Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Conheça exemplos de estratégias argumentativas para fazer um bom desenvolvimento na redação Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Para tirar nota 1000 na redação Enem, é preciso seguir todas as exigências da prova, certo? Nesse sentido, considerando as características do texto dissertativo-argumentativo, é muito importante que você saiba o que são e como utilizar estratégias argumentativas

Na redação Enem, além de escrever uma boa introdução e uma proposta de intervenção no último parágrafo, você precisa pensar em um bom desenvolvimento. É nessa hora que você deve apresentar argumentos que sustentem sua tese/ponto de vista. 

Mas não se preocupe! Se você tem dúvidas sobre o desenvolvimento da redação Enem, saiba que reunimos algumas opções de estratégias argumentativas neste artigo. Para descobrir cada uma delas, basta continuar a leitura até o final!

Entenda a importância da argumentação

A argumentação diz respeito aos mecanismos utilizados no texto dissertativo-argumentativo para sustentar um ponto de vista. Esse recurso tem como principal função convencer as pessoas de que a ideia apresentada na introdução do texto é a correta. 

Como você sabe, o texto dissertativo-argumentativo é dividido em três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. Enquanto a introdução envolve a apresentação de uma temática e um ponto de vista, o desenvolvimento é feito para argumentar a favor da opinião apresentada.

Dessa forma, você deve prestar muita atenção na hora de escrever os dois parágrafos intermediários da redação Enem, que são reservados para o desenvolvimento. Isso porque a sua argumentação deve aparecer nesse espaço do texto para fundamentar, corretamente, seu ponto de vista. 

O que são estratégias argumentativas

É importante que você conheça a diferença entre estratégias argumentativas e argumentos individuais, ok?  

Bom, as estratégias argumentativas se referem à forma como os argumentos são apresentados dentro do texto (organização). Já os argumentos individuais, que são pautados nas estratégias argumentativas, se referem aos conhecimentos que você tem.

Portanto, além de defender seu ponto de vista, as estratégias argumentativas provam que você tem um amplo repertório sociocultural, que é fundamental para você ter sucesso na competência II da redação Enem!

Exemplos de estratégias argumentativas

Agora que você já entende a importância da argumentação na redação Enem e sabe o que são estratégias argumentativas, está na hora de conferir os exemplos que reunimos para você. Abaixo, fizemos uma lista com todos eles: 

1. Exemplificação

A exemplificação consiste em usar como exemplo informações que representam a situação defendida na introdução. Você pode fazer isso de formas distintas, com fatos divulgados pela mídia, dados estatísticos, eventos históricos etc. 

Confira o exemplo que separamos para você: 

Em 2013, milhares de manifestantes ocuparam as ruas da capital de São Paulo em reivindicação por melhorias e redução dos preços dos transportes públicos. Nota-se como fatores socioeconômicos também são responsáveis pelos casos. A Revolução Francesa, por exemplo, é considerada o símbolo de “liberdade, igualdade e fraternidade”, visto que mobilizou as camadas sociais infladas da crise econômica no respectivo país. Assim, é evidente que a política externa e interna influenciam na quantidade de manifestações ocorrentes.

2. Enumeração

Ao optar pela enumeração, a ideia é citar diferentes argumentos de forma organizada. Para tanto, você precisa deixar claro que existe uma ordem de ideias no desenvolvimento, a fim de enumerar os argumentos escolhidos. 

Nesse caso, a estratégia funciona da seguinte maneira:

Em primeiro lugar, é imprescindível ressaltar como a carência de medidas públicas gera a ocorrência de tal problema na sociedade. De acordo com Jürgen Habermas, filósofo alemão, para que haja a comunicação plena e o acordo de interesses, deve-se existir o agir comunicativo. No entanto, manifestações populares que possuem o objetivo de reivindicar direitos e melhorias são menosprezadas por parte da população e dos políticos, devido à ocorrência de destruição e badernas realizadas por malfeitores que não integram os movimentos.

3. Comparação

Essa estratégia é utilizada para expor as diferenças e/ou semelhanças entre duas ideias. 

Veja um exemplo:

Semelhantemente, essas mesmas autoridades possuem interesses financeiros na má alimentação dos brasileiros. Conforme Marx, em um mundo capitalizado, a busca pelo lucro ultrapassa valores éticos e morais. Nesse sentido, as grandes empresas alimentícias vendem a imagem dos seus produtos atrelados à felicidade e à realização pessoal, quando, na maioria das vezes, essas mercadorias são responsáveis pela degradação da saúde do consumidor. Ainda, de acordo com dados da UnB, as propagandas dessas indústrias induzem a uma má alimentação e atingem fortemente o público infantil.

4. Causas e consequências

Entre as estratégias argumentativas possíveis, uma das mais comuns é a de causas e consequências. Ao optar por essa estratégia, você deve explicar os motivos e porquês de um determinado problema e apresentar as consequências dele. 

Lembre-se que as consequências podem ser positivas ou negativas, dependendo da tese que você apresentar na introdução. 

Confira um parágrafo com essa estratégia:

É importante pontuar, de início, a omissão do meio acadêmico quanto à má alimentação dos jovens. À guisa de Kant, o ser humano é tudo aquilo que a educação faz dele. As escolas brasileiras, entretanto, negligenciam a saúde dos estudantes ao não instruí-los sobre os riscos da obesidade e as formas de preveni-la. Como reflexo de uma população ignorante frente aos hábitos alimentares ideais, 8,4% dos adolescentes são obesos e mais de 30% das crianças apresentam excesso de peso, segundo pesquisa recente do Ministério da Saúde.

5. Evolução histórica

Para trabalhar com evolução histórica, você precisa ser capaz de apresentar um fato histórico referente ao assunto da redação.

Veja na prática:

Em primeira instância, cabe destacar o panorama histórico-político da segurança pública que influi em seu perfil hodiernamente. Na época do período militar, acentuou-se o esfacelamento de uma sociedade democrática em virtude da doutrina de segurança nacional, uma lógica puramente autoritária de conduta. Os modelos e as ações de segurança pública limitavam-se à contenção social, com o uso da força e de armas para a repressão. Contudo, essa ótica é perceptível no comportamento das ações policiais que são enfatizadas pelo terror e violência. Um exemplo que permite ilustrar isso, foi a ocupação militar da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, marcada pelas guerras entre traficantes e os próprios policiais, ceifando centenas de vidas inocentes no meio do conflito. 

6. Contraposição

A contraposição é utilizada para contestar ideias. Essa estratégia é muito utilizada quando a pessoa quer afirmar como seria determinada situação e, depois, explicar por que ela não acontece.

Aqui está um exemplo: 

Outrossim, é importante destacar o papel da educação no combate a essa situação, já que, assim como preconizado pelo educador brasileiro Paulo Freire, se a educação não pode transformar uma sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Tal pensamento evidencia o poder transformador da educação. No entanto, a educação oferecida no Brasil pelo sistema público ainda não é expansiva e de qualidade, principalmente, em comunidades carentes, na qual muitos jovens acabam recorrendo ao mundo da criminalidade, aumentando os índices de violência e prejudicando o sistema público de segurança.

7. Citação

Por fim, a última das estratégias argumentativas que queremos ressaltar aqui é a citação (ou argumento de autoridade). Nesse caso, você deve apresentar falas de autores renomados, por citação direta ou paráfrase.

Confira um exemplo:

De acordo com Michel Foucault, “nada é político, tudo é politizável, tudo pode tornar-se político”.

Esperamos que você tenha aprendido muito com as estratégias argumentativas apresentadas aqui. Agora, é só praticar redação e garantir uma excelente nota no vestibular! Para tanto, indicamos nosso próximo artigo sobre os melhores sites de correção de redação.

[E-book Gratuito]

Quer saber o passo a passo para mandar bem na redação do Enem? Confira este e-book com as principais dicas para tirar nota 1000!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter