Todos sabemos que uma boa redação no ENEM é fundamental. O peso da prova determina 50% das chances do candidato entrar em uma universidade, devendo, portanto, receber bastante atenção. No entanto, ao contrário de outras disciplinas como a matemática, em que os alunos estão acostumados a fazerem lista de exercícios, a redação é pouco praticada, por isso, estudantes que fazem bons pré-vestibulares levam vantagem. Eles produzem, em média, três ou mais redações por semana, cerca de 120 ao ano. Isso assusta muitos candidatos, principalmente aqueles que vieram da rede pública de ensino. A verdade é que não há uma receita precisa, mas é possível para qualquer um, bastando empenho e dedicação para conseguir atingir a nota máxima na Redação do ENEM.
Alguns cuidados na hora de começar o texto podem fazer toda a diferença no resultado final. A redação do ENEM é muito mais técnica do que muitos consideram, havendo até mesmo uma fórmula criada pelo MEC/INEP para a correção do texto.
Separamos 12 dicas incríveis para te ajudar a atingir esse objetivo.
- Faça a redação primeiro: A redação é aplicada no último dia do ENEM e fica localizada na parte final da prova. Os candidatos, portanto, acabam deixando para fazê-la apenas após responderem os dois cadernos de provas objetivas. Ao seguir este cronograma, o aluno chega até a redação esgotado mentalmente, após ter respondido dezenas de questões com textos extensos e que exigiam interpretação. Não se importe com a ordem. Vá primeiro para a redação.
- Cuidado com palavras difíceis: Como dito antes, a redação do ENEM é muito mais técnica do que as pessoas consideram. O examinador não quer saber de um candidato com vocabulário rebuscado, mas sim de um candidato que saiba expor suas ideias com eficácia. Opte por um vocabulário simples e que transmita seu argumento.
- Mantenha a estrutura: Uma coisa que atrapalha muito é a falta de estrutura textual. A redação do ENEM, assim como qualquer redação, exige início, meio e fim. Dedique algumas linhas, separando um parágrafo ou dois para introduzir o tema e fazer a contextualização. Desenvolva seu argumento, apontando uma solução nos parágrafos seguintes, mas não se esqueça de reservar um parágrafo para a conclusão.
- Tome cuidado com a coerência: Coerência é a linha do raciocínio, aquilo que faz a ideia ter sentido. Uma redação coerente mantém sua linha de raciocínio e uma lógica textual. Se atenha a conclusão de pensamentos e tome cuidado para não pular de uma ideia para outra com brusquidão ou propor soluções inviáveis, irreais ou radicais demais. Lembre-se de manter a coerência do pensamento.
- Atenha-se à coesão: A coesão caminha diretamente ligada à coerência e à estrutura textual. Coesão é uma forma de sentido, mas estrutural. Um texto pode ter coerência, mas não ser coeso, da mesma forma como o inverso se aplica. Manter a coesão textual é saber manter o assunto na linha, tratando-o ponto a ponto. Sem pular de um ponto A para um ponto F e então voltar ao ponto B.
- Não troque o certo pelo duvidoso: Se você não sabe a grafia correta de uma palavra, procure um sinônimo que possa utilizar e que você tenha certeza de como se escreve. Tente não cair nas armadilhas fonéticas.
- Fuja das armadilhas do título: Toda redação deve ter um título, esta é uma lição essencial que todos aprendem em suas aulas de redação. Mas a maior armadilha, onde muitos candidatos caem, é a tentação de reproduzir o enunciado da redação como título ou utilizar parte dos textos de base. Pense em um título que tenha ligação com a sua ideia e que a transmita com clareza e nunca repita frases do enunciado.
- Não se esqueça de argumentar: A redação do ENEM é dissertativa-argumentativa, não apenas dissertativa. A banca organizadora espera que o candidato saiba argumentar, expor sua ideia, demonstrar como seu argumento pode solucionar o problema exposto. Apresente seus pontos, argumente com firmeza e sempre conduza sua redação a uma proposta.
- Demonstre uma solução viável: O tema sempre abordará algum problema social, cabe ao candidato apresentar uma solução que, caso fosse aplicada ao problema, teria sua execução vista como viável. Não adianta propor uma solução utópica ou fantasiosa. A ideia é apresentar uma solução aplicável.
- Nunca rasure: Um dos erros que mais tira pontos em uma redação é a rasura. Use a folha de rascunho, rabisque, risque, rasure, mas tenha muito cuidado na hora de transcrever a redação para a folha definitiva, pois esta não deve possuir qualquer espécie de rasura.
- Organize seu tempo: O melhor é iniciar a prova com a redação, mesmo que apenas o rascunho. Mas se decidir fazê-la apenas após a prova objetiva, reserve pelo menos meia hora para transcrever sua redação para a folha definitiva.
- Mantenha a calma: O nervosismo é o pior inimigo em uma prova ou redação. Mantenha a calma, este é único jeito de se sair bem. Como o livro O Guia do Mochileiro das Galáxias sabiamente aconselha: “Não entre em Pânico”.