Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Críticas sociais em músicas: veja como citá-las

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Já te ensinamos várias estratégias para aprimorar a argumentação do texto com a citação de séries, filmes e documentários. Mas você sabia que é possível citar músicas também? Neste post, iremos listar algumas músicas com críticas sociais para expandir o seu repertório de conhecimentos com reflexões que enriquecerão a sua produção. Confira: 

  • Ismália — Emicida

E como analgésico nós posta que

Um dia vai tá nos conforme

Que um diploma é uma alforria

Minha cor não é uniforme

Hashtags #PretoNoTopo, bravo!

80 tiros te lembram que existe pele alva e pele alvo

Quem disparou usava farda (Mais uma vez)

A canção foi inspirada em um poema homônimo do poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens. A personagem “Ismália” sofre de transtornos mentais e tem um comportamento suicida. As marcas sofridas por ela são reflexo do seu contexto histórico-social e étnico-racial.

Temas que podem ser relacionados à música: racismo, violência policial, saúde mental, inclusão social e cotas nas universidades. 

 Veja o clipe da música:

  • Imagine — John Lennon

Imagine que não há países

Não é difícil

Nenhum motivo para matar ou morrer

E nenhuma religião também

Imagine todas as pessoas

Vivendo a vida em paz

“Imagine” nos encoraja a refletir sobre como seria um mundo no qual reina a paz, sem fronteiras, preconceitos religiosos, apegos materiais e disputas entre povos. A música foi eleita pela revista Rolling Stone a 3ª maior música de todos os tempos.

Temas que podem ser relacionados à música: justiça social, igualdade, liberdade religiosa e paz entre as nações. 

 Veja o clipe da música:

  • Desconstrução – Tiago Iorc

Abrir os olhos não lhe satisfez

Entrou no escuro de seu celular

Correu pro espelho pra se maquiar

Pintou de dor a sua palidez

E confiou sua primeira vez

A música “Desconstrução” de Tiago Iorc nos faz refletir sobre a nossa relação com as redes sociais. Conta a história de uma menina tímida que, através das redes sociais, cria uma personagem virtual para si e nega sua própria identidade, vivendo, porém, em profunda frustração.

Temas que podem ser relacionados à música: autoestima, limites entre estética e saúde, influência das redes sociais, modernidade, individualismo, depressão, comparação e saúde mental. 

  • Pretty Hurts – Beyoncé

Mamãe dizia: Você é uma menina bonita

O que você pensa, não importa

Escove seu cabelo, corrija os dentes

O que você veste é tudo que importa

A música trata de um assunto muito relevante e grave da nossa sociedade: a imposição de padrões inalcançáveis. No clipe da música, Beyoncé é candidata em um concurso para ser miss. O vídeo nos mostra como o processo para a concorrente é extremo, a levando a tomar remédios, ter distúrbios alimentares e a viver uma vida claramente angustiante em busca do ideal para ser eleita. O título da música, em tradução livre, significa “A beleza dói”, que é justamente a percepção que se passa pelo clipe, de uma busca infeliz e dolorosa. 

Temas que podem ser relacionados à música: supervalorização da imagem, abusos psicológicos, relações familiares e culto à padronização corporal. 

  • War – Bob Marley

Até que a filosofia que sustenta uma raça

Superior e outra inferior

Seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada

Haverá guerra, eu digo guerra

Até que não existam cidadãos de 1º

E 2º classe de qualquer nação

Até que a cor da pele de um homem

Seja menos significante do que a cor dos seus olhos

Haverá guerra

A letra da música é quase uma transcrição do discurso feito pelo imperador etíope Haile Selassie na antiga Assembleia Geral da Liga das Nações (hoje, a ONU) no ano de 1963.  A crítica é clara quanto ao que causa guerras e conflitos no mundo e firma uma crítica, também, à questão dos direitos humanos, que é ignorada em muitos aspectos quando é conveniente para determinadas pessoas.

Temas que podem ser relacionados à música: preconceito, exclusão social, interesses econômicos, minorias étnicas e sociais. 

  • O resto do mundo – Gabriel, O Pensador

Eu sou o resto

O resto do mundo

Eu sou mendigo, um indigente, um indigesto, um vagabundo

Eu sou… Eu não sou ninguém

[…]

Eu sou sujo eu sou feio eu sou anti-social

Eu não posso aparecer na foto do cartão postal

Porque pro rico e pro turista eu sou poluição

Sei que sou um brasileiro

Esta música trata da marginalização e do descaso com o mais pobre, que vive, muitas vezes, em condições extremas, como os moradores de rua. Essas pessoas são invisíveis em nossa sociedade, consideradas indigentes. O cantor expressa sua frustração com o descaso governamental. 

Temas que podem ser relacionados à música: pessoas em situação de rua, mendicância, exclusão social, desigualdade, fome e pobreza. 

E aí, qual dessas músicas você ainda não conhecia? Compartilha com a gente quais outras músicas com críticas sociais você citaria na redação! 🙂

Bons estudos e até a próxima! 😉

VEJA TAMBÉM: FUNÇÃO DOS AGENTES NA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter