#DesafioVem1000: A educação como veículo de mudança na sociedade [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A educação como veículo de mudança na sociedade: esse foi mais um tema do #DesafioVem1000 em maio.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Chegou nosso último desafio #Vem1000 de maio🎉, e com ele mais um tema de redação sobre educação para você praticar! ⠀ E hoje vamos falar da educação como veículo de mudança na sociedade.✏ ⠀ A tecnologia vem crescendo cada vez mais e trazendo muitos avanços para a sociedade, inclusive na educação. É legal pensar no giz branco como uma tecnologia, quando ele foi criado era uma ferramenta nova de ensino e trouxe inovação para a sala de aula.🖍 ⠀ Assim como novas invenções, a educação tem muito o que ganhar com o avanço da tecnologia e suas novidades. A internet pode trazer para as escolas a livre iniciativa, a colaboração e a liberdade de expressão.📱 ⠀ Além disso, as pessoas cada vez mais se qualificam para seu futuro profissional. Segundo o PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 2013, a força de trabalho se tornou mais escolarizada. Apesar disso, ainda existem milhões de pessoas sem saber ler nem escrever. ⠀ E o que você acha sobre esse assunto? Conta pra gente aqui nos comentários.👇 ⠀ Se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e nota por competência, é só acessar o link na bio e fazer parte da Imaginie.😉 ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Como de costume, separamos uma redação comentada para você analisar e se inspirar!

Exemplo de redação sobre o tema: A educação como veículo de mudança na sociedade

A Campanha da Fraternidade, movimento realizado pela Igreja Católica desde 1962, busca trazer à tona, anualmente, temas que precisam ser debatidos e refletidos. O tema de 2015, “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, tem como discussão a importância da escola nas mudanças de que o mundo precisa. Tal destaque dado pela campanha evidencia a necessidade de integrar a educação nessas transformações, relação que, apesar de fundamental, não é tão expressiva na atualidade.[1] Em primeiro lugar, é preciso entender o real valor das instituições de ensino e como elas podem ajudar a resolver problemas do nosso tempo.[2]

Em um contexto de desigualdade, discriminação e crescimento da violência, começar mudanças pela escola não é só importante, mas essencial. Paulo Freire, importante educador e filósofo, já confirmou essa relevância quando afirmou que sem a educação a sociedade não muda.[3] Entretanto, é fácil perceber que essa importância não é tão reconhecida e essa função da instituição é deixada de lado no nosso país.[4] 

Apesar de apontado como crucial por Freire, tal papel do ensino não é prioridade hoje. A era dos concursos, dos vestibulares, da valorização do ensino superior chegou às escolas, e tudo o que é dado em sala tem apenas um objetivo: a aprovação. Campanhas de arrecadação de alimentos, visitas a instituições e discussões focadas em direitos humanos não estão mais na agenda das aulas.[5] Se não há incentivo a essas atividades, não há por que entender o valor do meio nas transformações sociais. As mudanças, então, não devem começar só pelas causas, mas também pela própria necessidade de se entender essa importância. 

Fica claro, portanto,[7] que, apesar de crucial, o papel transformador da educação não tem sido aproveitado no Brasil, sendo necessário não só entender essa relevância, mas também encontrar nas instituições ferramentas para essas ações. Nesse sentido, o Governo e a mídia podem trabalhar difundindo valores. Campanhas cobrando essa ação por parte da escola precisam ser divulgadas, evidenciadas nos meios de comunicação. Além disso, ONGs e a própria família, em conjunto, devem exigir o retorno de trabalhos sociais, de forma que, pouco a pouco, a frase de Paulo Freire realmente faça sentido e a Campanha da Fraternidade saia do cartaz, da própria Igreja e alcance todo o mundo.[8][6]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] O assunto foi contextualizado de forma clara e objetiva. Parabéns!
  • [2] Parabéns por apresentar, na introdução, a tese que será desenvolvida! 🙂
  • [4] Procure aprofundar seu ponto de vista por meio de informações de jornais, dados estatísticos, autoridades no assunto. Esses elementos servirão para fundamentar melhor o seu ponto de vista e, por mais que não poderá ser feito no dia do Enem, você desenvolverá seu repertório sociocultural durante a pesquisa.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Essa afirmação está vaga. Para melhorar, diga qual é a fonte de onde a informação foi extraída.
  • [5] Apresente argumentos de autoridade para embasar sua argumentação.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [6] Parabéns! Você demonstra conhecer o que é necessário para elaborar uma boa proposta de intervenção. Isso pode ser comprovado pela resolução de todos os problemas apresentados no desenvolvimento.

Comentário final

Texto bem escrito, com fundamentação coerente em relação ao tema proposto e raros deslizes.

Nota: 920

Pronto para escrever a sua redação sobre “A educação como veículo de mudança na sociedade” também? Então, agora só falta escolher o seu pacote de correção e mãos à obra!

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

Estrutura da redação: saiba as características dos principais gêneros textuais

Não sabe como é a estrutura da redação de um texto dissertativo-argumentativo ou de uma carta? Então este mapa mental foi feito para você!

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter