Você sabia que sua alimentação pode ser fundamental na hora dos estudos? Saber o que comer é crucial para ajudar na sua concentração e otimizar o aprendizado. Por isso, hoje, o post do QG do ENEM para os leitores do blog da Imaginie será sobre os 5 alimentos para você ter sempre por perto:
Chocolate Amargo
O chocolate amargo aumenta o nível de serotonina e endorfina no nosso corpo, e esses hormônios são fundamentais para nossa concentração. Além disso, essa delícia aí é fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais, como potássio, cobre e magnésio.
Para convencê-lo ainda mais, um estudo pediu que pessoas tomassem dois copos de cacau todos os dias durante um mês. O resultado foi um melhor fluxo sanguíneo no cérebro. Com isso, eles fizeram testes de memórias e tiveram resultados ótimos! Mas não se esqueçam de que ainda é chocolate, portanto, nada de exageros!
Água
Você sabia que a desidratação causa cansaço? Muitas vezes, quando bate aquele sono à tarde, basta uma garrafinha de água para que ele passe. Claro que tomar um café ou um energético vai te acordar, mas logo depois que o efeito passar, eles te deixarão desidratado novamente, e você ficará ainda mais cansado do que estava antes! Então, antes de começar a estudar, tome um bom copo de água. Ah! E uma dica extra: espremer um limão na água dá ainda mais energia.
Nozes
Revelações bombásticas: vários tipos de nozes (por exemplo: amêndoas e pistache) contêm altos níveis de ácidos gordurosos que ajudam a otimizar o funcionamento do seu cérebro. E não para por aí! Nozes contêm ferro, que fornece oxigênio para o cérebro. Conclusão: sua atenção e habilidade de reter informações aumentam. Tem lanchinho para beliscar durante os estudos melhor que esse?
Peixe
Muitos peixes possuem alta concentração de Omêga-3. Esse ácido ajuda no funcionamento neurológico, regenerando células e otimizando a sinapse em nosso cérebro, que está diretamente relacionada à memória. O salmão, por exemplo, concentra uma grande quantidade de Omêga-3, então, que tal relaxar comendo em um restaurante de culinária japonesa?
Chá Verde
Se você é um grande fã de café, o chá verde pode ser um bom substituto. O consumo excessivo de cafeína pode gerar dores de cabeça, o que não vai ajudar nos seus estudos. Além disso, o chá verde não possui apenas cafeína, mas também teanina, hormônio que ajuda na concentração e atenção.