O segundo tema do #DesafioVem1000 no mês das mulheres é: “A mulher brasileira no mercado de trabalho”.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em
Confira um exemplo de redação nota 920 com comentários!
Veja um exemplo de redação para o tema: “A mulher brasileira no mercado de trabalho”
Promulgada pela ONU[1] em 1948, a declaração dos direitos humanos garante a todos os indivíduos o direito à igualdade de gênero e ao bem-estar social. Conquanto, a baixa oportunidade das mulheres brasileiras no mercado de trabalho impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito universal na prática. Nessa perspectiva[2] esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País[4]. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nas desigualdades de oportunidades no mercado de trabalho. Segundo o ministério do trabalho, houve um acréscimo de aproximadamente 3,2% do número de mulheres no ramo trabalhista do ano de 2007 até 2016.[5] Diante do exposto, é inadmissível que em um período de quase dez anos apenas uma pequena parcela dessa população tenha se engajado em empregos formais.[6]
Faz-se mister, ainda salientar a herança de uma sociedade machista como impulsionador destas desigualdades. De acordo com Zygmunt Gaiman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da “modernidade líquida” vivida no século XXI.[7] Diante de tal contexto[8] é de grande urgência que a sociedade se questione e não aceite a negligencia do poder publico[9] diante das grandes diferenças salariais entre homens e mulheres nos dias atuais.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que o governo federal ponha em prática o direito a[10] igualdade de gênero, estabelecendo multas severas às empresas que excluam ou trate[11] com diferença essa parcela da população. Dessa forma, o Brasil poderia superar a desproporção dessa conjuntura.[12]
Confira a correção da redação
Confira, agora, as observações realizadas pelo corretor para esse exemplo de redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] É usual, quando se cita uma sigla pela primeira vez, descrever o que ela significa. Apesar de haver discordância entre professores, pois se trata também de estilo, é melhor evitar perda de pontos por algo tão simples.
- [2] Insira uma vírgula.
- [4] Diferencie as letras maiúsculas das minúsculas. Faça uma revisão antes de passar sua redação a limpo.
- [8] Acrescente uma vírgula aqui.
- [9] Cuidado com a acentuação das palavras! Esta palavra requer acento.
- [10] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
Competência II: compreender a proposta
- [3] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [5] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
- [6] Você poderia ter explorado um pouco mais esse argumento
- [7] Citação muito bem relacionada à discussão.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [12] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [11] Como isto poder ser executado? Como isso seria feito? (tais multas). Resolveria mesmo o problema? Faltou mais argumentação.
Comentário final
Parabéns! Seu texto além de apresentar leitura fluida e agradável, atendeu ao comando do tema e trouxe argumentos ricos! Está no caminho certo! Segue nos comentários algumas dicas para você usar nas próximas redações rumo aos milzão!!! Mãos à obra! Boa sorte! 🙂
Nota: 920
E aí, pronto para escrever a sua própria redação sobre o tema “A mulher brasileira no mercado de trabalho”? Escolha o seu plano da Imaginie e envie o seu texto para saber qual é a sua nota!