Para o tema dessa semana do Desafio #vem1000, separamos um assunto que vem sendo muito abordado: Discussão acerca da apropriação cultural. E aí, o que você sabe sobre ele?
Para te ajudar a escrever um texto nota máxima, separamos uma redação comentada. Confira:
Exemplo de redação sobre o tema: Discussão acerca da apropriação cultural
Apropriação cultural é a adoção de alguns elementos tradicionais e específicos de um grupo por outro de aspecto e comportamento diferente. Pode-se considerar esse intercâmbio como uma interação sadia. Porém, quando membros de uma cultura dominante incorporam componentes de outra[1], cujos integrantes sofreram opressão sistemática daquele mesmo grupo dominador, estabelece, então, uma desigualdade sociocultural. E isso tem sido uma realidade que marca a sociedade brasileira, principalmente no que tange à condição da população negra. Essa problemática pode advir tanto da ausência do tema na educação formal, quanto pelo papel da mídia. [2]
Em primeiro lugar, é preciso abordar a falha nas escolas quanto ao ensino da origem e significados dos elementos negros. De fato, boa parte dos educadores não apelam para esse compromisso humanístico, prezando mais o conteudismo do que o conhecimento de caráter histórico-social. Segundo Paulo Freire, sem educação adequada, a sociedade não muda. Nesse sentido, a falta de informação de cunho cultural favorece, mesmo que indiretamente, a manutenção da negligência e relativização dos costumes de um povo invisibilizado por séculos. [3][6]
É preciso considerar, ainda, o fato da indústria do entretenimento fazer uso de adereços e penteados africanos em atrizes e cantoras brancas. A mídia, ao se apoderar desses elementos, tira o significado original deles, que é o da resistência e autoafirmação do povo negro. Dessa maneira, tais itens transformam-se em apenas uma peça fashion, cuja apreciação está restrita à população branca. Isso fica evidente em um clipe de 2017, onde[4] a americana Demi Lovato usa tranças africana. Acusada de apropriação, a cantora limitou-se a dizer que eram apenas “torções” e que, de qualquer forma, estavam radiantes. Pode-se perceber, nesse caso, um certo esvaziamento de uma tradição importante. [5]
Fica evidente, portanto, que a apropriação cultural existe e é prejudicial. Para mitigar essa problemática, faz-se mister que a Secretaria da Educação elabore cartilhas educativas destinadas aos alunos, tendo como abordagem esse tema. Palestras ministradas por cientistas sociais em igrejas e comunidades também ajudarão a disseminar essas informações. Com isso, os estudantes e a população poderiam ficar cientes desse entrave, prevenindo a ocorrência de apoderamento cultural vazio e gratuito.. Por outro lado, a mídia, ao invés de usar peças de origem africanas em pessoas brancas, poderia usar diretamente em afrodescendentes, abrindo espaço para esses profissionais também atuarem. Assim sendo, mais visibilidade seria dada a esse povo, valorizando uma cultura tão essencial para o país.[8][9]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [9] Há respeito pela gramática normativa.
Competência II: compreender a proposta
- [2] Boa introdução.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [5] Neste parágrafo há uma ótima argumentação.
- [6] Boa argumentação.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [1] Diversifique o uso dos termos. Não faça uso de uma mesma construção em uma dissertação.
- [3] Procure diminuir o tamanho dos períodos.
- [4] Use este conectivo somente para se referir a lugares.
- [7] Em dissertações, procure construir parágrafos menos densos [ menores].
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [8] Boas propostas de intervenção.
Comentário final
Olá, ótimo texto. Atente-se ao tamanho dos seus períodos. Procure usar conectivos adequados e variados. No mais, continue a escrever. Apeteço, com veemência, pelo seu genuíno sucesso.
Nota: 920
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