🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: redação sobre “Violência de gênero nas universidades brasileiras: como enfrentar esse problema?”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Ainda no mês das mulheres, o quarto tema de redação do #DesafioVem1000 é: “Violência de gênero nas universidades brasileiras: como enfrentar esse problema?”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Já é quase sextou ?, mas antes tem tema do Desafio #Vem1000 para você! ? ⠀ Com a ocorrência de denúncias de violência contra as mulheres em universidades brasileiras, é importante debater sobre esse assunto e pensar em propostas de intervenção. ⠀ A USP, por exemplo, criou o escritório USP Mulheres ♀, que é responsável pela proposição e implantação de iniciativas ou projetos voltados para a igualdade de gêneros e empoderamento de mulheres. ⠀ Nós abordamos alguns assuntos no nosso post ?, mas comenta aí pra gente o que você acha sobre esse tema. ? ⠀ #desafio #temaderedação #enem2020 #enem #diadamulher #mêsdamulher #redaçãoenem #imaginie

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Continue a leitura para conferir uma redação nota 920 com comentários detalhadas!

Redação pronta sobre violência de gênero nas universidades brasileiras

“Todo homem toma os limites de seu próprio campo de visão como os limites do mundo”.[1] Segundo Schopenhauer, os homens tomam aquilo que lhes beneficia como o que deve ser feito, não levando em consideração a opinião e o sentimento alheio. Nos dias atuais, isso pode ser notado na crescente onda de violência de gênero nas universidades brasileiras. Nesse âmbito, esse problema tem se assentado no legado machista dos brasileiros, visto que a maioria dos casos são contra mulheres.

Primordialmente, a sociedade vive um tempo de maior autonomia e inclusão das mulheres, principalmente no campo universitário. No entanto, se por um lado ela evoluiu, por outro ainda traz consigo a herança do machismo dentre os homens, que veio para o Brasil com os colonizadores portugueses, os quais tinham a visão de submissão das mulheres. Com isso, jargões como “sexo frágil”, “mulher é fácil”, “ela se insinuou pra mim”, ainda permeiam a comunidade brasileira, propagando a cultura machista e mascarando atos de violência sexual verbal e física contra universitárias, tendo como justificativa o instinto animal de se apoderar da “fêmea”. Dessa forma, o legado machista da sociedade contribui para o problema da violência de gênero nas universidades, uma vez que encobre e justifica tal prática.[3][4]

Indubitavelmente, muitos casos de estupro relatado nas universidades ocorrem em festas universitárias. Sendo assim, estupradores, muitas vezes universitários, justificam o crime no fato de as mulheres estarem bêbadas ou com roupas muito curtas, submetendo-as a atos contra a sua própria vontade e inferiorizando-as a objetos que devem sanar seus desejos carnais. Com efeito, em uma pesquisa realizada em todo o Brasil pela Revista Abril, 70% das universitárias[7] relataram ter sofrido violência nas universidades, refutando para as mulheres o que John Stuart Mill[8] disse: “Sobre seu próprio corpo e mente o indivíduo é soberano”.Faz-se notório, portanto, que a visão machista de que a mulher é um objeto submisso ao homem para satisfazer seus desejos está presente entre os universitários, evidenciando o problema da violência de gênero nesses locais.[2][6]

Em síntese, o problema da violência de gênero nas universidades brasileiras pode ser enfrentado combatendo-se o legado machista da sociedade. Diante disso, cabe às universidades a realização de campanhas contra o machismo, por meio das mídias universitárias, como panfletos, sites, rádio, que atinjam todos os alunos, com o fito de diminuir a incidência dos casos de violência. Também, o Governo Federal deve disponibilizar um local de denúncias 24 horas, através de um número de telefone, que possa enviar com rapidez policiais ao local, com o propósito de maior segurança. Em suma, espera-se ampliar a visão diminuta de uma sociedade com heranças machistas.[5]

Correção da redação

Confira, agora, os comentários feitos pelo corretor.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [6] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Você iniciou sua redação com uma citação, que é ao mesmo tempo uma frase que causa impacto. Até aí tudo bem, mas o grande erro é que você teve de se estender para explicar a relação dela com o texto, ao invés de apresentar o assunto que iria ser abordado na redação.
  • [3] Pesquise informações em jornais, dados estatísticos, autoridades no assunto para fundamentar o ponto de vista. Uma dica muito importante para escrever um texto, é ler sobre o assunto antes de inciá-lo. Sei que irá pensar: “no dia da prova não poderei fazer isto”, mas é durante o treino que irá formar seu repertório sociocultural. Por isso, se informar previamente sobre os temas é fundamental para chegar na prova com uma bagagem contundente.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.
  • [7] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
  • [8] Dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Muito bem! O texto foi articulado de forma eficiente, com leitura fluida e agradável que possibilitou ao leitor compreender a mensagem que gostaria de transmitir. É preciso ter mais atenção, entretanto, a alguns detalhes que foram relevantes para a perda de pontas. Cuidado com o uso de conectivo e com a repetição ou a substituição inadequada de palavras. Aproveite a oportunidade de demonstrar domínio sobre os recursos de substituição possíveis, combinado?

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [5] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

De modo geral, seu texto está bom, mas há o que melhorar, principalmente no que concerne a Competência 3. Em suma, atente às marcações feitas no texto, pesquise sobre diversos assuntos para aprimorar cada vez mais o seu repertório sociocultural e continue praticando a escrita. Tenho certeza que com esforço e dedicação você alcançará seus objetivos! Bons estudos!

Nota: 920

E aí, pronto para escrever a sua redação sobre “Violência de gênero nas universidades brasileiras: como enfrentar esse problema?”? Não esqueça de escolher o seu pacote da Imaginie e enviar o seu texto para correção para saber qual é sua nota e como você pode melhorar!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

quinze + 2 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter