Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: Cibercondria: a doença da era digital [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Com um acesso tão grande a informações, muitas pessoas começaram a se consultar via internet, sem a opinião de um profissional da saúde. Além dessa prática não ser recomendada, ela pode afetar a saúde física e mental do indivíduo. Por isso, no nosso Desafio #vem1000 separamos o tema: Cibercondria: a doença da era digital.

Confira, a seguir, uma redação pronta sobre esse tema.

Exemplo de redação sobre o tema: Cibercondria: a doença da era digital

A terceira revolução industrial que ocorreu em meados do século passado, foi caracterizada pelas inovações no campo da informação, a qual possui na internet uma de suas principais conquistas. Dessarte, na contemporaneidade, é possível perceber diversas mudanças comportamentais na sociedade advindas da web. A cibercondria, dessa maneira, é um resultado dessas alterações[1] caracterizada por ser a doença da era digital. À vista disso, esse cenário demonstra uma sociedade que possui um acesso à internet que corrobora em tomadas de decisões, além de ecoar a falta de um compromisso ético nas relações que permeiam essa realidade. [6]

A priori, segundo dados divulgados pelo IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas- há um aumento anual de pessoas que utilizam a web. Ainda, de acordo com o instituto, houve, em 2018, uma adesão de 10 milhões de brasileiros, número considerado expressivo. [2]Essa conjunção, desse modo, evidencia a popularização ao acesso e, consequentemente, uma facilidade de interação com diversos sites, blogs, os quais preconizam na obtenção da informação de forma indiscriminada. A cibercondria, por sua vez, é um produto desse acesso sem restrições, uma vez que,[3] esse ocasiona uma informação superficial acerca de algum assunto e, por fim, torna-se uma verdade que pode corroborar em atitudes, como tomada de decisões relacionadas ao consumo de um produto, por exemplo.

Outrossim,[9] é notório que em alguns hábitos existem a necessidade de serem articulados por pessoas que possuem competência para permiti-los, como na utilização de medicamentos, os quais devem ser deliberados por um profissional da área da saúde.[7] Todavia, a conduta adotada reverbera o que elucidou o filosófico Henrique de Lima, no Enigma da Modernidade, uma antítese entre o conhecimento teórico e comportamento ético, ou seja, mesmo possuindo avanços no conhecimento, a sociedade, no entanto, não o expressa em suas atitudes. Nessa perspectiva, se estabelece a cibercondria, a qual é fomentada pela falta de ética nas relações que permeiam essa situação de acesso à informação.

Logo, é necessário que as ONGs- organizações não governamentais- venham, por meio de palestras, elucidar para as pessoas que utilizam a internet,[4] sobre a importância de não desenvolverem o hábito de recorrer à web para todos as questões, como qual medicamento utilizar, por exemplo. Para isso, é favorável convidar profissionais que estudam o comportamento do homem, a fim de que os usuários construam um conhecimento sólido sobre a cibercondria e, assim, desenvolvam ações mais responsáveis a partir das informações provindas da internet, que sejam, no que lhe concerne, validadas pela ética. Dessa forma, atenuar-se-á essa doença da era digital na sociedade.[5][8]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Insira uma vírgula.
  • [3] Retire esta vírgula.
  • [4] A vírgula não precisa ser utilizada aqui.

Competência II: compreender a proposta

  • [6] Você explicitou a tese que será defendida na introdução. Parabéns!
  • [7] Você demonstrou uma boa compreensão da proposta e atendeu à delimitação do tema.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [8] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
  • [9] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [5] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Muito bem! Você está no caminho certo! Você apresentou alguns problemas que devem ser estudados com cuidado, mas isso pode ser melhorado com prática. Espero que meus comentários ajudem. Até o próximo texto!

Nota: 960

Agora é a sua vez de praticar com o tema “Cibercondria: a doença da era digital”. E se quiser receber a sua redação corrigida, é só escolher o seu plano da Imaginie e enviar o seu texto para um de nossos corretores avaliarem. 😉

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

Estude com a Imaginie

Tenha suas redações corrigidas de maneira detalhada por especialistas em 24 horas

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter