Nos últimos anos, os casos de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) – principalmente AIDS (ocasionada pelo vírus HIV), sífilis, clamídia, gonorreia e HPV (que pode originar câncer de colo de útero) – vêm crescendo de forma preocupante no Brasil. Estuda-se várias razões para esse aumento, sobretudo a falta do uso do preservativo (o método mais eficaz na prevenção de doenças).
Como a problemática possui caráter urgente na saúde pública (e na sociedade como um todo), o assunto mostra-se muito recorrente em propostas de redação de escolas e de alguns vestibulares, sendo, inclusive, cotado para o Enem. Assim, informar-se e ter conhecimento de várias áreas sobre o assunto (habilidade cobrada na competência 2 do edital do Enem) é importante para obter uma boa nota em sua produção, não é mesmo?
Por isso, indicamos 3 produções cinematográficas com a temática de DSTs, para te ajudar a expandir sua bagagem sociocultural, bem como a enriquecer o conteúdo do seu texto:
Filadélfia (1993)
O aclamado e simbólico filme, dirigido por Jonathan Demme, foi um marco na representatividade LGBT no cinema. Sem recorrer a estereótipos excludentes e limitados, a produção retratou a vida de um homem homossexual, que descobre ser portador da AIDS. Em meio a uma parcela preconceituosa e homofóbica da sociedade, ele chega a perder o emprego apenas pelo seu problema de saúde, erroneamente associado à sexualidade. Afinal, a doença (assim como outras DSTs) pode manifestar-se em qualquer pessoa, independente da orientação sexual.
Carandiru (2003)
O filme brasileiro, baseado no livro Estação Carandiru (Dráuzio Varella, 1999) e dirigido por Héctor Babenco, retratou o cotidiano na Casa de Detenção, em São Paulo. A produção é centrada na experiência de um médico que vai à prisão (localizada no bairro Carandiru), para promover um trabalho de prevenção à AIDS e a outras DSTs. Antes, durante e depois do Massacre (que, de fato, ocorreu em 1992), são mostrados os empecilhos e desafios do projeto, como a resistência encontrada na abordagem de alguns detentos. Em contrapartida, outros presos expressam inspiradora vontade de viver e de tratar-se devidamente, para amenizar a doença.
Clube de Compras Dallas (2013)
O filme, dirigido por Jean-Marc Vallée, é ambientado no Texas de 1985. Tem como temática central a vida de Ron Woodroof (Matthew McConaughey), um homem heterossexual acostumado a ter atitudes preconceituosas e intolerantes e a praticar atos sexuais (sem preservativo) nas noites de Dallas. Quando ele recebe o diagnóstico de AIDS, influenciado por sua homofobia, imediatamente ignora e subestima a doença, acreditando que a enfermidade restringe-se a homossexuais. O longa retrata um problema ainda muito comum na sociedade atual: a grande resistência de muitos portadores de DSTs (sobretudo na época de descoberta da doença), que recusam-se a obter tratamento, e acabam lidando com condições de saúde agravantes.
Gostou das indicações? Tem mais alguma para contar pra gente? Escreve aqui nos comentários!
Desejamos a você uma ótima produção – e boas sessões de cinema também!