🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: A violência obstétrica em debate no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

E aí, você fez a sua redação sobre o oitavo tema do #DesafioVem1000? Desafiamos nossos seguidores a escreverem sobre “A violência obstétrica em debate no Brasil”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

A semana está quase acabando, mas tem tema de redação do Desafio #vem1000 para você praticar. ? ⠀ Apesar de não ser um assunto muito discutido, a violência obstétrica existe e muitas mulheres já sofreram com ela.? ⠀ A falta de medicação para aliviar a dor, a prática de procedimentos sem o consentimento da mãe, a agressão física ou verbal são só alguns exemplos de violência que podem ocorrer durante a assistência ao pré-parto, parto ou pós-parto nas instituições de saúde.? ⠀ Por isso, falar sobre um parto mais humanizado, um acesso maior às informações, um ambiente hospitalar mais acolhedor, entre outras propostas, acaba sendo necessário. ⠀ Inclusive, esse foi um dos assuntos do nosso podcast “Dá Ideia”. É só olhar nossos destaques para escutar. ? ⠀ O que você sabe sobre esse assunto? Qual a sua opinião? Comenta aí pra gente! ? ⠀ E se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e notas por competência, é só usar o cupom VEM1000 para ganhar 15% de desconto na compra de um pacote da Imaginie.❤ ⠀ Acesse o link na bio e saiba mais! ⠀ #desafio #temaderedação #enem2020 #enem #diadamulher #mêsdamulher #redaçãoenem #imaginie #violênciaobstétrica ⠀

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


E temos um super apoio para ajudar os estudantes com esse tema: um episódio do podcast Dá Ideia! Então, que dar o play logo abaixo e ouvi-lo enquanto lê um exemplo de redação nota 920 sobre o assunto?

Exemplo de redação sobre o tema:A violência obstétrica em debate no Brasil

Pesquisas acerca da saúde obstétrica no Brasil mostram que o número de procedimentos desnecessários realizados durante o parto vem aumentando desde o último século, evidenciando que a violência obstétrica não é um problema atual. Diante disso, debater acerca das dificuldades no atendimento à[1] gestantes no Brasil se faz necessário.[2]

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS)[3] cerca de apenas 15% a 20% das gestantes têm complicações que necessitam de intervenções cirúrgicas, como a cesariana. Entretanto, o número de cesárias realizadas no Brasil em 2017 representou 53% do total de partos feitos na rede pública e privada. Essa alta porcentagem se deve a[4] ausência de uma legislação federal determinando o que é a violência obstétrica e como impedir que ocorra. Aproximadamente 25% das brasileiras sofreram alguma forma de violência durante a gestação e parto, e essa violência pode ser caracterizada pela realização de procedimentos desnecessários ou sem respaldo médico-científico, impedimento de ter um acompanhante, não receber um alívio a[5] dor ou alimentação.[6]

Ademais, o problema se agrava com o pouco acesso a[7] informação das parturientes a respeito das opções de tratamento, além da fragilidade do momento do parto. Há também,[8] o conceito equivocado do papel da obstetrícia, tentando acelerar um processo natural que não precisa passar por tantas intervenções.[9]

Portanto, o combate à violência obstétrica no Brasil deve tornar-se[10] efetivo uma vez que algumas medidas são[11] tomadas. Sendo assim, cabe ao governo federal criar uma legislação acerca dos procedimentos obstétricos, prevendo a criminalização das práticas supracitadas, além de aumentar a fiscalização nos hospitais e maternidades para assegurar o cumprimento da lei e investir em cursos de Parto Humanizado para médicos e enfermeiros da rede pública de saúde, incentivando o diálogo e o respeito com as parturientes. Assim, será possível construir uma sociedade mais humanizada que respeita a fisiologia da gestação e do parto.[12][13]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] quando o a está no singular e substantivo no plural não ocorre crase
  • [3] vírgula
  • [4] crase
  • [5] crase
  • [7] crase
  • [8] excluir a vírgula

Competência II: compreender a proposta

  • [2] apresenta uma tese válida para discutir o tema

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [6] Alguns pontos foram perdidos devido à qualidade dos argumentos que se classificam como senso comum, previsíveis. Opte por informações, comparações e análises inovadoras para enriquecer a argumentação.
  • [9] O argumento não veio fundamentado com fontes, citações, estatísticas ou pesquisas. Isso faz com que seja considerado superficial. Lembre-se, sempre, de aprofundar as explicações sobre a argumentação.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [10] se tornar
  • [11] sejam
  • [13 mobiliza com eficiência articuladores argumentativos e elementos coesivos ao longo do texto

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [12] Parabéns! Você conseguiu concluir perfeitamente seu texto, indicando o que fazer, como fazer, o que é necessário e a quem competem as ações para solucionar os problemas apresentados nos parágrafos argumentativos.

Nota: 920

Gostou do podcast e do exemplo de redação? Não esquece de seguir a gente lá no Spotify, hein? E aproveite para escolher o seu pacote da Imaginie e treinar a sua redação também!

folha de redação guiada com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner&utm_campaign=folha-de-redacao-guiada

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 4 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter