Saiu o resultado Sisu 2022! O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada para as instituições de ensino superior no país atualmente, sendo utilizado pela grande maioria das universidades, centros universitários, faculdades, etc.
Os programas governamentais Fies e ProUni utilizam a nota do Enem para conceder vagas em cursos superiores pagos, por meio de financiamento do curso e concessão de bolsas, respectivamente.
Já o Sisu utiliza a nota do Enem para conceder vagas em universidades públicas, em que não é necessário pagar pelo curso. As instituições de ensino superior estaduais e federais são muitíssimo concorridas e, por isso, o resultado Sisu causa tanta expectativa e euforia.
Pensando em acalmar um pouquinho o seu coração, elaboramos esse artigo que vai explicar a você quando sai o resultado Sisu, como consultá-lo e muito mais! Vamos lá?!
O que é o Sisu?
Antes de mais nada, vamos explicar de maneira breve do que se trata o Sisu.
Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada, um programa criado pelo ex-presidente Lula, em 2009, que passou a funcionar de maneira efetiva em janeiro de 2010.
Desde então, o programa tem buscado democratizar e facilitar o acesso às instituições de ensino superior federais e estaduais. E, para isso, como citado anteriormente, utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio, que é hoje a principal prova para a seleção de futuros universitários brasileiros.
Quando você se inscreve para o Sisu, exclusivamente pelo site do programa, você deve inserir o seu número de inscrição do Enem e a última senha de cadastro
Após esse primeiro passo, deverá optar por duas opções de curso e universidade à sua escolha. Todas essas informações preliminares estão contidas em guia completo sobre o Sisu.
Quando sai o resultado Sisu?
O cronograma de inscrições para o Sisu deste ano previa apenas 4 dias de inscrição.
Se você fez sua inscrição dentro do prazo, escolhendo as duas opções de curso de seu interesse, certamente deve estar na expectativa para saber se foi selecionado na Chamada Regular em sua primeira ou segunda opção ou se ficará na Lista de Espera.
Nada de pânico, ok?! Estamos aqui para ajudá-lo a se acalmar, mostrando quando o resultado Sisu fica disponível e como você consegue acessá-lo. Além disso, vamos dar algumas dicas sobre os próximos passos, caso você tenha sido selecionado na Chamada Regular ou não.
O resultado Sisu 2022/1 estará disponível para você no dia 22 de fevereiro (terça-feira). Não se desespere caso tenha dificuldades para acessá-lo. São mais de 1 milhão de pessoas querendo saber se foram aprovadas ou não e isso pode fazer com o site trave ou fique lento.
Como acessar o meu resultado Sisu?
Para conseguir visualizar o seu resultado, você deverá entrar no site com o seu número de inscrição do Enem e a senha mais recente. Após isso, você irá clicar na aba: boletim do candidato, lá será possível conferir se você foi já foi selecionado ou não para a primeira ou segunda opção de curso.
Você conseguirá ver também quais foram as notas de corte mínimas para cada uma das suas duas opções.
Se, e apenas se, você não tiver se classificado em nenhuma das duas opções, poderá optar por fazer parte da lista de espera para a primeira ou segunda opção. Portanto, ter acesso às notas de corte é interessante para que você consiga pensar em estratégias.
Por exemplo, se a nota de corte de sua segunda opção estiver mais próxima da sua nota, talvez seja melhor optar por ela, já que você terá mais chances de entrar nas outras chamadas, que são feitas pela própria universidade posteriormente.
Ufa! Muitas informações, não é mesmo?! Vamos por partes.
Em primeiro lugar, você sabe o que é nota de corte e como ela é calculada?! Imaginamos que talvez você tenha algumas dúvidas a respeito, por isso, siga na leitura e confira as informações sobre a nota de corte!
O que é a nota de corte?
A nota de corte é a nota mínima que você deve obter no Enem para concorrer às vagas ofertadas para determinado curso e instituição.
A nota de corte levará em consideração quantas pessoas se candidataram em um curso específico e a quantidade de vagas disponíveis. O raciocínio é lógico: quanto mais pessoas, maior será a nota que você deverá atingir no Enem para conseguir ingressar.
Como é calculada a nota de corte do Sisu?
Pois bem, para calcular essa nota mínima, a plataforma automatizada do Sisu pega a nota da última pessoa classificada para determinado curso e a utiliza como base.
Por exemplo: se um curso oferece 50 vagas, a nota da última pessoa classificada, a que está na posição 50, será a nota mínima, ou seja, a nota de corte mínima para acessar esse curso.
Há também a nota de corte máxima, que corresponde à nota da pessoa que ficou em primeiro lugar na Chamada Regular para determinado curso. É interessante mencionar que as notas de corte variam muito de um curso mais concorrido para outro não tão disputado.
Pois bem, o Sisu faz o cálculo diário parcial das notas de corte mínima e máxima. No entanto, quando você for acessar o resultado conseguirá ver as notas de corte definitivas para as duas opções de curso que você selecionou.
Fui selecionado para a Chamada Regular, e agora?
Agora que você conhece um pouco mais sobre a nota de corte e como o Sisu faz o seu cálculo, é chegada a hora de saber o que fazer caso tenha sido selecionado na Chamada Regular.
O resultado Sisu, como mencionado anteriormente, será divulgado no dia 22 de fevereiro e você poderá verificar se foi chamado ou não no site do programa (na aba: boletim do candidato) ou pelo site da própria instituição de ensino superior.
Se você foi selecionado para a Chamada Regular, deverá ficar atento ao prazo para matricular-se na instituição. Esse prazo começa no dia 23 a 28 de fevereiro.
Importante mencionar que os documentos exigidos para efetivar sua matrícula serão fornecidos pela própria instituição de ensino superior. Por isso, fique muito atento ao site da universidade escolhida para saber o que levar, quando e onde comparecer. Afinal, você não vai querer correr o risco de perder a vaga que estudou tanto para conquistar!
O Sisu possibilita que você concorra às vagas por duas frentes: ampla concorrência e cotas. Para aqueles que selecionaram a opção cotas, são exigidos documentos, que também serão indicados pela universidade, para a comprovação.
Apesar das cotas para ações afirmativas não exigirem legislativamente documentos específicos, muitas universidades têm feito uma entrevista com os candidatos que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas, para evitar possíveis fraudes.
Outro ponto importante é que caso você seja selecionado apenas para a sua segunda opção de curso, você deverá realizar a sua matrícula na instituição e curso escolhidos, já que não há a chance de escolher permanecer a lista de espera de sua primeira opção.
Por isso, o ideal é que você escolha duas opções de cursos e universidade que realmente deseje cursar, pois você só poderá aguardar na lista de espera caso não tenho sido selecionado para nenhuma das duas opções.
Como posso fazer parte da lista de espera?
Bom, caso você não tenha sido selecionado na Chamada Regular, ainda existe a opção da Lista de Espera. Por isso, nada de ficar triste, en?!
Para participar da lista de espera, você deverá manifestar interesse, pelo site do Sisu, entre os dias 22 e 28 de fevereiro.
Isso quer dizer que, caso você não tenha passado na Chamada Regular, você não estará automaticamente inscrito na lista de espera. Você terá 7 dias para acessar o site do Sisu e se inscrever na lista de espera.
É interessante pontuar que você só poderá manifestar interesse em uma das duas opções. Portanto, pense em estratégias que possam te ajudar a iniciar o seu curso o mais rápido possível. Se sua nota está mais próxima da segunda opção, talvez seja o caso de optar por permanecer em sua lista de espera.
Várias universidades facilitam a troca de turnos (matutino, noturno), tipos (bacharelado ou licenciatura) e até de cursos. No entanto, você deve pesquisar e procurar saber nas instituições se isso é possível, para não se frustrar caso entre por um determinado curso e não consiga fazer alterações.
Entretanto, a maioria das universidades é bastante aberta quanto a isso. Na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), por exemplo, o currículo é bastante aberto e você pode, inclusive, pegar matérias de cursos completamente diferentes do seu.
Como saber se fui chamado na Lista de Espera do Sisu?
Atente-se bem a esta informação: as chamadas daqueles que forem selecionados na Lista de Espera acontecerão por meio dos sites e páginas das instituições, ou seja, você não acompanha essas chamadas pelo site do Sisu.
As universidades, centros universitários, etc. costumam fazer muitas chamadas. No ano passado, por exemplo, a UFMG fez mais de 10 chamadas ao longo do ano e isso significa que a cada chamada as notas de corte foram diminuindo, ou seja, aqueles com notas menores foram selecionados à medida que outros iam desistindo ou mudando de curso.
É interessante que você pesquise quantas chamadas as instituição que você deseja cursar costuma fazer, esse número não costuma variar muito de um ano para o outro. Pesquise também a maneira como as notas de corte do seu curso foram caindo ao longo das chamadas, isso te dará uma boa base de comparação com a sua própria média.
E aí, curtiu as nossas dicas sobre o resultado Sisu?! Esperamos, verdadeiramente, que elas possam acalmá-lo um pouco até que você consiga ter acesso ao resultado. A nota do Enem é importantíssima para acessar o Sisu e demais programas, mas também pode ser usada para outros fins, como cursar universidades portuguesas! Que tal dar uma lida em nosso post e descobrir outras finalidades do Enem?