Você sabe como entrar na faculdade? Atualmente, fazer um curso superior deixou de ser um luxo e se tornou uma exigência crescente para ocupar posições no mercado de trabalho.
A qualificação por meio de uma graduação, e até mesmo de cursos posteriores, é essencial para conquistar as melhores oportunidades.
Por isso, se você quer um lugar de destaque profissional, além de melhores oportunidades de remuneração, é essencial incluir os estudos em uma faculdade dentro dos seus planos.
Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a encontrar a melhor opção dentre as possíveis formas de entrar em uma faculdade e os requisitos necessários para isso. Acompanhe!
Como entrar na faculdade?
Atualmente, é cada vez mais comum entrar no ensino superior no Brasil sem ter que realizar provas específicas. Isso acontece, porque depois que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) passou a ser usado para selecionar os candidatos, muitas instituições de ensino deixaram de realizar o processo seletivo tradicional.
A nota do Enem é utilizada como base para classificação em processos seletivos de universidades públicas e privadas. Muitas instituições já aderiram a programas que usam essa nota. Há, ainda, aquelas que optam por utilizar somente a nota do Exame como critério para seleção direta dos estudantes.
Veja, a seguir, como entrar na faculdade dos seus sonhos:
1. Enem
Como já foi explicado anteriormente, é praticamente impossível falar sobre formas de ingresso nas instituições de educação superior sem mencionar a nota do Enem.
Sua nota pode ser usada tanto para programas do governo, como o Sisu, ProUni e Fies, quanto pelas próprias instituições. Também é bastante comum que as faculdades privadas utilizem seu resultado para substituir os vestibulares próprios e garantir a vaga de seus calouros.
2. Sisu
O Sistema de Seleção Unificada é utilizado para conquistar uma vaga nas faculdades públicas do país. Por ele, as instituições disponibilizam as vagas dos seus respectivos cursos para estudantes que realizaram a prova do Enem e que cumprem todos os requisitos, como escolaridade, renda, cotas, entre outros.
3. ProUni
O Programa Universidade Para Todos também é um projeto que utiliza a nota do Enem para conceder bolsas de estudos. Para participar do ProUni, você precisa ter renda familiar per capita de até 3 salários mínimos.
Além disso, é possível ganhar bolsas de 50% ou 100%. No caso das parciais, ainda é possível financiar o restante com a ajuda do Fies.
4. Fies
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior é um dos programas do MEC que distribui vagas em faculdades privadas para os estudantes que também tenham feito o Enem.
Esse programa faz um parcelamento das mensalidades do curso escolhido a juros bem baixos. No site, é fornecida uma calculadora para que você possa fazer a simulação de como serão suas parcelas.
Lembrando que você só vai pagar o financiamento após terminar a sua graduação. Ao longo do curso, apenas uma taxa trimestral será cobrada para fazer a manutenção do contrato.
5. Vestibular próprio
Outra maneira de entrar na faculdade é por meio do vestibular próprio de determinada instituição. Essa ainda é uma forma de seleção bastante comum, que inclusive tem se modernizado com o passar do tempo.
Hoje, por exemplo, existe a possibilidade de fazer os vestibulares online, ou seja, fazer a prova pela internet. Há também as provas agendadas, além de várias facilidades que aumentam o acesso do candidato ao ensino superior, tornando o processo de ingresso muito mais simples e ágil.
6. Transferência ou segunda graduação
Para terminar, outra dica de como entrar na faculdade é a partir da transferência ou de uma segunda graduação. A primeira, como o próprio nome já informa, refere-se à mudança de matrícula de uma instituição para outra.
A segunda, por sua vez, é concedida por algumas instituições como um benefício para quem já é graduado em uma faculdade. Nesse caso, o candidato mostra o seu diploma e fica isento da necessidade de realizar um novo vestibular. Além disso, é possível reduzir a quantidade de matérias, caso os cursos sejam relacionados.
O que é preciso para entrar em uma faculdade?
Para entrar em uma faculdade, você deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Ou seja, é preciso ter finalizado a etapa de estudos básicos ou ter obtido essa declaração de alguma outra forma oficial.
Uma forma conhecida de conseguir esse diploma é o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), que é destinado a quem está acima da idade regular de certificação nos níveis da Educação Básica no Brasil.
Apenas com essas certificações é possível conseguir se matricular em uma instituição de ensino superior, pois isso é determinado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
Também não existe uma idade mínima para entrar em uma faculdade. Por esse motivo, é muito comum que os alunos comecem a faculdade com idades entre 16 e 18 anos. Da mesma forma, não há idade máxima para se graduar.
Bom, sabendo desses detalhes, após ter sido aprovado em um curso superior, o próximo passo é efetuar a matrícula. Os documentos exigidos podem variar de acordo com cada instituição. Porém, geralmente são solicitados:
- documento original com foto;
- comprovante de endereço;
- título de eleitor (para os maiores de 18 anos);
- certificado de conclusão do Ensino Médio;
- histórico escolar.
E a redação?
Até aqui, você viu que fazer o Enem faz parte do processo de como entrar na faculdade. Vale lembrar, ainda, que esse Exame não é feito só de questões fechadas, assim como os vestibulares das universidades que também usam essa forma de seleção.
Logo, a nota da redação do Enem ajuda a aumentar sua nota total na prova, além de ser requisito para a inscrição nos programas citados acima.
Portanto, para conquistar um bom resultado nessa parte do Exame, é imprescindível praticar regularmente, escrevendo, de preferência, uma redação por semana. Isso fará com que você se atente aos moldes do vestibular e conheça melhor as competências que são avaliadas, a estrutura do texto, entre outras especificidades.
Para não passar por esse percurso sozinho, você pode contar com a ajuda de uma plataforma de correção online. Assim, você pode treinar sua escrita sobre diversos temas, receber feedbacks completos e detalhados e indicações de exercícios para melhorar cada vez mais!
Gostou? Esperamos que você tenha aprendido as dicas de como entrar na faculdade. Aproveite para se preparar melhor para a redação do Enem e conheça a Imaginie! ?
Quer garantir a nota 1000? Pratique redação com diversas propostas de temas no modelo Enem.