Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

3 dicas sobre como melhorar a argumentação na redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você está se preparando para o Enem ou alguma outra prova que exige a realização de um texto dissertativo-argumentativo, sabe que a sua redação não será considerada digna de nota máxima se os argumentos não tiverem a adequada profundidade de reflexão e de desenvolvimento.

E isso é um fato mesmo para aqueles textos que estão completos, coerentes, enriquecidos de operadores argumentativos e bem trabalhados quanto à adequação ao tema.

Mas, então, como melhorar a argumentação na redação? Esse é um questionamento indispensável para todos que querem alcançar a tão sonhada nota 1000 na redação! E é para isso que preparamos este artigo com dicas para você aprofundar os seus argumentos. Vamos lá?

O que é argumentação?

Primeiramente, é importante que a gente saiba qual é o conceito de argumentação. Afinal, apenas assim conseguimos desenvolvê-la da melhor forma possível.

Segundo o Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa Michaelis, argumentar é, dentre outras definições, “apresentar fatos, provas ou argumentos, tirar as consequências de um princípio ou fato; concluir, deduzir.”.

Vamos olhar para esse conceito para que a gente consiga dar profundidade a ele. Deu para perceber o que pretendemos aqui? Explicar melhor algo que só foi citado. Já guarda aí essa definição!

Vimos que na argumentação é preciso apresentar fatos, provas. O propósito é que, com isso, sejam comprovadas as suas ideias sobre o tema

Observe o parágrafo a seguir, de um texto sobre o tema do Enem 2017, “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”:

“Outro aspecto a ser discutido são os cursos de licenciatura, voltados para a formação do profissional que atuará como professor, que apresentam uma defasagem no ensino de metodologias que respeitem a condição de pessoas com deficiências, como os surdos. [1] Devido a isso, os docentes não são aptos a atender às necessidades específicas desses alunos, o que acaba os desmotivando. Como consequência disso, as taxas de evasão escolar crescem. [2] Em 2010, o Censo apresentou dados que apontam que 61% das pessoas com deficiência com 15 anos ou mais não possuem o ensino fundamental completo ou não tiveram acesso a qualquer nível de instrução. [3] Tal problemática representa um grave retrocesso.”

Note que, segundo o autor do texto, no tópico em negrito, de número [1], há um problema relacionado à formação dos profissionais da educação, que não são capacitados efetivamente para garantir a inclusão dos surdos nas escolas.

Em itálico [2], o autor destrincha o porquê disso ser um problema ao trazer as consequências para o contexto em discussão. Inclusive, mostrar a relação causa-consequência é um tipo de argumentação.

Até aqui, porém, são só opiniões desse autor. Elas são válidas, pois conseguem mostrar ao leitor de forma coerente como se dá o problema. Mas o argumento não pode ser considerado completo porque não há, ainda, a comprovação dessa relação. 

Isso é feito no último período do parágrafo, marcado em negrito e numerado [3]. Ao trazer o dado do Censo 2010, de que 61% das pessoas com deficiência com 15 anos ou mais não possuem ensino fundamental completo ou não tiveram acesso a qualquer nível de instrução, comprova-se, finalmente, a argumentação. 

Agora, sim, podemos afirmar que foram apresentados fatos e provas.


Por que a argumentação é importante?

A redação do Enem é avaliada com base em 5 competências. Cada uma delas vale 200 pontos, o que totaliza a pontuação máxima da prova.

Se olharmos para a competência III, veremos que para alcançar uma boa pontuação o participante deve demonstrar na redação a capacidade de selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sendo assim, já dá para perceber que saber como melhorar a argumentação na redação é fundamental para que você dê um enorme passo em direção à nota 1000.

Direcionar a sua produção textual por meio de causas, consequências e explicações, por exemplo, são formas de defender a tese e, principalmente, convencer o leitor de que ela é válida.

Uma boa argumentação é fundamental para mostrar para o corretor que você tem um ponto de vista e sabe quais estratégias utilizar para defendê-lo.

Como melhorar a argumentação na redação?

Agora que você já sabe o conceito e a importância de estruturar bem os seus argumentos, vamos te dar 3 dicas sobre como melhorar a argumentação na redação. Confira!

1. Use dados

Sabemos que é difícil gravar dados estatísticos sobre os diversos possíveis temas de redação do Enem. Seria, inclusive, inviável tentar decorá-los. 

Porém, você pode tentar ter em mente alguns dados mais gerais sobre diferentes eixos temáticos.

Tenha como “carta na manga”, por exemplo, algum dado geral sobre educação, outro sobre saúde e outro sobre meio ambiente. 

Além disso, você pode usar os que são disponibilizados nos textos motivadores da proposta de redação! Apenas lembre-se de colocar essas informações com as suas próprias palavras e demonstrar autoria, não correndo o risco de cair no senso comum.

Gif de uma cena de Simpsons em que um homem está analisando um gráfico.

2. Faça referência a situações conhecidas

Se não tiver dados, tudo bem! Por que não contar um fato, noticiado, como exemplo para elucidar sua tese? 

Desde já, comece a prestar atenção nas notícias do jornal e ler reportagens, por exemplo. Assim, você conseguirá, com propriedade, descrever uma situação em seu texto para comprovar o que você tem a problematizar a respeito.

É fundamental que essas referências sejam de conhecimento geral para que o leitor não se perca durante a leitura do seu texto. Por isso é tão importante que você esteja atento aos veículos de comunicação em seu dia a dia!

3. Selecione argumentos mais fortes

Dentre as opções de explicação dos argumentos que você tem, procure escolher aquela que for mais impactante. Você terá mais chance de convencer o leitor quanto mais grave demonstrar que o problema é. 

Por exemplo, sabemos que uma das consequências do uso do cigarro está relacionada ao surgimento de doenças respiratórias graves. Porém, quer saber como melhorar a argumentação na redação nesse caso? Seja mais específico: essas doenças podem levar à morte. Grave! 

Agora apresente dados ou exemplos que comprovem.

De forma geral, a regra é sempre questionar ao máximo se todo o seu argumento é auto-explicativo no texto. Assim, não haverá brechas para que o corretor veja falhas na sua argumentação.

Lembrando que para ser capaz de escrever um bom texto e, inclusive, demonstrar as habilidades citadas acima, é preciso praticar bastante. Então, faça o seu cadastro gratuito na plataforma da Imaginie e comece a colocar em prática as nossas dicas sobre como melhorar a argumentação na redação!

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/pt-br/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=post-como-melhorar-a-argumentacao-na-redacao&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter