Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Redação Fuvest: O homem saiu de sua menoridade?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Entretidos por fantoches: a perda da soberania humana

A menoridade é a impossibilidade do entendimento autônomo. [1] Ou seja, ela ocorre quando existe um intermediário na formação da opinião. Segundo o filósofo Rousseau, o maior bem humano é a liberdade e a autossuficiência. Porém, [2] o homem atual ainda não atingiu tais ideais nem saiu da menoridade, pois ele orienta-se pela opinião do outro [3], é submetido [4] à conclusões prontas e também é cômodo devido à facilidade de seguir o que já está determinado. [5]

Em primeiro lugar, o homem não foi emancipado porque ele se orienta pela opinião do outro. [6] De acordo com o sociólogo Max Weber, o ser humano toma suas atitudes e afirma seu pensamento determinando o próximo como parâmetro. Ou seja, os indivíduos não formam suas posições sozinhos. Nesse sentido, seguir cegamente os padrões de beleza e comportamento que a sociedade impõe é um grande exemplo.

Da mesma maneira, a maioridade ainda não foi atingida, pois as pessoas são submetidas à ação da ideologia e comunicação de massa, que espraiam conclusões prontas. A televisão, a internet e até mesmo o rádio são meios influenciadores do entretenimento humano. Eles não só espalham informações, como também internalizam nos indivíduos verdades pré-determinadas. Assim, os cidadãos são dependentes e incapazes de formar o juízo próprio.

Além disso, a comodidade é um obstáculo para a saída de menoridade. [7] Platão estava certo quando disse que que a maioria da humanidade é entretida por fantoches. Esta é uma alegoria que ele utilizou para explicar o conforto daquele que guia-se pelo entendimento alheio. Em outras palavras, é fácil aceitar o controle e a menoridade. Difícil é abstrair e formar posições individualmente. Assim, os sujeitos vivem de intermediários e não conquistam sua liberdade.

Portanto, seja por guiar-se exclusivamente pela opinião do outro, seja por submeter-se [8] à conclusões prontas [9] ou seja pela comodidade, o homem não saiu da menoridade. Logo, os indivíduos perderam a soberania humana, uma vez que são incapazes de pensar de forma crítica e independente. [10][11]

Correção gramatical e adequação vocabular

[1] Sugestão: retirar o ponto final e colocar a expressão explicativa “ou seja” entre vírgulas.

[3] Sugestão: Usar um conector de conclusão entre os períodos: …orienta-se pela opinião do outro e, por isso, fica submetido às conclusões prontas…

[4] Inadequação do uso da crase: ou se usa “submetido à condição” ou “submetido às condições”.

[8] Inadequação do uso da crase: ou se usa “submeter-se a condições” ou “submeter-se às condições”.

[9] Pontuação. A expressão explicativa “ou seja” deve estar entre vírgulas.

Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto

[2] Compreendeu a proposta: o que penso sobre: “O homem atual ainda não atingiu tais ideais”. Boa apresentação de tese.

[6] As ideias do sociólogo Max Weber possuem relação com a tese apresentada pelo autor na introdução: “O homem atual ainda não atingiu tais ideais”. Justificativa: a opinião ainda é orientada pelas ideias prontas de outras pessoas.

[7] Boa referência.

[10] O autor sintetiza de maneira breve todos os pontos principais apresentados ao longo do texto.

Desenvolvimento do tema e organização do texto

[5] Boa introdução.

[11] O autor apresenta boa articulação e organização textual.

Nota: 47/50

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter