Já pensou em como é difícil entender um texto que não tem organização e uma sequência lógica de ideias? Fica quase impossível, né? Por isso, a coesão e coerência textual são tão importantes, principalmente na redação do vestibular.
Para você ter ideia, esses dois mecanismos são cobrados nas competências da redação Enem. Afinal, fazer uso correto dos elementos linguísticos, expor suas ideias com clareza e apresentar argumentos consistentes é a chave para escrever uma redação de qualidade.
Neste artigo, vamos explicar mais sobre coesão e coerência para você aprimorar sua redação. Continue lendo!
O que são?
A coesão e coerência são mecanismos necessários para que a sua redação seja compreendida pelo leitor. Mas atenção: estamos falando de coisas diferentes. Um texto pode ser coeso e, ainda assim, incoerente.
A coesão diz respeito ao uso de elementos linguísticos, como conjunções, pronomes e advérbios, para ligar as partes do texto. Isso garante que ele esteja bem “amarradinho”, com ideias que têm começo, meio e fim.
Já a coerência trata da formação lógica do texto, garantindo-lhe sentido com uma linguagem e sequência adequadas. Ela está ligada, portanto, às ideias principais do texto, e garante que o autor não defenderá teses contraditórias ao longo da sua execução.
Qual a diferença entre coesão e coerência?
A coesão se manifesta no encadeamento harmonioso entre palavras, frases e parágrafos, enquanto a coerência diz respeito ao sentido construído ao longo do texto e à interpretação que ele suscita.
Para escrever um texto coeso, você deve fazer uma boa organização e conexão entre todas as partes da sua redação, recorrendo aos conectivos. Nesse sentido, é recomendável:
- fazer uso de pronomes e expressões adverbiais para evitar repetições;
- usar conjunções que dão continuidade ao que já foi dito, como “por conseguinte”.
Para ter uma redação coerente, você precisa utilizar uma linguagem adequada ao gênero textual cobrado, além de:
- escrever de forma clara e objetiva;
- estruturar as ideias principais e secundárias do texto;
- criar uma linha de raciocínio que faça sentido para o leitor;
- usar apenas informações que tenham relação com o assunto abordado;
- relacionar as ideias e os fatos apresentados.
Quais são os mecanismos de coesão?
Como explicamos, para fazer um texto coeso, você precisa utilizar alguns elementos que conectam as suas ideias. Estamos falando dos conectivos: pronomes, conjunções, advérbios etc. Eles podem ser usados em diferentes contextos, e com diferentes objetivos. Olha só:
- Referência: É uma maneira de substituir um substantivo para evitar repetições no texto. Por exemplo:
O Ministério da Educação e o Ministério do Meio Ambiente podem atuar juntos: este, por meio de acordos com a iniciativa privada; aquele, por meio de projetos educacionais.
- Substituição: Neste caso, os pronomes também são usados para evitar a repetição, mas uma nova informação deve ser acrescentada à frase. Observe:
Nós propomos soluções, enquanto eles apontaram novos problemas.
- Elipse: Diz respeito à omissão de um elemento textual, seja ele um nome, um verbo ou uma frase inteira. Veja um exemplo:
Foram feitas muitas críticas ao novo programa, mas o prefeito as ignorou.
Além desses, a coesão lexical também é uma ferramenta importante. Com ela, substituímos palavras específicas por outras de sentido semelhante, evitando a repetição do mesmo termo várias vezes. Por exemplo:
A Universidade não concedeu bolsas de estudo, o que ocasionou um menor número de inscritos na instituição.
Por fim, usar operadores argumentativos também pode te ajudar a manter a coesão do texto. Afinal, eles são responsáveis por interligar as ideias de diferentes parágrafos e frases, tornando a leitura mais fluida.
Quais são os mecanismos de coerência?
Ao contrário do que acontece com a coesão, a coerência não depende do uso de termos linguísticos específicos. Ela está ligada, na verdade, à lógica que atravessa todo o texto. Por isso, é fundamental pensar bem sobre a estrutura da redação.
No modelo de redação Enem, por exemplo, os candidatos devem produzir textos dissertativos-argumentativos que defendem uma tese.
Para isso, o candidato deve, em primeiro lugar, elaborar um bom projeto de texto, que reúna não só a tese a ser defendida — isto é, o seu ponto de vista —, mas também os argumentos que serão usados para sustentá-la.
Em seguida, é a hora de definir quais estratégias argumentativas serão usadas. Ou seja: como você argumentará em favor da tese escolhida? De que maneira a sua mensagem pode ser transmitida de modo a convencer o seu leitor do seu ponto de vista?
Por fim, o candidato deve elaborar uma proposta de intervenção que seja condizente com os argumentos adotados ao longo do texto e que de fato resolva o problema exposto. Desse modo, demonstra aos avaliadores um domínio maior sobre o tema e a capacidade de se ater à tese escolhida no parágrafo de introdução.
Qual a importância da coesão e coerência textual?
Quando nos expressamos por meio da escrita, seja em uma redação, em uma resposta para uma avaliação ou até mesmo em uma publicação no Facebook, queremos ser compreendidos e convincentes, né?
Mas como chegar a esse objetivo com uma comunicação que não faz sentido para o leitor?
Sem coesão, o seu texto vai ser apenas um amontoado de palavras que não têm nenhuma articulação. E sem coerência, ele pode confundir mais do que explicar.
Você não quer causar esse impacto negativo na sua redação, né? Então, faça uso dos mecanismos de coesão e coerência, pois são eles que vão te ajudar a cumprir o objetivo do seu texto, não importa qual seja: convencer o leitor, apenas comunicar algo, fazer um apelo emocional etc.
Outro ponto importante é que a coesão e a coerência são duas das cinco competências da redação do Enem. A coesão faz parte das competências I, II e IV, enquanto a coerência está intimamente ligada à competência III.
Isso significa que um texto coerente e coeso não é melhor apenas para o seu leitor — ele é também fundamental para garantir que você chegue mais perto da nota mil na redação e de realizar o seu sonho de entrar no ensino superior!
Por que coesão e coerência devem caminhar juntas?
Como mencionamos, o encadeamento do texto é construído pela coesão e o sentido, pela coerência. Por isso, é fundamental que esses dois mecanismos caminhem juntos.
Afinal, um texto com ideias desconectadas não vai produzir o efeito que você deseja no seu leitor. De forma semelhante, um texto que não tem organização lógica, e até se contradiz, não pode ser compreendido.
Isso significa que a coesão e coerência devem caminhar juntas para o seu leitor entender a mensagem do seu texto, qual é o seu posicionamento em relação a um determinado assunto e como você justifica suas colocações.
Essa é a única forma de convencê-lo da ideia apresentada na sua tese, caso você precise fazer um texto dissertativo-argumentativo.
Pratique com alguns exercícios!
A seguir, você confere algumas questões para praticar o que aprendeu sobre coesão e coerência. Tente respondê-las e veja o gabarito para saber quantas acertou!
Questão 1
Indique a frase em que não há quebra de coerência:
a) O preço da gasolina está em constante aumento, por isso a venda de carros disparou.
b) Já que os novos impostos devem aumentar ainda mais o preço da gasolina, estou considerando comprar um carro novo.
c) Devido ao constante aumento no preço da gasolina, a preferência dos brasileiros por carro têm aumentado.
d) Devido ao constante aumento no preço da gasolina, as pessoas têm usado mais os transportes públicos.
Questão 2
Qual dos seguintes elementos contribui para a coerência textual?
a) Contradição
b) Redundância
c) Relevância
d) Conjunção
Questão 3
Reescreva as frases abaixo de forma a garantir a coesão textual:
a) Tenho um livro de poemas de Drummond. Drummond é um dos maiores poetas brasileiros.
b) João comprou um cachorro-quente. Agora, Ana quer um cachorro-quente também.
c) A filha da vizinha já sabe escrever. A filha da vizinha está feliz, porque já pode fazer a lista de compras.
d) Tentei falar. Ninguém quis ouvir.
Questão 4
Indique as relações semânticas estabelecidas pelos conectivos em destaque:
I. Como a chuva estava muito forte, não foi possível continuar o show.
II. Eu não consegui apresentar o trabalho porque estava muito nervosa!
III. Os manifestantes terão suas reivindicações atendidas, exceto se usarem de violência.
IV. Estava doente, mas foi trabalhar.
V. Os brasileiros são tão trabalhadores quanto os norte-americanos.
a) causa, causa, condição, oposição, comparação.
b) comparação, condição, finalidade, oposição, tempo.
c) causa, causa, conformidade, oposição, condição.
d) finalidade, comparação, tempo, condição, causa.
e) causa, causa, condição, condição, causa.
Questão 5
Sobre a coesão textual, estão corretas as seguintes proposições:
I. A coesão textual está relacionada com os componentes da superfície textual, ou seja, as palavras e frases que compõem um texto. Esses componentes devem estar conectados entre si em uma sequência linear por meio de dependências de ordem gramatical.
II. A coesão é imaterial e não está na superfície textual. Compreender aquilo que está escrito dependerá dos níveis de interação entre o leitor, o autor e o texto. Por esse motivo, um mesmo texto pode apresentar múltiplas interpretações.
III. Por meio do uso adequado dos conectivos e dos mecanismos de coesão, podemos evitar erros que prejudicam a sintaxe e a construção de sentidos do texto.
IV. A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância.
V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.
a) Apenas V está correta.
b) II e IV estão corretas.
c) I, III e V estão corretas.
d) I e III estão corretas.
e) II, IV e V estão corretas.
Gabarito
Questão 1: D
Questão 2: C
Questão 3:
- Tenho um livro de poemas de Drummond, um dos maiores poetas brasileiros.
- João comprou um cachorro-quente. Agora, Ana quer também.
- A filha da vizinha já sabe escrever. A menina está feliz, porque já pode fazer a lista de compras.
- Tentei falar, mas ninguém quis ouvir.
Questão 4: A
Questão 5: C
E aí, deu para entender a importância da coesão e coerência no texto? Que tal começar a praticar desde já? Confira os temas de redação da Imaginie e comece a praticar a coesão e coerência agora mesmo!
Você também pode dar uma olhada nos nossos planos e ter suas redações corrigidas em até 24 horas! Assim, um dos nossos professores especialistas no Enem pode avaliar a sua coesão e coerência — além de todas as outras competências da redação. Confira!