Inclusão: esse é um eixo temático que, muito provavelmente, pode cair no Enem. E você quer estar preparado, não é mesmo?
Por isso, hoje separamos uma redação comentada sobre “As dificuldades das crianças com distúrbio de aprendizagem de se inserirem na escola”. Confira!
Exemplo de redação sobre o tema: As dificuldades das crianças com distúrbio de aprendizagem de se inserirem na escola
Na antiga Esparta, crianças com deficiência eram assassinadas, pois não poderiam ser guerreiras, profissão mais valorizada na época. Na contemporaneidade, tal barbárie não ocorre mais, porém há grandes dificuldades para garantir aos deficientes – em especial as crianças com distúrbio – o acesso à educação, devido ao preconceito ainda existente na sociedade e à falta de atenção do Estado à questão.[1][2]
Inicialmente,[3] um entrave é a mentalidade retrógrada de parte da população, que age como se as crianças que sofrem de distúrbio fossem incapazes de estudar e, posteriormente, exercer uma profissão. De fato, tal atitude se relaciona ao conceito de banalidade do mal, trazido pela socióloga Hannah Arendt:[4] quando uma atitude agressiva ocorre constantemente, as pessoas param de vê-la como errada. Um exemplo disso é a discriminação contra esse grupo de adolescente nas escolas e faculdades – seja por olhares maldosos ou pela falta de recursos para garantir seu aprendizado. Nessa situação, o medo do preconceito, que pode ser praticado mesmo pelos educadores, possivelmente leva à desistência do estudo, mantendo o deficiente à margem dos seus direitos – fato que é tão grave e excludente quanto os homicídios praticados em Esparta, apenas mais dissimulado.[5]
Outro desafio enfrentado pelas crianças portadoras de algum distúrbio é a inobservância estatal, uma vez que o governo nem sempre cobra das instituições de ensino a existência de aulas especializadas para esse grupo – ministradas por exemplo em Libras – além da avaliação do português escrito como segunda língua.[6] De acordo com Habermas, incluir não é só trazer para perto, mas também respeitar e crescer junto com o outro. A frase do filósofo alemão mostra que enquanto o Estado e a escola não garantirem direitos iguais na educação dessas crianças – com respeito por parte dos professores e colegas – tal minoria ainda estará sofrendo práticas discriminatórias.[7]
Destarte,[8] para que as pessoas que sofrem com algum tipo de deficiência na audição consigam o acesso pleno ao sistema educacional, é preciso que o Ministério da Educação, em parceria com as instituições de ensino, promova cursos de Libras para os professores, por meio de oficinas de especialização à noite – horário livre para a maioria dos profissionais – de maneira a garantir que as escolas e universidades possam ter turmas para os surdos, facilitando o acesso desse grupo ao estudo, para que a discriminação dessa minoria seja reduzida, levando à[10] maior inclusão.[9]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [10] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
- [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [4] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
- [5] Ótimo argumento, muito bem!
- [6] Para extrapolar os textos motivadores, traga mais dados para sustentar a argumentação. Exemplo: A falta de informação costuma ser o principal obstáculo para o tratamento de pessoas com distúrbios de aprendizagem, dificuldade real muitas vezes confundida com falta de atenção ou de interesse. “É um indivíduo que não consegue adquirir a aprendizagem de forma eficiente”, explica a psicopedagoga clínica Tânia Maria de Campos Freitas. De acordo com ela, a situação é mais comum do que parece: cerca de 70% da população possui algum tipo de distúrbio específico de leitura e escrita. Diretora científica da Associação Brasileira de Dislexia (ABD), Tânia afirma que o problema existe desde o nascimento, mas só se torna evidente na idade escolar. Mesmo assim, em grande parte dos casos, o diagnóstico demora. “Se você identifica uma criança de risco precocemente, melhora toda a vida dela.”
- [7] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
- [8] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [9] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Sua redação está muito boa, parabéns e bom estudo.
Nota: 960
Estamos esperando a sua produção textual também! Escreva sobre “As dificuldades das crianças com distúrbio de aprendizagem de se inserem na escola” e envie a sua redação para a correção da Imaginie!