Fotografia de uma biblioteca com bustos de grandes filósofos e escritores para mostrar como usar citação na redação.

Entenda como usar citação na redação

Roberta Firmino Dicas de Redação

Se você costuma visitar nosso blog com frequência, provavelmente já viu algum post com citações de filósofos, sociólogos e outras personalidades relevantes para que você possa se inspirar e usar na redação.

Mas você sabe porque conhecer algumas citações para redação e como inseri-las corretamente em seu texto? Entender a fundo esses pontos é muito importante para que a utilização desses elementos realmente faça sentido. 

Afinal, apesar da possibilidade de impactarem positivamente em um texto, as citações devem ser usadas apenas quando tiverem um propósito e acrescentarem algo ao que você está dizendo.

Então, vamos entender tudo sobre como usar citação na redação?

O que é uma citação?

A citação é a utilização de uma ideia ou opinião de outra pessoa em seu próprio texto para diferentes fins, como para reforçar um posicionamento ou explicar algo, por exemplo. Para isso, deve-se referenciar o autor sempre.

Existem duas formas de fazer citações para redação: direta ou indireta.

Citação direta

Nesse tipo de citação, você irá inserir as palavras do autor de forma literal, entre aspas. Ou seja, você deve registrá-las da mesma forma como elas foram ditas ou escritas (ou a sua tradução).

Portanto, esse é um tipo de citação informativo.

Veja um exemplo:

Em 1928, ao inaugurar a primeira rodovia asfaltada no Brasil, Washington Luís, então presidente do Estado, iniciou a concretização do lema da sua gestão: “governar é abrir estradas”.

Citação indireta

Já a citação indireta é feita por meio de paráfrase, ou seja, com suas próprias palavras e sem a necessidade de inserir aspas. Você explicará uma ideia ou uma frase, também referenciando a quem pertence aquele pensamento do qual você se apropriou.

Nesse caso, a citação é modalizada de acordo com a sua visão sobre o que foi dito.

Fica assim:

O filósofo iluminista Montesquieu, em “O espírito das leis”, estabeleceu a divisão de poderes, ratificando ser necessária para diminuir a concentração do poder e o abuso deste por parte do governante.

Por que usar citação na redação?

A citação é uma estratégia argumentativa que pode te ajudar bastante na fundamentação da sua tese.

Por isso, apropriar-se corretamente dos dizeres de alguém pode enriquecer bastante a sua produção. É uma forma de denotar conhecimento e capacidade de relacionar ideias.

Porém, é fundamental que você faça isso de forma correta! Nada de confundir autores ou citar algo que ninguém nunca disse, ok? O primeiro passo é ter certeza sobre a sua citação.

Outro ponto fundamental é que a citação esteja de acordo com a sua tese para, de fato, fazer sentido. Você não quer colocar uma citação de uma personalidade renomada que acaba te contradizendo, certo?

Se estiver seguro sobre a sua citação e a sua relação com o texto, aproveite essa oportunidade para afirmar o seu conhecimento e aprofundar a sua argumentação!


Como fazer uma citação?

Para muitas pessoas, fazer uma citação pode parecer um bicho de sete cabeças. Mas é só aprender algumas regrinhas e aplicá-las de forma correta para não ser penalizado em sua redação!

Quando se trata de um trabalho escolar ou acadêmico, é necessário seguir as normas da ABNT que se diferenciam para:

  • citação direta com até 3 linhas;
  • citação direta com mais de 3 linhas;
  • citação indireta;
  • citação de citação.

Porém, quando se trata de como fazer uma citação na redação do Enem ou outros vestibulares e concursos, fica muito mais fácil: basta referenciar o autor antes ou após a citação e colocá-la entre aspas, quando se tratar de uma citação direta.

Algumas dicas sobre a utilização de citação na redação

  1. só use uma citação se estiver seguro sobre o que foi dito;
  2. relacione a citação de forma coerente ao que está sendo desenvolvido por você. Não utilize esse elemento sem um propósito claro;
  3. busque citar pessoas que tenham valor, credibilidade, relevância;
  4. coloque citações breves, objetivas. Afinal, o avaliador quer saber sobre as suas ideias, e não predominantemente sobre o discurso de outra pessoa.

E aí, deu para entender como usar citação na redação? Agora, que tal conhecer algumas para usar em seus próprios textos? Confira 10 citações contextualizadas em nosso artigo!

Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.