Em um momento em que o Brasil vive profundas divisões ideológicas, saber ouvir de forma respeitosa tornou-se não apenas uma habilidade desejável, mas uma necessidade imprescindível para preservar a sociedade.
Uma pesquisa do Edelman Trust Barometer revela que 78% dos brasileiros percebem que o país está mais dividido hoje do que no passado, enquanto 80% notam um aumento no desrespeito mútuo – índices significativamente superiores à média global. Os números evidenciam o quanto a polarização ideológica tem fragilizado a convivência dos brasileiros no dia a dia.
Para te ajudar nos estudos e na escrita acerca dessa temática que pode cair nos vestibulares, confira uma redação pronta nota 1000 sobre o tema “A importância de saber ouvir de forma respeitosa em um Brasil polarizado”, além do feedback completo após o texto.
A polarização do Brasil nos últimos anos
Segundo dados do Instituto Ipsos, 83% dos brasileiros acreditam que há “muita” ou “considerável” tensão entre apoiadores de partidos diferentes – quantidade bem acima da média global de 69%.
Além disso, um levantamento da Quaest obtido pela CNN Brasil aponta que 41% dos brasileiros considerariam mudar de país devido à polarização, e que 54% já romperam relações pessoais por motivos ideológicos.
Cenário se agravou após 2010
Esse cenário tem raízes históricas e socioculturais. Um estudo do Cesop, o Centro de Estudos de Opinião Pública da Unicamp, mostra que a polarização afetiva (ou seja, que vai além das ideias e atinge sentimentos de rejeição) – se fortaleceu após 2010, especialmente entre idosos e pessoas com menor escolaridade.
A crise de representatividade e os conflitos gerados após 2013, quando setores da sociedade se mobilizaram em torno de narrativas fortemente antagônicas, também contribuíram para cristalizar os antagonismos. Nesse contexto, o diálogo ficou prejudicado e o radicalismo passou a dominar cada vez mais as conversas públicas e privadas.
Exemplo de redação sobre o tema: A importância de saber ouvir de forma respeitosa em um Brasil polarizado
Agora, para se inspirar, leia uma redação pronta nota 1000 sobre o tema “A importância de saber ouvir de forma respeitosa em um Brasil polarizado”:
O Brasil possui, através da Constituição Federal de 1988, a liberdade de pensamento, expressão e opinião garantida para todos seus cidadãos. Este é um aspecto fundamental das nações democráticas e que possibilita uma ampla variedade de ideias na sociedade, o que é de fundamental importância na vida social. Entretanto, nos últimos anos, a falta de escuta devido à polarização nos mais variados campos de debate tem impedido que novos pontos de vista possam surgir a partir da junção de aspectos positivos de cada um dos lados da discussão.
Em primeira análise, é importante notar que apenas processos democráticos tornam possível a existência de diferentes correntes de pensamento no que diz respeito a determinado tema. Sociedades autoritárias restrigem as liberdades dos indivíduos, o que os impede de pensar por si próprios. Tal situação é retratada no romance “Nós”, de Ievguêni Zamiátin, em que um governo repressor retira completamente a possibilidade do protagonista de debater visões diferentes de como o país fictício em que se passa a trama poderia se organizar. Assim, não surgem contrapontos que poderiam contribuir para o bem-estar da população.
Além disso, através dos séculos, percebe-se que governos que buscaram ouvir todos os lados envolvidos em uma questão polarizante conseguiram encontrar meios de atendê-los de forma satisfatória. O musical “Hamilton”, de Lin-Manuel Miranda, por exemplo, ao mostrar a formação dos Estados Unidos como país independente, ilustra os intensos debates entre federalistas e republicanos acerca de políticas financeiras. Porém, ao fim da história representada, são encontradas soluções mediadoras e satisfatórias através do diálogo entre as partes.
Portanto, nota-se que a falta de tolerância em temas altamente polarizados impede o surgimento de ideias que combinem os interesses de todos os lados. Por isso, é fundamental a criação de políticas públicas pelo poder legislativo que incentivem a escuta e o debate de forma pacífica. Por meio da implantação de clubes de debates nas escolas, os jovens poderiam discutir temas relevantes à comunidade em que estão inseridos ou à própria escola e, assim, veriam na prática os benefícios advindos das liberdades garantidas pela Constituição Federal.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- Você utilizou um vocabulário formal adequado e comprovou domínio da norma culta em sua redação. Parabéns!
Competência II: compreender a proposta
- Parabéns, você não se limitou a ficar colocando inúmeras informações sem que fossem produtivas. É exatamente isso que o ENEM espera de você: repertório sociocultural produtivo. Menos é mais! Qualidade é muito mais importante do que quantidade de citações.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- Você fez um “gancho” entre a introdução e a conclusão, o que é muito importante para denotar planejamento, organização e encadeamento lógico de ideias. Parabéns!
- Ótimos argumentos!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Nota
1000
Parabéns pelo ótimo texto! O conteúdo é bastante consistente e recebeu a nota máxima da nossa equipe de especialistas. Continue praticando e melhorando a cada dia!
Foto do post: Reprodução/rawpixel.com/Freepik