Após a morte de George Floyd nos Estados Unidos, surgiram protestos no mundo todo para enfrentar o racismo e as consequências do preconceito racial na vida da população negra.
Segundo a professora Yanilda Maria Gonzáles, da Universidade de Chicago, as forças policiais agem em função de hierarquias sociais racistas e classistas, reproduzindo desigualdades na sua atuação. Por isso, são violentas e com uma alta taxa de letalidade.
No Brasil, a polícia mata cerca de 10% do total das mortes violentas intencionais. “Esses
dados são notáveis, pois a instituição que, em tese, deveria reduzir a violência na sociedade é, na realidade, uma grande fonte de violência contra a sociedade”, diz a professora.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “Violência policial contra negros no Brasil e no mundo”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: Violência policial contra negros no Brasil e no mundo
A minissérie norte-americana “Olhos que Condenam” [5] discorre sobre a trajetória de quatro jovens negros de periferia que conviveram com a opressão policial e foram coagidos pela polícia a confessar um crime que eles não haviam cometido. De fato, observa-se que a temática abordada na obra revela a manutenção de uma herança histórico-cultural de discriminação racial no Brasil e no mundo, a qual se manifesta dentro das diversas instituições sociais e subjuga a população afrodescendente. Nesse sentido, é primordial analisar a relevância de se garantir a cidadania a essa minoria [9], bem como os efeitos da atribuição de uma identidade pejorativa a esses indivíduos. [8]
É válido ressaltar [6], nessa linha de raciocínio, que a garantia dos fundamentos constitucionais de uma nação à sociedade constitui um dos pilares intrínsecos à efetivação de uma democracia. Essa questão vai ao encontro ao conceito de cidadania para o sociólogo britânico Thomas Humphrey Marshall, o qual pode ser definido como a garantia de todos os direitos políticos, civis e sociais à totalidade dos cidadãos [2]. Nessa perspectiva, percebe-se que o papel das instituições policiais de assegurar a dignidade e, mormente, a segurança da população se faz imprescindível não só para a promoção da coesão social, mas também para a concretização da cidadania das minorias, como os negros.
Em contrapartida [7], infere-se que, na contemporaneidade, as relações interpessoais são, reiteradamente, marcadas pela atribuição de valores negativos a grupos que não se adequam à normatividade imposta pela sociedade. Tal fenômeno é ratificado pelo conceito de estigma social, o qual foi proposto pelo sociólogo canadense Erving Goffman e evidencia que o sentimento de inferioridade proveniente da imposição de uma identidade negativa a determinados indivíduos contribui para a marginalização social [3]. Por conseguinte, denota-se que a estigmatização a que os negros tem [1] sido submetidos fomenta a associação dessa minoria à criminalidade, o que corrobora a opressão policial vista na minissérie “Olhos que Condenam” e em episódios como o assassinato de George Floyd.
Depreende-se, portanto, que a atribuição de uma identidade negativa à população afrodescendente representa um impasse para a efetivação da cidadania dessa minoria. Posto isso, com vistas a desconstruir a herança histórico-cultural de discriminação racial, urge que o Ministério da Educação crie, por meio de parcerias com redes de televisão, campanhas publicitárias que serão expostas nos intervalos das programações televisivas. Essa medida deverá promover a empatia dos telespectadores, explicitando a relação entre a associação dos negros à criminalidade e a ineficaz garantia da dignidade e da segurança a esses indivíduos. Somente assim, poder-se-á por um fim à violência policial, criando um contraste entre a realidade e a temática abordada na minissérie “Olhos que Condenam”. [4]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] Cuidado com a acentuação! Por ser derivado do verbo ter ou vir, a conjugação na terceira pessoal do plural do indicativo deve ser marcada pelo acento circunflexo. Exemplo: 1) Singular: Ele tem um cachorro. 2) Plural: Eles têm um cachorro.
- [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
Competência II: compreender a proposta
- [5] Você iniciou sua redação com uma citação, o que foi bem utilizado, sendo uma frase que causa impacto.
- [9] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [2] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
- [3] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [6] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [4] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Nota
1000
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “Violência policial contra negros no Brasil e no mundo”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!