Casmurro é um clássico da literatura brasileira. O livro, também escrito por Machado de Assis, já foi adaptado para o cinema duas vezes. A primeira versão é de 1968 e foi dirigida por Paulo César Saraceni, enquanto a segunda versão foi dirigida por Moacyr Góes em 2003 e conta com Marcos Palmeiras e Maria Fernanda Cândido no elenco.
– O livro Macunaíma, do escritor modernista Mário de Andrade, foi adaptado para os cinemas em 1969 e conta com Grande Otelo e Paulo José no elenco. O filme foi classificado na décima colocação na lista de melhores filmes nacionais de todos os tempos, segundo a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema).
– Capitães de Areia é um clássico (e o livro mais vendido) do escritor baiano Jorge Amado. A história de Pedro Bala e seus amigos ganhou sua versão cinematográfica em 2011 e foi dirigida pela neta do escritor, Cecília Amado. A trilha sonora ficou por conta do músico Carlinhos Brown.
– O livro Morte e Vida Severina, do escritor João Cabral de Melo Neto, ganhou sua versão para os cinemas em 1977. Dirigido por Zelito Viana, o filme conta com Stenio Garcia e Elba Ramalho no elenco.
– A moreninha é considerado o primeiro romance romântico brasileiro. A obra, escrita por Joaquim Manuel de Macedo, foi publicada em 1844 e dá os primeiros passos para o Romantismo tipicamente brasileiro. A adaptação cinematográfica (1970) ficou por conta do diretor Glauco Mirko Laurelli e conta com Sonia Braga no elenco.
– O livro Vidas Secas, escrito pelo alagoano Graciliano Ramos, foi adaptado em 1963 e teve direção de Nelson Pereira dos Santos.
– Outra obra de Graciliano Ramos adaptada para os cinemas foi São Bernardo. O filme lançado em 1973 teve direção de Leon Hirszman e contou com Othon Bastos e Mário Lago no elenco.
– Menino do Engenho, romance do escritor paraibano José Lins do Rêgo, foi dirigido por Walter Lima Jr. em 1966 e tem Antônio Pitanga no elenco.
– O cortiço é um romance naturalista escrito por Aluísio Azevedo em 1890. O livro foi adaptado para o cinema em 1978 com direção de Francisco Ramalho Jr.
– O livro Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, foi adaptado para os cinemas em 1998 com o nome de Policarpo Quaresma, Herói do Brasil. O filme tem no elenco Paulo José, Othon Bastos e Giulia Gam.
– O coronel e o lobisomem foi escrito por José Cândido de Carvalho em 1964 e foi adaptado para o cinema duas vezes. A primeira adaptação foi dirigida por Alcino Diniz em 1979, já a segunda marca a estreia na direção de Maurício Farias. A adaptação de Maurício Farias conta com Ana Paula Arósio, Selton Mello, Othon Bastos e Diogo Vilela no elenco. O filme é de 2005 e ainda tem trilha sonora de Caetano Veloso e Milton Nascimento.
– O livro O que é isso, companheiro? foi escrito por Fernando Gabeira, em 1979, após seu retorno do exílio. A obra foi adaptada para o cinema em 1997 com direção de Bruno Barreto e foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1998. O elenco conta com Alan Arkin, Fernanda Torres e Pedro Cardoso.
Divirta-se! 😉