Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Tema sobre desigualdade social: saiba discutir

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Estudamos sobre a desigualdade social desde o ensino básico. Infelizmente, o tema não é abordado como algo passado e já resolvido, e isso denota a persistência de um problema grave e urgente. Mas, afinal, você sabe discutir sobre a desigualdade social? Saberia propor medidas para solucioná-la, por exemplo, em uma proposta de intervenção? Pensando nisso, elaboramos este post, com breves abordagens sobre esse assunto para norteá-lo nas produções textuais que demandarem essa questão. Confira:

Conceito: o que é?

A desigualdade social acontece em diversos âmbitos, mas pode ser resumida como a distribuição de renda desequilibrada na sociedade. Graças a ela, uma minoria é detentora de recursos a níveis exorbitantes, enquanto a maioria sofre pela escassez. Assim, dentro de uma mesma sociedade há grupo com distribuição de rendas muito discrepantes.

Fato é que a desigualdade social nunca vai deixar de existir, pois é impossível e impraticável a tentativa de divisão exata dos recursos para cada ser humano, principalmente por vivermos em uma sociedade hierarquizada. Porém, quando essa desigualdade se acentua de forma muito evidente, limitando direitos básicos e essenciais a uma parcela pequena da sociedade, inúmeros problemas passam a também ser acentuados, como deficiências na área da saúde ou da educação.

As desigualdades sociais podem acontecer também em relação à raça, quando são dadas oportunidades diferentes a negros e brancos, por exemplo. Há, ainda, as desigualdade de gênero, quando mulheres ganham menores salários que os homens mesmo que tenham a mesma função ou o mesmo nível de capacitação para a tarefa, ou quando subjuga-se alguém por sua orientação sexual. Além de, também, haver a desigualdade regional, quando percebe-se a valorização e o investimento em determinadas regiões do país em detrimento de outras, como é o caso das grandes metrópoles brasileiras, que concentram o capital de forma acentuada, diferente de tantas regiões do nordeste do país.

Algumas das causas para o problema são:

Governos corruptos, má gestão e distribuição de renda, não investimento em áreas fundamentais (como saúde e educação), assim como em infraestrutura (para moradia, empregos e locomoção, por exemplo).

As consequências são inúmeras, dentre elas:

Fome, desnutrição, doenças, mortalidade infantil, desemprego, criminalidade, marginalização, violência, atraso econômico e instabilidade política.

Dados importantes…

…que expõem um pouco sobre esta realidade.

  • O Brasil é considerado o 10º país com mais desigualdade no mundo, sendo o 4º mais desigual na América Latina. (Dados segundo o Coeficiente de Gini, indicador de concentração de renda de um país).
  • A pobreza no Brasil atinge, hoje, cerca de 28 milhões de pessoas, sendo que nos estados do Norte do Nordeste concentram-se as populações em situações mais precárias do país, portanto, a pobreza do Brasil revela, também, as disparidades regionais devido aos anos de concentração da política e das indústrias no sul do país.
  • É importante ressaltar que os programas de segurança social, como o Bolsa Família, têm assegurado de alguma forma a população.
  • As causas da desigualdade têm um passado histórico relacionado ao processo de colonização, escravidão e, posteriormente, êxodo rural, fatores que acentuaram o quadro de miséria ao longo dos anos.
  • Em 2017, dados do IBGE apontaram que 50 milhões de brasileiros vivem na linha de pobreza. A pesquisa ainda constatou que o maior índice de pobreza é registrado região Nordeste, afetando 43,5% da população.

Possíveis intervenções:

  • Uma forma eficaz de combate à pobreza e à desigualdade é por meio da geração de empregos, para que as famílias possuam renda suficiente para suprir as necessidades básicas para a sobrevivência. O Governo deve aprimorar políticas de combate ao desemprego e à informalidade do setor empregatício.
  • O Governo deve, também, aprimorar os programas assistenciais, para que, de fato, façam a diferença na vida dos cidadãos cuja renda não supre as necessidades básicas.
  • É preciso capacitar os indivíduos, com educação/formação de qualidade, permitindo maiores oportunidades de vida. Esse é um dever do Estado em parceria com as escolas.

Tema para treinar:

FOME E DESIGUALDADE SOCIAL NO SÉCULO XXI

Agora que você já sabe como falar sobre esse assunto, que tal colocar em prática? Para receber a sua redação corrigida com feedback completo, conheça os planos da Imaginie. 😉

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter