Na prova de redação do ENEM são avaliadas cinco competências: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e, por último, elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Na terceira competência é analisada a capacidade do estudante de selecionar argumentos. A argumentação utilizada precisa ter relação com a tese apresentada e estar fundamentada em algo comprovado e real. O aluno pode usar dados estatísticos, analogias, metáforas, fatores com causa e consequência, enumerações e citações.
Relembrar fatos históricos importantes fazendo uma ligação com os fatos recentes e citar figuras de autoridades em determinados assuntos podem enriquecer bastante o texto. Pensando nisso, separamos algumas citações de pessoas importantes que você pode usar na sua redação. Mas lembre-se as citações devem ter conexão com o seu texto, ok? Se ficarem soltas não fazem sentido nenhum. Fique ligado!
Vamos conferir! 😉
“Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” Paul Atson, cofundador do Greenpeace.
“Como seres humanos, estamos suscetíveis a confundir o sem precedentes com o improvável. Em nossa experiência cotidiana, se algo nunca ocorreu antes, assumimos que não vai acontecer no futuro, mas as exceções podem nos matar e a mudança climática é uma dessas exceções.” Al Gore, ex vice-presidente dos Estados Unidos e ecologista.
“Os direitos humanos são violados não só pelo terrorismo, a repressão, os assassinatos, mas também pela existência de extrema pobreza e estruturas econômicas injustas, que originam as grandes desigualdades.” Papa Francisco.
“Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.” Nelson Mandela, ex presidente da África do Sul.
“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.” Nelson Mandela, ex presidente da África do Sul.
“A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar”. Martin Luther King, ativista político.
“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire, filósofo brasileiro.
“Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura.” Betinho, sociólogo brasileiro.
“A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces.” Aristóteles, filósofo grego.
“A menos que modifiquemos a nossa maneira de pensar, não seremos capazes de resolver os problemas causados pela forma como nos acostumamos a ver o mundo.” Albert Einstein, físico alemão.
“A ciência nunca resolve um problema sem criar pelo menos outros dez”. George Bernard Shaw, dramaturgo e jornalista irlandês.
“A dúvida é o princípio da sabedoria.” Aristóteles, filósofo grego.
“O ser humano é aquilo que a educação faz dele.” Immanuel Kant, filósofo alemão.
“Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens.” Pitágoras, filósofo e matemático grego.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina, poetisa brasileira.
“O Brasil, último país a acabar com a escravidão tem um perversidade intrínseca na sua herança, que torna a nossa classe dominante enferma de desigualdade, de descaso.” Darcy Ribeiro, antropólogo e político brasileiro.
“O desenvolvimento humano só existirá se a sociedade civil afirmar cinco pontos fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade.” Betinho, sociólogo brasileiro.
“Os Estados não são agentes morais; as pessoas são.” Noam Chomsky, linguista e filósofo americano.
Agora, que tal praticar a redação hein!
Bons estudos. 😉