Você já parou para entender a diferença de “onde” e “aonde”? Muita gente confunde o uso dessas palavras que, apesar de indicarem local, devem ser utilizadas em contextos diferentes.
Inclusive, há quem acredite que os dois termos servem para a mesma coisa, sendo apenas um coloquial e outro formal. Porém, isso não é verdade, apesar de ambas pertencerem à variedade padrão da língua.
Então, para esclarecer de uma vez por todas as dúvidas sobre essas duas palavras e qual é a diferença de “onde” e “aonde”, é só continuar a leitura do artigo. Vamos lá?
Onde: entenda quando você pode usar
O termo “onde” pode ser utilizado como um pronome relativo ou como um advérbio interrogativo.
Quando é um pronome relativo, a palavra “onde” sempre estará em um período composto por subordinação, introduzindo uma oração subordinada adjetiva.
Confira os exemplos:
- “Os funcionários fizeram uma reunião nesta sala, onde decidiram pela greve geral.”
- “Onde foi que deixei meu carregador?”
Percebe como ambos os exemplos acima remetem a lugar? No primeiro, se trata da sala onde foi feita a reunião. No segundo, de um possível lugar para perder um objeto.
Isso acontece porque “onde” é sempre adjunto adverbial de lugar. Sendo assim, uma boa dica para identificar quando usá-lo é ter em mente que os verbos que acompanham essa palavra exprimem a noção de estado ou permanência. Veja mais:
- “Ninguém sabe onde o carregador está, portanto, continuaremos sem bateria.”: “está” apresenta sentido de estado.
- “Moro na rua onde fica o teatro novo, mas nunca o visitei.”: “moro” e “fica” apresentam noção de permanência.
- “Afinal, alguém sabe onde coloquei a bolsa?”: “coloquei” apresenta sentido de permanência.
Cuidado para não errar…
Muita gente acaba utilizando “onde” como um termo “coringa”, que pode ser colocado em diferentes contextos que não estão relacionados à indicação de lugar, como:
- “Fez inúmeras declarações, onde demonstrou seu desejo de se redimir.”
Porém, tenha em mente que apesar da diferença de “onde” e “aonde”, essas duas palavras servem para indicar local, e apenas isso!
Então, o correto para o exemplo acima seria, por exemplo:
- “Fez inúmeras declarações, pelas quais demonstrou seu desejo de se redimir.”
Aonde: saiba quando usar
“Aonde” é um advérbio. Porém, ele não deve ser usado para indicar localização, e sim a ideia de movimento. Então, você só deve utilizá-lo quando o verbo que o acompanha exprimir essa noção, como: “ir”, “chegar”, “voltar”, “dirigir”, etc.
Aqui estão os exemplos:
- “Aonde você vai com essa mala?”
- “Aonde ele foi ontem à noite?”
- “Aonde nós iremos?”
Diferença de onde e aonde: deu para entender?
Então, deu para entender quando usar “onde” e “aonde”? O primeiro passo é sempre identificar se a palavra está apresentando o sentido de lugar. Se há lugar e o verbo é estático, você deverá usar “onde”. Se o verbo exprime movimento, é “aonde”.
Com essas dicas ficou fácil entender a diferença de “onde” e “aonde”, né? Então, que tal continuar recebendo dicas de português e redação direto em seu email? Cadastre-se na Comunidade Imaginie e receba conteúdos de qualidade gratuitamente!