Comentários na redação: Quanto mais, melhor!

Daniele Batista de Paula Dicas para corretor de redação, Dicas para estudar

A redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um critério importante na hora de estudar para a prova, além de representar uma parcela de grande peso na nota final, principalmente para aqueles que pretendem conseguir uma vaga nas melhores universidades do país.

Atualmente, a maior parte das universidades federais e até mesmo algumas estaduais passaram a adotar, como critério de seleção de candidatos o SiSU (Sistema de Seleção Unificada) que leva em consideração apenas a nota obtida no ENEM, para a classificação dos alunos. Esta mudança no sistema de seleção fez com que os alunos passassem a olhar a prova como a chave para o futuro, se dedicando a ela de corpo e alma.

A busca por notas melhores tem levado estes estudantes, que almejam entrar para as melhores faculdades e os melhores cursos do país, a buscarem ferramentas que lhes ajudem nesta meta. Por este motivo, encontrar profissionais que corrijam as redações de candidatos, simulando as condições de correção do ENEM é fundamental para muitos candidatos.

Corrigindo redações com comentários

Na hora de corrigir uma redação do ENEM, muito mais do que os mesmos critérios utilizados pela banca examinadora, os alunos procuram por serviços que lhes ensinem onde erraram, para que não voltem a errar.

Seguindo a mesma linha de livros com comentários explicativos, os comentários feitos por corretores às redações recebidas de alunos são essenciais para a aprendizagem dos futuros universitários.
Isso porque o comentário serve mais do que como um aviso de que naquela etapa do texto é possível melhorar, ou se encontra um erro que descontaria pontos, mas porque o apontamento dos erros e a explicação de como podem ser corrigidos se torna uma ferramenta na hora de ensinar.

Alunos que buscam serviços de correção para suas redações, têm como principal objetivo melhorar o bastante para que sua nota lhe destaque das demais, oferecendo real vantagem sobre os outros candidatos. Por isso, comentários dos corretores são muito mais do que bem-vindos, mas são essenciais para a evolução e melhoria do estudante. O que significa que, quanto mais comentários em seus erros, lhes explicando sua deficiência, melhor.

Como devem ser os comentários?

É importante ressaltar que, muito mais do que apenas comentários, os alunos buscam aprendizado e melhoria, por tanto não basta apenas comentar por comentar.

Para que um comentário à redação seja útil e cumpra o papel para o qual foi designado, o corretor deve sempre se lembrar de ser detalhista e até mesmo didático, tratando o aluno da maneira como ele é, um estudante que precisa aprender. Comentários devem ser construtivos, e possuir um tom de reforço positivo, para que o aluno se sinta motivado a continuar e melhorar.

Ao apontar as falhas na redação e os pontos em que o candidato possui pouco ou até mesmo nenhum domínio, explicações detalhadas do motivo de aquilo ser considerado um erro são essenciais. Ele precisa saber que, muito mais do que ter errado, é possível melhorar com dedicação, estudo e direcionamento. E é visando este direcionamento que os comentários devem ser elaborados. Vale lembrar que muitos estudantes que procuram por corretores são alunos saídos de escolas públicas, onde o ensino básico é deficiente, ou até mesmo pessoas que já se formaram em anos anteriores, e decidem retomar os estudos em busca de uma melhoria na qualidade de vida. Por isso é necessário entender o que o aluno precisa, e lhe dar uma direção para seguir.

Não basta dizer que está errado porque está errado, é necessário ensinar, e por este motivo comentários são tão importantes no desenvolvimento das redações, porque eles ensinam através do apontamento de falhas e sugestão de soluções, acompanhando a evolução do aluno.

Vamos debater sobre?