O artigo é uma das dez classes gramaticais do português. Essas palavras são termos muitíssimo importantes e funcionam como uma espécie de sombra dos substantivos.
Ham, sombra, como assim?
Calma, que já vamos explicar melhor.
O artigo é uma classe gramatical que se flexiona em número, gênero e grau. E todas essas flexões serão determinadas pelo sujeito que ele acompanha, por isso, dizemos que o artigo se molda, como uma sombra, dos nomes que ele acompanha.
Mas se você ainda quer conhecer melhor essa classe de palavra superimportante para o nosso idioma, esse artigo foi feito para você. Nele vamos te contar bem detalhadamente o que é um artigo, sus tipos, funções e exemplos. Então, bora conferir este conteúdo?
O que é um artigo?
O artigo é uma das classes gramaticais estudadas e definidas pela morfologia. Essa classe de palavras é composta por termos variáveis em gênero e número e serve para determinar os substantivos de modo preciso ou vago.
Mas antes de esmiuçarmos o artigo, vamos te contar melhor o que é a morfologia. Confere só!
O que é a morfologia das palavras?
A origem da palavra morfologia é grega: “morphe” significa forma e “logía” quer dizer estudo. Portanto, dentro dos estudos gramáticos do português, morfologia quer dizer, na prática, a parte da língua portuguesa que se dedica a analisar a estrutura, o formato e a classificação das palavras.
A morfologia, em si, analisa as palavras de modo isolado e fora de contexto e, por isso, atribui uma classificação que pode ser diferente quando as palavras estão dentro de frases.
A morfologia classifica cada termo de uma frase de modo isolado, observando apenas as características fora de contexto daquela palavra.
Leia mais: “Conheça os conceitos de frase, oração e período.”
O modo classificatório deste ramo do português é chamado de análise morfológica. Dentro da análise morfológica analisamos cada uma das palavras de uma oração de modo isolado, mas levando em consideração a relação que as palavras e termos exercem entre si.
O artigo é uma classe de palavras definida pela morfologia. A seguir vamos te contar sobre os tipos de artigo. Acompanhe!
Quais são os tipos de artigo?
Quanto à classificação, eles podem ser:
Artigos definidos
- o;
- a;
- os;
- as
Agora, veja a aplicação de alguns deles em frases:
- “O menino é legal.”;
- “A moça é inteligente.”
- “Os meninos são levados.”
- “As gatas são caramelo.”
Artigos indefinidos
- um;
- uma;
- uns;
- umas.
Veja alguns exemplos desses artigos indefinidos aplicados em orações:
- “Lute como uma garota.”
- “Ele se apaixonou por um qualquer.”
Combinações de artigos
Além dos artigos definidos e indefinidos, temos também algumas junções e mesclas entre artigos e preposições que nos dão palavras completamente novas. Conheça a seguir algumas combinações e contrações entre essas classes de palavras:
- ao (a + o) / aos (a + os);
- à ( a + a) / às (a + as);
- no (em + o) / nos (em + os);
- na (em + a) / nas (em + as);
- pelo (por + o) / pelos (por + os);
- pela (por + a) / pelas (por + as);
- do (de + o) / dos (de + os);
- da (de + a) / das (de + as);
- num (em + um) / nuns (em + uns);
- numa (em + uma) / numas (em + umas).
A partir da análise dessas combinações, podemos perceber como se dá a crase. Veja que ela acontece quando há a junção de uma preposição “a” (que vai existir em uma oração por causa da regência de um verbo ou nome que peça um complemento preposicionado) e um artigo definido “a”, que antecede palavras femininas.
Viu como o estudo dos artigos pode te ajudar a escrever melhor e a não errar o uso da crase em suas redações e produções textuais para o vestibular e Enem?
Quais as funções dos artigos?
Bom, agora que você já sabe o que é um artigo e quais os seus tipos, vamos te contar melhor sobre suas funções.
A principal função dos artigos é atuar junto aos substantivos que eles acompanham. Você se lembra de que falamos sobre isso lá em cima? Os artigos vão funcionar como uma espécies de sombras dos substantivos, definindo-os ou indefinindo-os.
Pode parecer que não, mas o artigo é uma classe de palavras essencial para a comunicação. Ele ajuda a entendermos melhor os determinados termos e trechos de textos orais ou escritos, facilitando nossa compreensão do contexto.
Mas já que estamos falando tanto do substantivo, que tal conhecer um pouquinho melhor essa classe de palavras tão importante? A seguir vamos te contar brevemente sobre ela. Confira!
O que é o substantivo?
O substantivo nomeia pessoas, cidades, estados, países, objetos, animais, vegetais, sentimentos, enfim, as coisas de maneira geral. Palavras como “Maria”, “Rio de Janeiro”, “Minas Gerais”, “boné”, “cobra”, “alface”, “amor” e milhares de outras são todas chamadas de substantivos.
Ufa, é palavra que não acaba mais! E um ponto a ser estudado é como se dá a formação dessas palavras.
O substantivo pode ser formado por quatro maneiras diferentes. Confira-as a seguir:
- Primitivo;
- Derivado;
- Simples;
- Composto.
Além disso, os substantivos são classificados como:
- Comuns;
- Coletivos;
- Próprios;
- Concreto;
- Abstrato.
Conhecer os substantivos irá te ajudar, e muito, a entender bem o artigo e sua função.
Bom, esperamos que você tenha curtido conhecer a classe de gramatical do artigo e que o conteúdo deste post tenha sido realmente produtivo para você! Aproveite para conhecer o advérbio e dar um check em mais uma classe de palavras em seu cronograma de estudos!