Fotografia de um homem fazendo uma pesquisa de dados no computador. Na tela do computador estão vários gráficos.

5 sites confiáveis para fazer pesquisa de dados para redação

Roberta Firmino Dicas de Redação

Alguma vez você já foi cobrado em uma redação pela falta de apresentação de dados que comprovem determinada ideia? Essa é uma estratégia argumentativa utilizada para desenvolver os argumentos, enriquecê-los, credibilizá-los e, dessa forma, convencer o leitor. 

Porém, a pesquisa de dados para isso não é uma tarefa fácil, ainda mais quando sabemos que eles precisam ser confiáveis. Afinal, é fundamental tomar cuidado com quais dados estão sendo expostos em seu texto para que você não corra o risco de perder pontos na argumentação. E, para isso, é necessário que eles sejam reais e que as suas fontes sejam seguras.

Então, onde realizar a pesquisa de dados? Separamos 5 sites confiáveis que você poderá explorar tranquilamente informações que podem ser usadas em sua redação. Confira!

1. SciELO

A Scientific Electronic Library Online (SciELO) é uma biblioteca eletrônica de livre acesso que disponibiliza uma coleção de periódicos científicos. Além do Brasil, o site conta com publicações da África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Diversos periódicos disponíveis possuem pesquisas relevantes e confiáveis com dados que você pode utilizar em sua redação sem medo! Afinal, você estará retirando-os de uma fonte confiável, preparada por meio de uma parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP), o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

2. IBGE

Você provavelmente já ouviu falar sobre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), certo? Ele é o principal provedor de dados e informações do país.

No site da instituição, além das estatísticas internas, você também encontrará pesquisas de outros órgãos confiáveis. Há, ainda, o Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA), um banco de tabelas estatísticas para consulta vinculado ao IBGE. 

São inúmeros indicadores sociais sobre os mais diversos assuntos. Então, aproveite esse amplo banco de informações para rechear a sua redação com dados importantes e confiáveis.

3. Instituto Datafolha

O Datafolha é outra instituição que ouvimos falar muito, principalmente durante os períodos de eleição. Ele foi criado como um departamento de pesquisas e informática para um jornal, tornando-se independente com o passar dos anos e sendo considerado hoje um dos mais importantes institutos de pesquisa de opinião do Brasil.

No site da instituição, você poderá fazer uma pesquisa de dados sobre eleições, opinião pública sobre governo, mercados e produtos. As informações são apresentadas de forma simples e de fácil compreensão, então, fica muito mais fácil encontrá-los e utilizá-los em sua redação!

4. IPEA

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) é uma fundação federal que está vinculada ao Ministério da Economia. As pesquisas realizadas por essa instituição fornecem informações relevantes para que ações governamentais sejam feitas. 

O objetivo do Ipea é melhorar as políticas públicas. Por isso, você encontrará dados sobre instituições governamentais, economia, sociedade e diversos outros âmbitos no site do Instituto. 

Para encontrar os dados que você precisa, basta digitar o assunto na barra de pesquisas que fica no canto superior direito ou acessar as notícias disponíveis nas abas temáticas do site.

5. CAPES

O portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) garante acesso gratuito a mais de 38 mil publicações, nacionais e internacionais. Além disso, ele disponibiliza uma base de dados sobre praticamente todas as áreas de conhecimento, como as ciências exatas, biológicas, humanas, as engenharias, dentre outras.

Isso te possibilita encontrar informações mais direcionadas aos assuntos que você deseja verificar, o que facilita e muito a pesquisa de dados.

Você pode fazer a busca de dados por meio do nome do periódico, do livro ou da base em que a pesquisa está disponível. Se desejar buscar por um tema específico, é só fazer uma pesquisa avançada para procurar por determinado termo no título, assunto ou autor do artigo.

E aí, agora que você já sabe como fazer uma pesquisa de dados eficiente e confiável, confira o nosso artigo sobre como inserir essas informações em sua redação!

Banner de divulgação do modelo de redação guiada para quem quer saber como estudar para o Enem. O banner direciona para o link de cadastro a seguir: http://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog&utm_medium=artigo-pesquisa-de-dados&utm_campaign=material-rico&utm_content=banner

Vamos debater sobre?