Atlanta é uma série de comédia dramática norte-americana transmitida pela FX. Ela foi criada, dirigida e estrelada por Donald Glover, também conhecido por seu pseudônimo musical, Childish Gambino (já falamos sobre esse ator AQUI, clique para saber mais!). A produção suscita, de forma inteligente, ácida e bem humorada, a realidade de alguns problemas sociais que você pode citar e relacionar em sua redação. Veja abaixo algumas referência possíveis.
DESEJO DE ASCENSÃO SOCIAL
O foco central da série está no desejo de Earn Marks, interpretado por Glover, em conseguir a oportunidade de ascender socialmente como o primo, que é rapper, o Paper Boi, interpretado por Brian Tyree Henry. Apesar das dificuldades e empecilhos que irá enfrentar, não se trata de uma luta banal, pois a vida na cidade de Atlanta para um jovem negro não é fácil. Além disso, Earn precisa melhorar de vida para garantir um bom futuro para a filha pequena.
Foto – Divulgação
VEJA TAMBÉM: COMO CITAR FILMES DA PIXAR NA REDAÇÃO
RACISMO E VIOLÊNCIA
A primeira cena da série já mostra como essa realidade de envolvimento com a violência sofrida, graças ao racismo, influencia nas relações entre a própria comunidade negra.
BRUTALIDADE POLICIAL
Em um dos episódios, um homem mentalmente doente usando vestimentas de hospital é atacado depois de cuspir em um oficial. A cena é chocante e nos faz refletir sobre a realidade atual, em que pessoas com doenças mentais são maltratadas e até mesmo mortas, mesmo pelas autoridades que deveriam garantir a segurança social, denotando o caráter de brutalidade policial.
TRANSFOBIA
Paper Boi é acusado, em um dos episódios, de transfobia, que trata-se da aversão ou discriminação contra pessoas trans (transexuais, transgêneros ou travestis), depois de fazer um comentário na rede social Twitter sobre Caitlyn Jenner. Paper Boi começa a ser taxado como preconceituoso, mesmo sem ele compreender bem o porquê. A situação expõe também o sensacionalismo e a dificuldade de diálogo que os chamados “esclarecidos” no assunto possuem para compartilhar a mensagem de conscientização, tornando pessoas ignorantes na questão em símbolos de um preconceito que pode ser, por vezes, inexistente ou facilmente desconstruído.
RACISMO
A série retrata a realidade de negros atormentados pelo que viveram de abusos e traumas na infância por meio do personagem Teddy Perkins, cujo enredo remete à história real de Michael Jackson e seu processo de não aceitação da pele negra.
A série já possui duas temporadas completas, 21 episódios no total cuja duração, em média, é de 25 minutos cada. A primeira temporada está disponível na plataforma de streaming Netflix!
Gostou? Veja AQUI mais referências de séries para usar em sua redação!
Até a próxima 😉