Quer saber as 5 coisas que você não pode esquecer na redação do Enem? Os candidatos que conseguem a tão sonhada nota 1000 apresentam em seus textos um conjunto de detalhes que fazem a composição argumentativa ser considerada completa.
Concomitantemente, os que se esquecem de alguns detalhes fundamentais acabam prejudicados e não são contemplados com o total.
Neste post, iremos listar os principais itens que você não pode esquecer de colocar na sua redação, pois são erros que o corretor não poderá “relevar” de forma alguma, podendo, inclusive, descontar muitos pontos caso aconteça. Vamos lá?
5 coisas que você não pode esquecer na redação
Argumentar, apresentar uma tese e demonstrar conhecimento de mundo são alguns itens importantes que você deve observar na hora de escrever seu texto dissertativo-argumentativo. A seguir, veja todas as 5 coisas que você não pode esquecer na redação!
[MAPA MENTAL]
Estrutura da redação: conheça as características dos principais gêneros textuais que aparecem nos vestibulares
1. Argumentar
Parece óbvio, afinal, o gênero cobrado é o dissertativo-argumentativo. Acontece que, mesmo assim, muitos candidatos acabam sendo apenas expositivos, ou seja, demonstram conhecimentos sobre o assunto, mas se esquecem de problematizar.
Lembre-se de usar estratégias para convencer o leitor, ou seja, elaborar a sua argumentação. Não adianta mostrar o que é, sem denotar a gravidade e relevância de discutir o que está em pauta.
2. Apresentar uma tese
Há candidatos que até argumentam, mas não deixam de forma clara qual é a opinião. Mostrar problemas, sem assumir um posicionamento a respeito faz com que o texto não esteja adequado aos critérios exigidos.
Lembre-se de ser incisivo quanto à questão, demonstrando se você é a favor ou contra, por exemplo e saiba como apresentar uma boa tese.
3. Demonstrar conhecimento de mundo
Os assuntos escolhidos como tema da redação do Enem são sempre atuais, portanto, ainda em discussão, passíveis de novas opiniões e estratégias para melhoria ou aprimoração.
Sendo assim, espera-se que o aluno esteja por dentro do que já tem sido feito quanto ao problema, se tais ações têm funcionado ou não e por que ainda se discute o fato. Demonstrar conhecimentos de mundo é essencial nesta parte.
4. Contextualizar exemplos
O exemplo é uma importante estratégia para mostrar que você tem conhecimento da situação de forma prática. Assistir aos jornais, saber citar dados e contextualizar um fato enriquece seu texto e aproxima o leitor do caminho do pensamento que você formula para defender a tese, além de justificar seu posicionamento.
O exemplo pode ser, inclusive, bem original, como referenciar o que você viu em um filme ou leu em um livro.
5. Desenvolver dois argumentos
Você pode fazer tudo certo, mas, se desenvolver apenas um argumento, terá o texto considerado, de certa forma, incompleto. Escolha dois problemas para sustentar sua tese e mostre que você tem um bom repertório argumentativo para discutir aquele tema.
Gostou de saber as 5 coisas que você não pode esquecer na redação? Agora, aproveite para aprender a melhorar a estética textual da sua redação!