Uma das coisas mais importantes quando falamos da redação nos vestibulares é a capacidade de cativar o leitor já na introdução do texto. E o uso de citações é uma maneira eficaz e bastante simples de atingir esse objetivo.
No entanto, essa técnica requer alguns cuidados. Além de saber direitinho qual tipo de citação você está fazendo, é fundamental entender como ela vai se relacionar com a sua tese, para manter a coesão e a coerência. Quer saber mais? Continue lendo!
O que é uma citação?
Antes de saber como usar a citação em uma redação, é importante entender o que ela é. A citação é a utilização de uma ideia ou opinião de outra pessoa em seu próprio texto para diferentes fins, como reforçar um posicionamento ou explicar um ponto de vista. Para isso, deve-se sempre referenciar o autor original, ok?
Além disso, existem três tipos de citação: a direta, a indireta e a indireta livre. Olha só:
1. Citação direta
Nesse tipo de citação, você irá inserir as palavras do autor de forma literal, entre aspas. Ou seja, você deve registrá-las da mesma forma como elas foram ditas ou escritas na nossa língua.
Veja um exemplo:
Em 1928, ao inaugurar a primeira rodovia asfaltada no Brasil, Washington Luís, então presidente do Estado, iniciou a concretização do lema da sua gestão: “governar é abrir estradas”.
Perceba que, neste caso, a citação diz respeito apenas ao slogan usado pelo então presidente. Daí a importância da marcação com aspas, para delimitar o discurso do outro e, dessa forma, diferenciar o ponto de vista do autor da redação e o do autor da citação — que não necessariamente coincidem.
2. Citação indireta
Já a citação indireta é feita por meio da paráfrase, ou seja, com suas próprias palavras e sem a necessidade de inserir aspas. Você explicará uma ideia ou uma frase, também referenciando a quem pertence aquele pensamento.
Nesse caso, a citação é modalizada de acordo com a sua visão sobre o que foi dito. Esse modo de citar pode ser interessante sobretudo quando pensamos na competência II e na competência III do Enem.
Outro exemplo fica assim:
O filósofo iluminista Montesquieu, em “O espírito das leis”, estabeleceu a divisão de poderes, ratificando ser necessária para diminuir a concentração do poder e o abuso deste por parte do governante.
3. Citação indireta livre
A citação indireta livre não é muito comum em textos dissertativos-argumentativos, como o do Enem. Isso porque ela mistura os dois tipos de citação, fazendo com que o autor “imite” as ações de outra pessoa — em geral, um personagem.
Ainda assim, para estudantes que podem prestar outros vestibulares, é fundamental conhecer esse tipo de citação. Afinal, ela pode ser usada em contextos diferentes do Enem.
Por que usar citação na redação?
Agora que você já conhece os tipos de citação, pode estar se perguntando: por que devo usá-los no meu texto? A resposta é simples: a citação é uma estratégia argumentativa que pode te ajudar bastante na fundamentação da sua tese.
Apropriar-se corretamente dos dizeres de alguém pode enriquecer muito a sua produção. Isso porque você pode usar esses argumentos como um “trampolim” para defender o seu ponto de vista, de forma muito mais eficaz e rápida.
Além disso, ela é uma forma de denotar conhecimento e capacidade de relacionar ideias. Ou seja: além de demonstrar que você tem um amplo repertório sociocultural, também te ajuda a se dar bem na competência III do Enem.
Por fim, as citações são uma excelente maneira de manter o seu texto coeso, já que você pode retomar essas ideias na conclusão. Desse modo, fica evidente para o avaliador que você retornou ao ponto de partida, desenvolvendo argumentos que comprovem a sua tese inicial.
Como fazer uma citação?
Para muitas pessoas, fazer uma citação pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas é só aprender algumas regrinhas e aplicá-las de forma correta para não ser penalizado na sua redação!
Quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, não existe muito mistério: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.
Você pode citar o que quiser na redação — não precisa ser um filósofo do século XIX. Algumas opções mais contemporâneas incluem citações de filmes e músicas com críticas sociais.
Para escolher a citação perfeita, é fundamental que você tenha lido bastante sobre o tema — afinal, só assim saberá se ela se encaixa mesmo naquele contexto. Outra opção é conhecer várias citações, entendê-las e, na hora da redação, escolher aquela que melhor se adequa àquele eixo temático.
Quais cuidados ter na hora de usar uma citação?
Na hora de citar uma frase, um pensamento ou mesmo um dado na redação, é fundamental que você faça isso de forma correta, para evitar perder pontos.
Por isso, o primeiro cuidado é o da autoria. Nada de confundir autores ou citar algo que ninguém nunca disse, tudo bem? Se você não tem certeza, é melhor deixar a citação para lá e apostar em outras estratégias.
Outro ponto fundamental é que a citação esteja de acordo com a sua tese para, de fato, fazer sentido. Afinal, você não quer colocar uma citação de uma personalidade renomada que acaba contradizendo tudo o que você defendeu, certo?
Por fim, um ponto de atenção é a marcação das citações diretas. Lembre-se que o plágio é crime e pode zerar a sua redação. Por isso, na hora de fazer uma citação direta, não se esqueça das aspas.
4 dicas para usar citação na redação
Agora você já sabe como usar citação na redação, correto? Mas não custa nada aprender mais algumas dicas para melhorar a colocação de outros argumentos no seu texto. Confira!
1. Tenha certeza antes de citar
A gente já falou, mas não custa nada repetir: antes de citar, tenha certeza das suas fontes. Confundir autores ou citar frases que na verdade não existem pode prejudicar a sua nota. Assim, se você não está muito certo do que quer citar, opte por outros tipos de introdução.
2. A redação precisa estar ligada à sua tese
É imprescindível que você relacione a citação de forma coerente ao que está sendo desenvolvido por você. Não utilize esse elemento sem um propósito claro, para evitar que pareça aos avaliadores que você está apenas jogando informações descontextualizadas no seu texto.
3. Use fontes confiáveis
Busque citar pessoas que tenham valor, credibilidade e relevância, tanto dentro daquele tema, quanto na nossa sociedade em geral. Citar aquela frase que a nossa avó sempre repete, por exemplo, não vai trazer bons resultados na redação.
4. Seja objetivo
Use citações breves, objetivas. Afinal, o avaliador quer saber sobre as suas ideias, e não predominantemente sobre o discurso de outra pessoa.
E aí, deu para entender como usar citação na redação? Vamos colocar o que você aprendeu em prática? Conheça os planos da Imaginie e comece a praticar agora mesmo!