🔥 UTILIZE O CUPOM IMGBLOG E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS IMAGINIE

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Por que a leitura é fundamental para uma boa redação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Veja como ler ajuda você na hora de escrever uma redação para o vestibular

Por Leticia Reina – Gestora pedagógica da Guten Educação e Tecnologia

No início do ano, a Fuvest, instituição responsável por um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, solicitou aos candidatos que foram aprovados para a segunda fase que escrevessem uma dissertação sobre o tema “Devem existir limites para a arte?”. Utilizando como base trechos de cinco textos distintos que abordavam vários aspectos do assunto, a proposta exigia a construção de uma opinião.

A questão, que assombra gerações de vestibulandos, é: como construir um texto opinativo da melhor forma possível?

Para a construção de um texto como esse, é preciso ter uma tese a ser defendida. Além disso, é necessário validar essa ideia com base na construção de argumentos. Se a tese e os argumentos não forem consistentes, o desempenho na redação tende a ser baixo.

Para garantir essa consistência é preciso ter conhecimento do assunto a ser abordado. Além disso, quanto mais extenso for o repertório do estudante, maiores as chances de ele já ter refletido sobre o tema e já ter um posicionamento. Para isso, é fundamental que ele leia sobre os mais variados assuntos. Deve-se levar em consideração, também, que as provas de redação de vestibular no Brasil, de um modo geral, optam por temas atuais e que geraram repercussão na sociedade em um período recente. Por exemplo, a redação da Unicamp deste ano discutiu a pós-verdade; já a Universidade Estadual do Ceará debateu a modernidade líquida em 2016.

Por isso, no que diz respeito ao repertório para o vestibular, ler conteúdo jornalístico é fundamental.

Além dos argumentos e da tese, é necessário saber construir uma redação nos moldes exigidos por determinado gênero textual. No exemplo da proposta da Fuvest, trata-se de um texto de opinião, mas poderia ser um outro gênero, como uma fábula, uma carta etc. A melhor forma de saber como fazer essa construção da maneira correta é estudando exemplos. Por isso, além da leitura de textos jornalísticos, leve em conta outros gêneros. Isso possibilita que sejam percebidas diferentes estruturas, estilos, esferas de circulação.

Quanto mais diversificado o leque de gêneros lidos, mais proficiente na escrita fica o estudante. Isso acontece porque mais recursos linguísticos podem ser acionados nas produções. Isso abre caminhos para a escrita reflexiva, para a adequação da linguagem ao interlocutor, ao destinatário e ao local de publicação, por exemplo. É preciso saber, de acordo com a proposta, qual é o tipo de linguagem exigida. Além disso, pensar sobre qual é o público e qual é o objetivo – uma carta pode não exigir uma linguagem formal, diferente de um texto científico, assim como uma produção publicitária tem um objetivo diferente de uma poesia, e assim por diante.

Cada redação apresenta uma demanda e o segredo para ter um bom desempenho é ter um bom repertório. Portanto, é preciso praticar a escrita e realizar um processo de revisão, ou seja, uma leitura crítica do próprio texto. Não se esqueça de que ler e escrever são ações indissociáveis.

Leitura e escrita: não é só para o vestibular

Vale ressaltar que, apesar da necessidade de elaborar uma boa redação ser ainda mais evidente quando um estudante busca ingressar em uma faculdade, a necessidade de formar bons redatores, e bons leitores, não é uma exclusividade dessa fase. Um estudo feito com trabalhadores brasileiros revelou que quatro em cada dez profissionais de chefia não dominam a escrita e a leitura. A mesma pesquisa diz que menos de um quarto dos brasileiros sabe ler e compreender um texto científico (como uma bula de remédio) e uma parcela menor ainda é capaz de ir até uma banca de jornal, selecionar um artigo e distinguir fato de opinião.

A defasagem nesse quesito começa na escola.

Dados de uma pesquisa da Prova Brasil apontaram, em 2015, que 70% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental não passam do nível básico no quesito leitura e interpretação, sendo 18% com nível insuficiente. Em uma escala que varia entre insuficiente, básico, proficiente e avançado, apenas 5% do total se enquadra nesse último nível. A leitura e a escrita são essenciais para a formação do cidadão crítico e ambas são habilidades a serem desenvolvidas com tempo e dedicação.

___

Leticia Reina

Mestre em linguística aplicada e estudos da linguagem pela PUC – SP. Ela atua há mais de 25 anos na área de educação em escolas públicas e privadas. Atuou na Escola da Vila, na Santi, Instituto Qualidade no Ensino (IQE), Senac e elaborou material pedagógico para FTD. Na Guten, Leticia é a responsável pelo conteúdo pedagógico e formações de professores para o uso da ferramenta.

Sobre a Guten

A Guten é uma solução digital de apoio às escolas que estimula a leitura crítica nos alunos por meio de uma plataforma interativa que utiliza o mundo como canal de aprendizado. Conheça mais em www.gutennews.com.br

Referências:
https://g1.globo.com/educacao/noticia/fuvest-2018-tema-da-redacao-aborda-polemicas-em-museus-de-arte.ghtml
https://www.huffingtonpost.com/mike-hanski/read-more_b_5192754.html
http://www.fuvest.br/wp-content/uploads/fuv2018.fase_.2.dia_.1.pdf
http://www.qedu.org.br/brasil/proficiencia

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter