Coesão e coerência: fotografia de uma menina sorrindo enquanto escreve em um caderno em uma sala de aula.

Coesão e coerência textual: por que são importantes?

Roberta Firmino Dicas de Redação

Expor suas ideias com clareza, ter argumentos consistentes e escrever na norma culta são as chaves para uma redação de qualidade. E, nesse ponto, a coesão e coerência têm um papel fundamental.

Esses dois elementos são cobrados nas competências do Enem, pois são os responsáveis por trazer sentido ao seu texto. Por isso, é essencial conhecê-los e trabalhar para aprimorá-los em sua redação!

Então, quer entender melhor sobre a coesão e coerência? Continue a leitura do artigo e fique craque no assunto!

O que é coesão e coerência textual?

A coesão e coerência são ferramentas necessárias para que a sua redação possa ser compreendida pelo leitor. Mas vamos entender melhor os significados de cada uma dessas palavras?

A coesão é a ligação entre os elementos gramaticais, semânticos e discursivos do texto. Trata-se da forma como as frases e palavras se relacionam e são combinadas. Já a coerência é o que trata da formação lógica do texto, garantindo-lhe sentido através de uma linguagem e sequência adequadas.

Qual a diferença entre coesão e coerência?

Enquanto a coesão se manifesta na organização sequencial do texto, exigindo um uso correto dos conectivos e permitindo um encadeamento harmonioso das frases e parágrafos, a coerência está voltada para o sentido e interpretação das palavras, exigindo que o texto tenha início, meio e fim.

Ou seja, para ter um texto coeso, você precisa fazer uma boa organização e conexão entre os elementos da sua redação

Para ter uma redação coerente, você deve utilizar uma linguagem adequada ao tipo textual, não se contradizer, ter um vocabulário adequado, uma argumentação de acordo com o tema exposto e uma sequência de fatos lógica.


Por que coesão e coerência devem caminhar juntas?

Como você pôde perceber, o encadeamento do texto é construído pela coesão e o seu sentido pela coerência.

Por isso, é fundamental que esses dois elementos caminhem juntos. Afinal, um texto com ideias desconectadas não irá produzir o efeito que você deseja no leitor. Porém, um texto que não possui uma organização lógica, ou até mesmo se contradiz, também será impossível de ser compreendido.

A coesão e a coerência devem caminhar juntas para que o seu leitor consiga entender o que a sua redação está querendo dizer, qual é o seu posicionamento, como você justifica suas colocações e até mesmo para que ele seja convencido por suas ideias.

Resumindo: esses dois elementos servem para guiar o seu leitor ao longo do texto e garantir que ele o compreenda sem grandes dificuldades. Elas são fundamentais para que a sua redação cumpra o papel que ela foi construída para ter: expressar algo de forma que faça sentido.

Gif de um homem apontando para a própria cabeça e falando “I get it”.

Qual a importância da coesão e coerência textual?

Quando nos expressamos por meio de textos, seja em uma redação para uma prova, em uma resposta para uma avaliação ou até mesmo em uma publicação no Facebook, por exemplo, queremos ser compreendidos e, às vezes, até mesmo convincentes, não é mesmo?

E como chegar a esse objetivo com uma comunicação que não faz sentido para o leitor?

Sem coesão, o seu texto é apenas um amontoado de palavras, sem qualquer articulação. E sem coerência, ele pode confundir mais do que explicar. 

É por isso que esses dois elementos são tão importantes para a sua redação! São eles que garantirão que a sua produção textual atinja o seu objetivo, seja ele comunicar algo, convencer o seu leitor ou exercer qualquer outro tipo de impacto.

Quais são os elementos de coesão?

Para ter um texto coeso, você precisa utilizar alguns elementos que conectam as suas ideias: os conectivos, como conjunções, pronomes, advérbios, dentre outros.

São esses elementos que garantirão que as palavras sejam encadeadas, garantindo uma sequência lógica de ideias para a redação.

Um pronome será usado para referenciar alguém cujo nome já foi dito, já uma conjunção servirá para conectar duas orações interdependentes, outro elemento poderá ser utilizado para retomar uma ideia e assim por diante.

Por isso, é fundamental estudar os conectivos para não ficar repetindo e tornando a sua redação entediante. Mas não se preocupe: nós separamos uma lista com 18 tipos de conectivos aqui para te ajudar! Você encontrará diversas ideias para tornar o seu texto coeso.

Então, deu para entender a importância da coesão e coerência para o seu texto? Então, que tal começar a praticar já? Baixe a nossa folha de redação guiada gratuitamente para começar a treinar e melhorar cada vez mais!

Banner de divulgação do modelo de redação guiada para quem quer saber como estudar para o Enem. O banner direciona para o link de cadastro a seguir: https://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=banner

Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.