A redação é aplicada no último dia do Enem e fica localizada na parte final da prova. Muitos candidatos deixam para fazê-la apenas depois de concluírem as questões de Matemática e Linguagens, sendo que é importante deixar a redação em primeiro lugar.
Ao deixá-la para depois, o aluno vai chegar até a redação já esgotado mentalmente, após ter respondido dezenas de questões com textos extensos e que exigem atenção e interpretação.
Outra razão para deixar a redação em primeiro lugar é o tempo curto para realizar toda a prova. Vale lembrar que a parte escrita é diferente das questões objetivas e não pode ser feita às pressas ou no “chute”.
Além disso, o argumento mais importante para iniciar o Exame pela produção textual e colocar a redação em primeiro lugar nas suas prioridades é que a redação representa a parte mais importante de todo o Enem.
Em avaliações anteriores do Exame, menos de 1% dos alunos conseguiram alcançar notas superiores a 700 pontos nas áreas de Linguagens, Ciências da Natureza e Humanas. Já na prova de Matemática, apenas 3% dos alunos conseguiram a mesma pontuação, enquanto 9% obtiveram notas superiores a 700 pontos na redação do Enem.
Por fim, lembre-se que a ordem das objetivas não altera seu resultado. Por isso, dê preferência ao texto dissertativo-argumentativo e coloque a redação em primeiro lugar na hora de fazer o Enem!