Que a alimentação é um fator fundamental para que você tenha uma boa qualidade de vida e um corpo saudável não é novidade para ninguém, certo?
Porém, você sabia que o que você ingere também pode influenciar no modo como você se comporta, em suas sensações e, consequentemente, impactar em suas atividades rotineiras?
Pois é! Existem comidas que podem te deixar em um ritmo mais acelerado ou te ajudar a se acalmar, por exemplo.
E quando estamos precisando aprender algo novo ou fixar um conhecimento, quais são os alimentos que dão energia para estudar?
No artigo de hoje, vamos falar sobre 8 desses alimentos e como eles te ajudam a se concentrar melhor e a otimizar o seu aprendizado. Confira!
1. Chocolate amargo
Aqui vai uma ótima notícia para os chocólatras de plantão: o chocolate amargo é um ótimo alimento para estudar! Isso porque ele aumenta o nível de serotonina e endorfina no nosso corpo, e esses hormônios são fundamentais para nossa concentração.
Além disso, essa delícia é fonte de antioxidantes, vitaminas e minerais, como potássio, cobre e magnésio. E também contém estimulantes, como é caso da cafeína, que irá agilizar o seu raciocínio.
Um estudo pediu que as pessoas tomassem dois copos de cacau — a matéria-prima do chocolate — todos os dias durante um mês. O resultado foi um melhor fluxo sanguíneo no cérebro. Com isso, eles fizeram testes de memórias e tiveram resultados ótimos.
Mas não se esqueça de que ainda estamos falando de chocolate, portanto, nada de exageros!
2. Água
Você sabia que, além dos diversos malefícios proporcionados ao corpo, a desidratação também causa cansaço?
Muitas vezes, quando bate aquele sono à tarde, uma garrafinha de água pode te ajudar a fazê-lo passar.
Claro que tomar um café ou um energético vai te acordar, mas logo depois que o efeito passar, eles te deixarão desidratado novamente, e você ficará ainda mais cansado do que estava antes!
Então, antes de começar a estudar, tome um bom copo de água. Ah! E uma dica extra: espremer um limão na água dá ainda mais energia.
3. Nozes
Vários tipos de nozes, como é o caso da amêndoa e do pistache, contêm altos níveis de ácidos gordurosos que ajudam a otimizar o funcionamento do nosso cérebro.
E não para por aí! Nozes contêm ferro, que fornece oxigênio para o cérebro. Com isso, a sua atenção e a habilidade de reter informações aumentam. Tem lanchinho para beliscar durante os estudos melhor que esse?
4. Peixe
Você provavelmente já ouviu falar sobre o Ômega 3 em alguma propaganda de televisão ou viu esse nome na farmácia, certo?
O Ômega 3 é um ácido que ajuda em nosso funcionamento neurológico. Ele regenera células e otimiza a sinapse em nosso cérebro, que está diretamente relacionada à memória.
A boa notícia é que muitos peixes, como o salmão, possuem alta concentração desse ácido! Então, eles também são ótimos alimentos que dão energia para estudar e te ajudam a memorizar as informações.
5. Chá verde
O mundo está cheio de viciados em café! Porém, o que muita gente não sabe é que o consumo excessivo de cafeína pode gerar dores de cabeça e até mesmo irritação no estômago, o que com certeza não te ajudará a estudar, certo?
Nesse caso, o chá verde pode ser um bom substituto. Além de uma dose de cafeína, esse alimento para estudar também contém teanina, um hormônio que ajuda na concentração e atenção.
6. Açaí
Vamos falar de coisa boa e saudável? O açaí é uma fruta tipicamente brasileira, muito popular em diversas regiões.
E por que ele é um dos alimentos que dão energia para estudar? Bom, além de ser fonte de gorduras insaturadas, vitaminas C, B1, B2 e antioxidantes, o açaí também é rico em carboidratos, o que irá te ajudar a aumentar a sua energia.
Já dá para usar essa desculpa para aproveitar essa delícia que ainda te ajuda a manter o pique para os estudos, hein?
7. Abacate
Tá querendo mais disposição na parte da manhã? Come abacate, come!
O abacate é fonte de glutationa, uma substância que te ajudará a melhorar a qualidade do seu sono e, consequentemente, a acordar com mais disposição.
Além de te dar mais energia, isso te ajudará a melhorar a sua memória e concentração. O combo que você precisa para dar aquele gás nos estudos!
8. Ovos
Os ovos também são alimentos que dão energia para estudar, sabia? Eles são ricos em colina, uma substância que ajuda na memória, concentração e disposição.
Se você tomar um café da manhã reforçado com ovos, por exemplo, conseguirá ter mais disposição pela manhã para estudar. Além disso, você pode acrescentar outros ingredientes a esse alimento, como é o caso da açafrão da terra, que é importante para a memória.
E aí, pegou as nossas dicas sobre alimentos que dão energia para estudar? Aproveite para acrescentá-los à sua rotina, com cuidado e equilíbrio, é claro! Se quiser receber dicas como essas diretamente em seu email, basta se cadastrar gratuitamente na Comunidade Imaginie!
Este artigo foi produzido em parceria com a equipe do QG do Enem.