Atualmente, a maioria dos jovens enfrentam uma quantidade significativa de pressão em diversas áreas de suas vidas. Seja no ambiente acadêmico, familiar, social ou digital, essa pressão exercida pela sociedade pode ter consequências profundas e duradouras ao longo da vida.
A pressão excessiva pode afetar negativamente a autoestima, a motivação e a capacidade de lidar com desafios futuros. Além disso, ela está ligada a problemas de saúde mental, como quadros de ansiedade e depressão.
Continue a leitura para saber mais sobre o tema e conferir uma redação pronta!
Quais são os tipos de pressões enfrentados pelos jovens?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), transtornos de ansiedade e depressão são os problemas de saúde mental mais comuns entre os jovens. Estima-se que 10-20% dos adolescentes em todo o mundo enfrentem esses transtornos em algum momento de suas vidas.
A seguir, vamos entender como essas pressões impactam a vida de jovens por todo mundo.
Pressão social e digital
A necessidade de se encaixar, alcançar padrões irreais de beleza, sucesso e manter uma imagem perfeita online pode ser extremamente estressante.
A pressão social ligada ao avanço das redes sociais pode levar a uma busca por validação constante, comparações prejudiciais e uma sensação de inadequação.
Pressão e expectativa familiar
As expectativas familiares também desempenham um papel crucial na vida dos jovens. Muitas vezes, são esperados que sigam determinados caminhos educacionais ou profissionais, o que pode limitar sua liberdade de escolha e provocar conflitos internos.
Quais são as estratégias para lidar com a pressão?
É crucial que os jovens tenham apoio adequado para lidar com a pressão que enfrentam. Educar sobre saúde mental, promover um ambiente de apoio emocional, encorajar atividades equilibradas e ensinar habilidades de gerenciamento de estresse são passos importantes para diminuir os efeitos negativos da pressão. Além disso, é essencial que pais, educadores e sociedade como um todo reconheçam a importância de um ambiente saudável e de expectativas realistas.
Exemplo de redação sobre o tema: As consequências da pressão exercida sobre os jovens
Cobranças. Chantagens. Proibições. Esses são alguns termos que podem ser relacionados com a forma que a pressão é exercida sobre os jovens. Infelizmente, essa é uma situação muito presente no mundo, principalmente na vida de vestibulandos, o que deve ser mudado, pois, além de causar prejuízos na saúde mental das vítimas desse problema, faz com que excessos desnecessários sejam cometidos. [1] [2]
Nesse contexto, é indubitável que muita pressão sobre as pessoas é uma das grandes causas das doenças mentais. Tendo isso em mente, é válido salientar o dado obtido pelo Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) [6], o qual mostrou que 30% dos adolescentes entre 12 e 17 anos analisados têm transtornos mentais, sendo o ápice do problema atingido aos 17 anos, com 44% dos adolescentes afetados. Visto isso, pode-se perceber que pressionar os jovens, principalmente em momentos importantes da vida como o pré-vestibular, no qual as pessoas normalmente têm 17 anos, é muito prejudicial para a mente, já que, além da pressão do indivíduo sobre ele mesmo, ter-se [3] as pressões dos professores e familiares [5], torna o processo, que já não é fácil [4], muito mais difícil de lidar, podendo ainda atrapalhar o desempenho dele nas atividades propostas e torná-lo inseguro, medroso, triste e sem saúde mental.
Em segunda análise [7], é indiscutível que [8] ao serem pressionadas, muitas vezes as pessoas cometem excessos sem necessidade. À vista disso, pode-se citar a frase do poeta Robert Browning: “Menos é mais” [10]. Partindo dessa premissa, é possível perceber que assim como diz o poeta, com menos excessos prescindíveis e menos pressão muitas coisas podem ser alcançadas com mais facilidade e mais saúde física e mental, como o tempo de estudo adequado e o uso de substâncias estimulantes de forma moderada, os quais não são hábitos frequentes de pessoas que agem sobre pressão, podem tornar os processos muito prazerosos. [9]
Por isso [11], é necessário que o governo, [12] promova campanhas, em parceria com a mídia, que mostrem aos mais velhos o quanto a pressão excessiva é prejudicial aos jovens, por meio de palestras mensais nos ambientes de trabalho. Tudo isso com o intuito de formar jovens com mentes e hábitos saudáveis. [13]
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Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [3] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção!
- [4] A construção ficou confusa, refaça-a.
- [8] Não se esqueça de isolar o aposto colocando-o entre duas vírgulas.
- [12] Não se separa o sujeito ou os complementos do verbo por meio de vírgula.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [6] Muito bom! Seu repertório sociocultural foi apresentado no texto de maneira produtiva.
- [10] Invista em sua argumentação, apresente um repertório sociocultural produtivo.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [5] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
- [9] Reorganize melhor o seu texto para que os argumentos fiquem mais conectados.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [7,11] Bom uso do conectivo!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [13] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Seu texto carece de um pouco mais de atenção, principalmente quanto ao aprofundamento argumentativo e quanto aos desvios gramaticais. Atente-se às marcações, continue estudando e não desanime, você está no caminho certo!
Nota
960
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