Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: A realidade da escola inclusiva no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Qual é a realidade da escola inclusiva no Brasil? Este tema foi abordado pelo #DesafioVem1000 e hoje nós trouxemos uma redação comentada para você se inspirar.

É só continuar a leitura para conferir!

Exemplo de redação sobre o tema: A realidade da escola inclusiva no Brasil

Segundo Thomas Hobbes, é papel do Estado manter o bem-estar social. Analogamente a isso, a escola, como parte imprescindível do Governo, deve ditar regras, a fim de minimizar a violência, os preconceitos e as desigualdades. Todavia, no século XXI, casos de bullying e homofobia, por exemplo, são frequentes nas salas de aula brasileiras, ou seja, o papel estatal não é plenamente executado.Dessa forma, a falta de inclusão, nas escolas, de indivíduos diversificados e a manutenção de pensamentos preconceituosos enraizam essa problemática.[3]

A priori, deve-se analisar o plano político, que corrobora a homogeneização da sociedade. Segundo o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, tudo o que é feito no mundo impacta na vida dos outros na era da Globalização.[4] Nesse contexto, os indivíduos seriam interligados, independentemente de suas diferenças. No Brasil, entretanto, o Governo pouco se mobiliza acerca da necessidade de incluir as minorias, como consequência, a área educacional também não é inclusiva e testemunha, diariamente, cenas de intolerância devido à falta de incentivos governamentais à aceitação das diferenças e ao engajamento global mencionado pelo sociólogo.[5][8]

Ademais, vale ressaltar a importância do plano social na manutenção da exclusão nas escolas. No campo de estudo antropológico, cultura é um conjunto de modos de agir e de pensar construído e transmitido no sustento da sociedade. Nesse sentido, muitas práticas consideradas culturais são, na verdade, heranças preconceituosas e intolerantes que se perpetuam no cotidiano. Dessa forma,[6] com as ideologias ultrapassadas em mente, é evidente o porquê dos altos índices de evasão escolar, já que muitos brasileiros são vítimas de agressões, diariamente, no ambiente estudantil.[7]

Por conseguinte, a falta de diversidade na educação brasileira é fundada nos planos sociais e políticos. Dessa forma, a fim de maximizar a presença das minorias na instituição escolar, o Ministério da Educação deve elaborar campanhas que enfatizem a  necessidade de respeitar e acolher todo tipo de diferença, por meio de propagandas nas mídias, que são o principal meio de conscientização nacional.[1] Além disso, o Governo deve promover cursos de especialização que instruam profissionais da educação acerca de melhores maneiras de acolher, inserir e ensinar aqueles que são marginalizados pela sociedade. Dessa forma, o Estado se aproximará da teoria hobbesiana.[2]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [3] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
  • [5] Excelente! Retomou o primeiro argumento mencionado no parágrafo inicial e trouxe uma fonte para confirmá-lo.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Você apresenta dados que dão credibilidade ao que foi defendido. Parabéns!
  • [7] Ótimo argumento, muito bem!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [6] Utilizar uma tabela de conectivos durante a elaboração da redação por ajudá-lo a aumentar seu repertório.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [1] Parabéns! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção. O segredo é sempre voltar aos parágrafos de desenvolvimento e solucionar os problemas na ordem em que foram apresentados. Acima de tudo diga o que fazer, os meios para fazer e quem irá participar da proposta. Dessa forma, seu desempenho será um sucesso!
  • [2] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Ótima redação, tanto na estrutura sintática, quanto na defesa do ponto de vista e na elaboração da solução.

Nota: 960

Se você acompanha o nosso blog, já está sabendo que agora é a sua vez de produzir uma redação sobre “A realidade da escola inclusiva no Brasil” e enviar para a correção da Imaginie. Conte com a gente para alcançar a nota 1000!

Cadastre-se em nossa plataforma

São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter