Nossa querida professora Pamba, do canal Redação e Gramática Zica, fez um vídeo incrível sobre dicas de introdução na redação! Vejam com atenção, pois ele será muito útil para ajudá-los a fazer uma introdução adequada para um texto dissertativo-argumentativo. Assista clicando aqui.
O parágrafo de introdução é crucial! Nele, o candidato faz a apresentação do tema do texto e da sua ideia nuclear, a tese, que contém o ponto de vista do autor e indica o que vai ser tratado no desenvolvimento da redação.
A professora nos ensina sete métodos para começar uma redação, a fim de evitar que aquele momento de pânico ao ver a folha em branco aconteça com você!
Vamos às técnicas, então?!
1ª Técnica: Conceituar
Essa técnica é muito interessante! Constitui-se, basicamente, de dar o significado da palavra chave, que resume qual é o tema central do texto, serve para esclarecer seu leitor e apresentar o tema que vai ser tratado.
Exemplo: Tema – A persistência da violência contra a mulher.
Violência é toda ação marginalizada que atinge de forma verbal ou física o outro. Na sociedade hodierna, a mulher é vítima dessa prática.
2ª Técnica: Apresentando dados estatísticos sobre o tema
Se escolher essa técnica, use um dado que já tenha lido para iniciar seu texto! Dessa forma, você mostra para o seu leitor seu repertório sobre o assunto. Legal, né?! Lembre-se de citar a fonte dos dados que você apresentou.
Exemplo: Tema – A persistência da violência contra a mulher.
No mundo, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), cerca de 70% das mulheres já sofreram algum tipo de violência no decorrer de sua vida. Dessa forma, é notória a persistência da violência contra a mulher.
3ª Técnica: Apresentar uma interrogativa ou uma sequência de interrogativa
Essa técnica consiste em apresentar perguntas na introdução que vão direcionar seu desenvolvimento de ideias e sua argumentação. Claro que isso implica em responder todos os questionamentos apresentados na introdução em seu texto. Jamais deixe o corretor refletindo ou esperando a resposta da pergunta.
Exemplo: Tema – A persistência da violência contra a mulher.
No Brasil, as mulheres sofrem cada vez mais com a violência doméstica. Por isso, em 2006, entrou em vigor a Lei Maria da Penha, que tem como objetivo punir os agressores, mas essa lei não está sendo eficaz. O que é feito após a abertura do processo?
4ª Técnica: Contestando definições, citações ou opiniões
Você não precisa concordar com tudo que acontece na nossa sociedade e pode demonstrar isso em sua introdução. Para usar essa técnica, basta contestar algo que está no senso comum e, a partir dessa abordagem, desenvolver sua argumentação. Fique atento e seja cuidadoso para não desrespeitar os direitos humanos ou criar incoerências.
Exemplo: Tema – A persistência da violência contra a mulher
Embora seja amplamente divulgado que a mulher está conquistando espaços que tipicamente são masculinos, nem sempre isso se configura como parte da realidade. Os cargos mais importantes das grandes empresas ainda são ocupados por homens, e elas ainda recebem salários mais baixos.
5ª Técnica: Evidenciar argumentos em números
Para utilizar essa técnica, você deve citar na introdução vários problemas que são relativos ao assunto exigido pela proposta de redação. Ela é interessante, pois podemos mostrar as consequências desses problemas em nosso desenvolvimento textual, além de escolher duas ou três das situações apresentadas para trabalhar com mais profundidade no desenvolvimento.
Exemplo: Tema – Problemas na saúde pública
Diante de um cenário lamentável no qual faltam leitos, materiais, enfermeiros e principalmente médicos, a saúde pública brasileira carece de medidas que modifiquem o panorama atual.
6ª Técnica: A Comparação (Comparações históricas, sociais, culturais etc.)
Ao usar essa técnica, você pode falar de como é a situação em um determinado contexto histórico ou sociocultural e, a partir daí, fazer uma comparação com a contemporaneidade. Isso demonstra um bom repertório cultural já no início do texto, o que é muito interessante para sua redação.
Exemplo: Tema – A persistência da violência contra a mulher
No século XVI, a mulher não poderia ter uma ocupação na sociedade além de cuidar da casa e da família, entretanto, no século XXI, a mulher ocupa cargos de destaque na estratificação social.
Ou
Culturalmente, em alguns países muçulmanos, a mulher não pode sair de casa sem a presença do marido. Ainda que não exista essa restrição no Brasil, a violência contra a mulher persiste no cotidiano do país.
7ª Técnica: Caracterizar aspectos físicos do ambiente (abertos ou fechado)
Para essa técnica, basta fazer a descrição de um lugar físico (seja aberto ou fechado) para mostrar seu ponto de vista para o leitor. Esse método é bom, pois apela para a imaginação de seu leitor, já que o convida a entrar para a cena que descreve o seu ponto de vista. Legal, né?!
Exemplo: Tema – Problemas com a saúde pública
Um corredor lotado, pessoas deitadas no chão, macas apoiadas em pias em péssimas condições de higiene e saúde: eis um retrato duro da realidade brasileira na área de saúde.
Além dessas, existem outras técnicas, e, a partir do treino, escolha aquela que melhor funciona para você! Quanto mais prática, mais você irá se aperfeiçoar. Combinado?