Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: A educação como veículo de mudança na sociedade [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A educação é um direito fundamental que visa desenvolver e potencializar a capacidade intelectual dos indivíduos, pois é pelo conhecimento que cada um passa a saber sobre seus direitos.  

Além disso, ela auxilia no desenvolvimento do país e tem impacto em muitas áreas, como a social, econômica e cultural. 

O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “A educação como veículo de mudança na sociedade”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!

Exemplo de redação sobre o tema: A educação como veículo de mudança na sociedade

A premiada obra cinematográfica “A Sociedade dos Poetas Mortos” retrata a educação como ferramenta de transformação de vida. Embora a atual realidade brasileira dialogue com esse viés do filme, a educação de qualidade ainda não foi democratizada, o que representa um grave obstáculo social. Nesse sentido, é fundamental que o ensino não seja precarizado e que o aprendizado qualitativo não se restrinja aos mais favorecidos economicamente. [1] [2]

Em primeiro lugar, é relevante dizer que a condição precária [11] da educação é um retrato da desigualdade social, que, por consequência, gera distorções na formação dos estudantes, de acordo com o educador Paulo Freire, na obra “Pedagogia do Oprimido” [3]. Nessa perspectiva, Freire ressalta que a mudança social apenas será possível quando o ensino for emancipador e, para tanto, é preciso ter condições mínimas para a construção do saber [4]. Dessa forma, não é razoável que a educação de qualidade seja fragilizada pela falta de investimentos.

Além disso [5], é necessário que a pedagogia de qualidade seja democratizada. A esse respeito, o cronista Marlon Medeiros, no livro “Que Cidadão Sou Eu” [6], cunhou o termo “Cidadão Gourmet” para referir-se a pessoas que, por privilégios, transitam em ambientes que o cidadão trivial não tem acesso. O conceito “gourmet”, denunciado por Medeiros, dialoga com a educação brasileira à medida que [8] as melhores escolas e os melhores professores são destinados [12], quase exclusivamente, aos estudantes ricos [7]. Consequentemente, a grande massa de alunos possui maior dificuldade em transformar seu mundo, que já é desigual.

Portanto [9], a educação carece de cuidados, haja vista seu papel transformador na sociedade. Para tanto, o Ministério da Educação, que é um dos responsáveis pelo tema, deve, com urgência, investir na estrutura escolar, de modo a tornar esse ambiente propício para uma formação emancipadora – tal qual propôs Paulo Freire –, por meio de destinação de verbas e cursos capacitadores, os quais podem ser disponibilizados pela internet, com a finalidade de levar qualidade de ensino a todas as camadas sociais. Então, a transformação social vista em “A Sociedade dos Poetas Mortos” será recorrente no Brasil. [10] [13]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [11] Você utiliza esta palavra muito recorrentemente. Procure utilizar sinônimos.
  • [12] Atenção! Aqui você cometeu um erro de personificação inadequada. São destinados por quem? Utilize outra palavra!
  • [13] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
  • [4] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
  • [6] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [7] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [5] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [8] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [9] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [10] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Excelente redação, parabéns! Observe os erros cometidos, busque estudá-los e explore formas de melhorar sua pontuação nos aspectos em que obteve uma nota mais baixa. Bons estudos e abraço! 

Nota: 1000

Quer escrever sobre o tema “A educação como veículo de mudança na sociedade” e receber o seu texto corrigido? É só escolher o seu plano da Imaginie e enviar a sua redação para os nossos corretores.

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Estude com a Imaginie

Tenha suas redações corrigidas de maneira detalhada por especialistas em 24 horas

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter